Gerson Gusmão
Gerson Gusmão

Os resultados da rodada favoreceram amplamente as pretensões do Remo na Série C. Depois de esboçar um rosário de dificuldades, o cenário clareou com o empate entre Vitória (BA) e ABC (RN), a derrota do São José (RS) para o Figueirense (SC) e, principalmente, a surpreendente vitória do Atlético (CE) sobre a Aparecidense (GO), fora de casa.

A nova situação funciona como combustível extra para os azulinos na partida desta segunda-feira (01/08), no Baenão, diante do Ferroviário (CE). Em caso de vitória simples, o Remo retorna ao G8 porque igualará a pontuação (25 pontos) e vitórias (7) com o time goiano, mas terá vantagem no número de gols marcados.

Será um passo e tanto para o Leão, que permaneceu as últimas 6 rodadas fora da zona de classificação.

Para obter a vitória tão necessária, o técnico Gerson Gusmão fez mexidas no meio-campo durante a semana de treinos. Ensaiou utilizar Marciel como armador, mas se decidiu pela permanência de Anderson Paraíba, que havia atuado mal contra o Botafogo (PB).

A responsabilidade do meia é imensa. Precisa municiar um ataque de jogadores rápidos e habilidosos pelos lados – Bruno Alves e Leandro Carvalho – e um centroavante de bons recursos – Brenner.

Um dos motivos da má produção ofensiva do time é a dificuldade em transformar posse de bola em manobras efetivas de ataque. O Remo não tem variação de repertório, o que dificulta vencer qualquer adversário, até mesmo os que estão na parte inferior da tabela.

Contra o Ferroviário (CE), o trio de ataque terá que funcionar como no confronto com o ABC (RN), sufocando desde os primeiros minutos. Para isso, o papel dos homens de meio-campo, como Anderson Uchôa e Paulinho Curuá, é fundamental. Ambos precisam estar próximos da área adversária, para encorpar ainda mais a pressão em busca do gol.

Quanto aos cálculos, a situação do Leão melhorou com os jogos do final de semana porque a linha de corte baixou outra vez. Com 7 pontos nos 3 últimos jogos, a classificação estará assegurada. Aliás, a vaga pode ser obtida até com 6 pontos. Vamos às projeções:

Caso o Botafogo (PB) perca seus próximos 2 jogos, contra Mirassol (SP) – atrasado – e Figueirense (SC), ambos em João Pessoa (PB), ficaria com 27 pontos. Próximo adversário azulino, a Aparecidense (GO) tem 25 e na última rodada enfrenta o Botafogo (PB). Com isso, um deles não superaria o Remo.

Caso não vença o ABC (RN), o São José (RS) chegaria no máximo aos 27 pontos. Por fim, o Vitória (BA) terá que tropeçar diante de Mirassol (SP) ou Brasil (RS). Caso faça o dever de casa, o Remo então se classificaria com 28 pontos.

Blog do Gerson Nogueira, 01/08/2022

6 COMENTÁRIOS

  1. É muitas projeções e matemática mas tudo isso depende do próprio Remo que na verdade não precisa de ninguém só dele mesmo,basta vencer hoje e seus próximos jogos que se classifica,o problema são esses jogadores frouxos que só jogam em casa com a torcida empurrando,quando estão longe se transformam em uns maricas.

  2. Exatamente,o problema é a apatia desta equipe,que parece não ter vontade,sangue por vitórias,time que amarela,gela,principalmente no 2′ tempo!!

  3. Foi na base do sofrimento mas o Ferroviário já é passado agora é pensar na outra batalha, esses times dão a vida pra ganhar do Remo. Nesse próximo jogo contra a Aparecidense. Novamente com o baenao lotado o Leão não pode da vacilo em nenhum momento durante esse jogo. E ir pra cima desse time com muita garra que a vitória vai acontecer.

Comments are closed.