Caeté 2×4 Remo (Ronald) – Foto: Fernando Torres
Caeté 2×4 Remo (Ronald) – Foto: Fernando Torres

Ronald foi o jogador mais lembrado durante e depois do confronto entre Corinthians (SP) e Remo. Não é um craque, mas tem o perfil que a Copa do Brasil mais aprecia – é um ponta à “moda antiga”, veloz e driblador, perfeito para o jogo de contra-ataque, tão praticado no torneio.

Sem ele, o Remo não conseguiu encaixar contragolpes na partida decisiva em São Paulo. O ponta baixinho e arisco é o melhor da posição no futebol paraense há pelo menos 4 anos.

Curiosamente, em dois momentos decisivos na Copa do Brasil, ele ficou fora dos planos dos técnicos Paulo Bonamigo (2022) e Marcelo Cabo (2023).

Não há explicação plausível para a barração pelos treinadores que passam pelo Remo. Em 2021, na Série B, em rara oportunidade no time principal, ele desmontou a marcação do Cruzeiro (MG) dentro do estádio Independência, dando passes e marcando um golaço.

Ainda jovem, Ronald é um jogador em construção e precisa aprimorar fundamentos. Velocista nato, por vezes desperdiça jogadas por pura afobação. Cruza muito bem, mas pode melhorar nas finalizações. O problema é que raramente joga, o que compromete sua evolução.

Em 2022, na Série C, ele se lesionou com gravidade. Foi submetido a uma cirurgia de ligamentos e ficou inativo por 7 meses. Retornou no Parazão deste ano, com fome de bola.

Nos poucos minutos em campo, já marcou 2 gols importantes, contra Castanhal e Caeté.

Marcelo Cabo costuma lançar Ronald sempre depois dos 30 minutos do segundo tempo, embora o ponta não seja sequer a segunda opção para o lado esquerdo do ataque. Antes dele, o técnico já deixou claro que prefere Pedro Vitor e Rogério, ambos tecnicamente inferiores.

A menção ao nome do atacante se acentuou nos últimos dias em função das oportunidades que o duelo com o Corinthians (SP) oferecia a um jogador com suas características.

No jogo de ida, no Mangueirão, diante da cansada zaga corintiana, Cabo optou pelo lateral-direito Lucas Marques nos minutos finais. Para o confronto em São Paulo, Ronald sequer foi relacionado. Perdeu lugar no avião para o volante Claudiney, recém-chegado ao Baenão e ainda longe de sua melhor forma física.

Cabo não explicou por que preteriu o ponta formado nas bases do clube. É provável que nem tenha sido cobrado pela diretoria a respeito da esdrúxula opção.

De qualquer maneira, caberia pelo menos perguntar. Afinal, Ronald é um patrimônio valioso do Remo e entrar em um jogo importante daria muita visibilidade a ele.

Por vezes, no Pará, os caprichos e vontades do técnico se sobrepõem aos interesses do próprio clube.

Alguma coisa está fora de ordem. Caso não esteja nos planos do treinador, seria proveitoso emprestar Ronald a clubes paraenses que disputam a Série D, onde certamente seria escalado!

Blog do Gerson Nogueira, 28/04/2023

29 COMENTÁRIOS

  1. Ronald não era pra ser banco. No jogo de volta contra o Corinthians, ele ia ser uma peça fundamental nos minutos finais. A vista que o pedrinho sentiu desconforto, e naquela altura o cuca ja tinha feito todas as substituições.

  2. A grande questão é que ele é jogador da casa, baixinho, e mesmo que seja tecnicamente superior aos importados, estes vão ser sempre priorizados, mesmo que viajem apenas para completar a delegação.

  3. Vou falar mais vez o que acontece com o seu cabo como outros treinadores além de não levar o Ronald mexe errado e leva gol sempre no finalzinho dos jogos “nós descontos ” e terrível se não concertarem essas falhas fatais tanto jogando com time grande e pequenos……

  4. Sou Clube do Remo, toda minha família toda é Remo, CONTUDO, eu já vi esta história no passado. E por ver como o clube não valoriza a prata da casa e por querer o crescimento do atleta eu digo. RONALD … SAIA DO REMO E PROCURE UM CLUBE QUE PERMITA À VC MOSTRAR SEU FUTEBOL.

