Basquete
Basquete

Nos últimos 4 anos, o Campeonato Paraense de Basquete adulto masculino vinha tendo até 5 participantes, como foi em 2018. Em 2017, foram 4 clubes e nos anos de 2016 e 2015, contou com 3 equipes. Para a edição 2019, a competição voltará a ter apenas Remo e Paysandu na disputa.

Na tabela divulgada pela Federação Paraense de Basquete, o campeonato será disputado em um playoff de 5 jogos, a partir do novembro.

Há 2 anos participando do campeonato, o Sport Belém Basquete (SBB) está fora da competição. De acordo com o diretor André Dias, a Federação estabeleceu um prazo para inscrição, sem no entanto, apresentar o modelo da competição.

“Na verdade, esse ano, a FPB estipulou um prazo para a confirmação das equipes sem antes informar a forma de disputa. Então, não ficamos interessados em participar sem que soubéssemos a forma de disputa, data e regulamento”, explicou.

O SBB participa do Campeonato da Nossa Liga de Basquete (NLB), que reúne 20 equipes amadoras.

A Tuna, terceira colocada de 2018, também não teve interesse em manter-se no campeonato por conta do alto custo. Segundo o diretor Rafael Gonçalves, a Lusa teve um gasto de quase R$ 30 mil na temporada passada.

“Foi muita despesa. Vamos em 2020 participar da NLB, que é menos onerosa e tem mais times jogando”, avisou.

De acordo com o diretor Alexandre Moreira, o Paysandu vai trazer 3 reforços de fora e mais o treinador.

“Vamos nos reunir nos próximos dias para definirmos a situação”, contou. A ideia é trazer outra vez o técnico Julio Malf, pelo excelente trabalho na temporada passada.

No Remo, por enquanto, nada foi decidido em termos de reforços e contratação de treinador. Miguel Lobato, colaborador do basquete do Leão, explicou que tudo depende do orçamento do clube, mas a prioridade é pelos jogadores da casa.

Tabela

Jogo 1 – 19/11 (terça-feira), 20h – Paysandu x Remo – Moura Carvalho
Jogo 2 – 22/11 (sexta-feira), 20h – Remo x Paysandu – Serra Freire
Jogo 3 – 29/11 (sexta-feira), 20h – Paysandu x Remo – Moura Carvalho
Jogo 4 – 03/12 (terça-feira), 20h – Remo x Paysandu – Serra Freire
Jogo 5 – 06/12 (sexta-feira), 20h – Paysandu x Remo – Moura Carvalho

O Liberal.com, 11/10/2019