Marciel
Marciel

Os treinos da semana têm revelado uma tendência curiosa no Remo de Gerson Gusmão, que voltou a escalar 3 volantes de origem no setor mais estratégico do time.

Marciel deixou as obrigações puramente marcadoras e passou a ter funções mais criativas, uma improvisação que não chega a ser inédita porque já foi tentada por Paulo Bonamigo, sem grande sucesso.

É a típica situação de emergência. O Remo, que não tem um meia para chamar de seu desde Eduardo Ramos, já testou várias possibilidades. Marco Antônio, Netto, Fernandinho (já dispensado) e Marciel foram experimentados pelo ex-comandante azulino. Nenhum funcionou bem.

Erick Flores aparece pelo centro do campo de vez em quando, dependendo dos humores do técnico de plantão e das circunstâncias da partida. Não que o jogador seja totalmente refratário à ideia de atuar pelo meio. Às vezes, atua e consegue produzir muito, como na fase inicial da Série B 2021, quando ensaiou uma parceria exitosa com o ex-camisa 10 azulino Felipe Gedoz.

O problema que afeta Erick e os demais não-armadores utilizados na função é a própria ausência de regularidade do Remo, o time mais instável do campeonato. Quando uma equipe não se estabiliza no aspecto técnico tudo fica mais difícil, principalmente para quem chega com missões especiais.

Marciel, jogador que ficou praticamente 2 meses em recuperação no NASP, tem sido diligente e empenhado em contribuir para o time. Nem sempre consegue, como quase todos os demais unidos por esse esforço. A razão é a mesma – o time tem desajustes em todos os setores, mas é no meio que as fragilidades ficam escancaradas.

A criação é sempre um item decisivo no futebol. É raro ver um time funcionar a contento se não oferecer um mínimo de criatividade. Os melhores de uma competição se destacam justamente porque oferecem algo mais – a jogada pensada, os detalhes caprichados, o esmero que faz diferença.

Em geral, o sujeito que assume a persona de “maestro” é o mais qualificado. Sabe tratar a bola com uma intimidade que os demais não conseguem ter. É o cara dos lançamentos mais inspirados e das jogadas que surpreendem e furam os sistemas mais intrincados.

O Remo não tem um jogador com essas virtudes. Até tentou ter. Trouxe Albano e Anderson Paraíba, mas “comprou gato por lebre”. Não eram os jogadores para suprir essa carência. Paraíba pode vir a contribuir para melhorar o funcionamento do setor, mas não demonstra inspiração para assumir o controle pleno do setor.

Caso seja confirmado com a camisa 10 contra o Ferroviário (CE), Marciel terá que ser mais ágil que o habitual. Sua movimentação costuma ser cadenciada, o que pode ser fatal para quem tem a incumbência de fazer o time girar e avançar em velocidade.

O Leão volta a campo nesta segunda-feira (01/08), a partir das 20h, para enfrentar o Ferroviário (CE), no estádio Baenão. O jogo é válido pela 17ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 28/07/2022

17 COMENTÁRIOS

    • Onde ele viu time com meio campo bem estruturado na serie c? Menos, colega. Bem menos.
      Na situação que estamos, não tem mais dessa se ajustar nada. Agora é ganhar na marra.

    • Não é a toa que estamos nesta situação, e vai continua varando tempos. O sonho de consumo de vários dirigentes era o Pimpão e outros pedigreiros, assim são muitos torcedores, meio campo dos sonhos: Felipe Gedoz, Eduardo Ramos e Lucas Siqueira, isto não é só uma casa abonada, é também cheia de fantasmas, casa de horrores, aí não tem combate, desocupa.

    • Caro Ricardo, concordo contigo.

      O Albano e Paraíba vieram como “os caras” que iriam comprovar à todos que o problema do time era o marginal do Gedoz, porém puro engano, pois em termos de resultado o Gedoz foi muito mais produtivo ao time, inclusive foi um dos caras do acesso à B em 2020/2021 e artilheiro do time ano passado.

      Aqueles que criticaram tanto o marginal do Gedoz, como eu, tem sim que dar o braço a torcer porque como jogador, mesmo andando em campo, jogou muito mais que esses caras que foram contratados a peso de e ouro para o substituir, inclusive somados os salários do Albano e do Paraíba somados juntos é bem maior do que ganhava o boleiro Gedoz, porém o futebol dos dois juntos não dão um do marginal Gedoz.

      • Exatamente isso amigo Garra Azul, não quero saber do extracampo , não me interessa, adianta alguma coisa estes jogadores do elenco seguirem uma tal cartinha de conduta , isso mesmo , cartinha de conduta , de bons modos, se dentro de campo são umas ladies umas damas !! Não adianta de nada ! Futebol é p homem , dentro de campo , é resultado , é chegar e fazer , não pipocar , apenas isso, se ele se garante dentro de campo, não interessa o extra campo. Se cumprir os dois quesitos melhor ainda , mas se for optar , prefiro aquele que faça dentro das quatro linhas.
        Me apontem um jogador de meio , diferenciado na atual conjuntura do futebol brasileiro, na série c então.
        Fomos iludidos , na vdd enganados mesmo, que chegariam jogadores de meio diferenciados e que não sentiríamos a falta do gedoz. Esse Paraíba !?? Albano ? Que já foi até embora .. Jean patrick !!!? Sendo preparado e tratado aqui há meses!!! Um absurdo me desculpem mas coisas deste tipo só acontecem no clube do remo.

        • Realmente o Remo, na cabeça de muito torcedores, e pelo visto eles tem razão. O Remo rasga dinheiro, é doido varrido, os caras contratam entorno de trinta jogadores B, quando poderiam ter apenas uns cincos, Vinícius, Marlon, Gedoz, Eduardo Ramos e mas um atacante B, que tudo estaria resolvido.

        • Exatamente caro Ricardo, não adianta nada o jogador ser o exemplo de educação no particular e em campo um inútil, muitos marginais na vida pessoal compensavam em campo como foi Edmundo e Romário, inclusive o nosso grande ídolo Alcino foi um nó cego, um grande farrista, porém quando entrava em campo com o manto sagrado azulino era um verdadeiro Leão e descontava as broncas pelas farras fazendo muitos gols para o Remo.

  1. Cada diabinho do Remo tenta relativizar seus diablos, não sou diferente, não tenho preferência se é chifrudo ou não, prefiro o conjunto, e o conjunto do Remo está penso. Temos uma defesa, zagueiros, queijo suíço, e isto atrapalha tudo, se avança o meio, os buracos aparecem e a conta é pesada em qualquer momento, se recua, como faz, a turma da frente fica sem alimentador mais leve no início, mas pesado agora. Tudo porque, a turma do Remo, experta demais, inventou um expresso linha defesa para linha de frente, e quem se encarrega disto, Marlon. Alguém no Remo botou na cabeça que o Marlon seria um zagueiro padrão inglês, um sniper de primeira, acertaria alvo a dois quilômetros de distância fácil chovendo canivete e deu no que deu. Agora tocou o desespero, o sniper não funciona, sem substituto e tem que encontrar alguém que cante e assovie ao mesmo tempo, bom marcador e criador. Só o Remo para comprar isso, esqueceram da nacionalidade dos jogadores, disciplinados. Se não estou enganado foi justamente isto, padrão inglês de jogar, que o Bonamigo pretendia implantar nessa nova passagem, façamos figa e muita figa.

  2. A diretoria continua fazendo besteira. ” Kd nosso jovem meia que foi embora”. Sserá que não existe um contrato assinado? Porque dispensa em uma hora dessas? Justificar o que?

  3. Concordo com você Ricardo , mais só faltavam entrar em campo e a arrancar a cabeça do cara até ele se invocar e bagunçar pra sair do Time.

  4. Queria ver o meu Leao jogando como antigamente ! Quando nao dava na tecnica era na raca, nesse elenco nao vemos nem tecnica nem raca.Mas eu ainda acredito espero muito desse ataque com Breno,Bruno Alvez e Leandro Carvalho.Bora Leao ganhar as duas dentro do Baenao

  5. Esse gordo do cara de bunda que ao invés de gerir e formar. Time que preste, fica mais de torcedor…ainda vem com essa de pedir desculpas a torcida…vai com tuas choradeiras pra lá…agora o time não tem nem reserva.

  6. Único tempo que qualquer jogador profissional precisa é para condicionamento físico, porque quem joga bola não desaprende, esses cabeças bagre como albano, Paraíba, flores , Maciel e etc que não consegue nem correr com a bola no pé ,erram passes bizonhos, não sabem bater faltas ,e se atrapalham quando vão finalizar , e o pior nem raça tem para superar a técnica já podem ir!!!!

  7. Se é para improvisar eu tiraria o Marlon da zaga e colocava para armar. Pelo menos daria passes mais de perto, rsrs.

Comments are closed.