    • Gostaria de pedir cuidado extremo quando se diz “SAIA DO CLUBE E PRO URE UM QUE LHE DÊ VALOR”. É inconcebível ouvir isto de alguém que se diz torcedor azulino. É assim que se acaba. Com carreira de jogadores. A imprensa, também, gosta muito de meter lenha na fogueira e levar alguns a comentários ridículos. Por favor, DEIXEM O TECNICO TRABALHAR ESTE GRUPO P…. Há muito que não vemos um grupo tão coeso e com comando técnico e administrativo em todos os sentidos. Coloquem a mão na consciência e PAREM DE FALAR DE TUDO. Isto é REVOLTANTE. Tenho certeza que estes que fazem comentários destrutivos não são VERDADEIROS REMISTAS. Claro que críticas são bem vindas em quaisquer esfera, mas que sejam feitas com coerência e responsabilidade!

      • Boa avaliação sr José … contudo se o sr fosse o RONALD não tenho certeza se estaria satisfeito de passar por, pelo menos, 03 treinadores (tigrão, Bonamigo e Cabo) e estar sendo preterido por todos, ainda que boa parte da torcida estivesse pedindo por vc em campo. Eu acredito, e este é apenas uma opinião, que o sr e sua família não estariam contentes e procurariam outro lugar com melhores oportunidades.

    • Parem de falar besteira, é pôr isso que o Remo perdeu um monte de jogadores bons, taí o Pablo Roberto.vai sair e o Remo vai deixar de ganhar dinheiro.compra logo.

  5. É lógico que há explicação plausível: simplesmente não tem nível técnico pra jogar pelo Remo. Vamos lembrar que ele começou como titular a temporada passada com o Bonamigo e foi muito abaixo. Já são quatro temporadas e apenas 3 GOLS. Ronald faz hora extra no Remo.

  6. Sinceramente eu vejo mais futebol no Ricardinho que no Ronald.
    Mas era para ter levado, melhor que esse ganancioso do Pedro Vitor.

  7. Não concordamos que desqualificar o Ronald seja a solução pois se comparado a Diego Tavares e Pedro Ivo que são quase homens gol Ronald e muito mais útil pois com a sua velocidade dessarruma a defesa adversária ja fez isso diversas vezes. Com o apoio que esse treinador esta tendo era pro Remo estar voando.

  8. Eu acho que o Ronald tem que ser titular do clube do Remo. quem sabe ele podia ser o jogador decisivo contra o Corinthians na copa do Brasil.

  9. Eu queria que Deus me fizesse burro pôr um dia,para eu poder saber como é ser burro.o Ronald é 10x melhor que o Roni que era um tremendo Bonde e aprendeu a jogar,se o Ronald entra o Remo estaria classificado hoje.más é foda,os treinadores sempre sacaneando os jogadores locais, é só olhar o Bonde do Raí.mandaram o garoto da base embora sob a alegação que era muito baixo.

  10. Os prata da casa fazem a diferença na hora de honrar a camisa. Quem não se identifica com o espírito do clube, não vai saber se portar diante a situação de pressão que o time passou em SP. Ronald seria jogador ideal pra renovar a garra nakele momento do jogo.

  11. A reportagem induz a opinião e também, por outro lado existe uma tendência a valorizarmos os jogadores com formação no clube é mesmo uma comoção. Sou um admirador do futebol do Ronald, via sua garra determinação nos jogos, além de sua qualidade técnica nos passes, cruzamentos, dribles e velocidade. Em suas boas entradas no time foi vítima, a primeira vez com problema na clavícula e a segunda no joelho, salvo engano. Nessa segunda ocasião estava em excelente fase. Entretanto, nesse momento tenho observado que ele não tem entrado bem como em épocas anteriores. Está com dificuldades em seus dribles e mesmo domínio de bola, por exemplo, características que eram suas. Claro que com o tempo deve recuperar isso. Mas, o Ronald não tem entrado bem nos jogos na minha opinião.

    • Caro Jamil e demais azulinos, boa noite.
      Concordo com você quando diz que a reportagem tende a formar opinião a partir de um ponto de vista, que diga-se de passagem, é bairrista. Como você, também acho o Ronald um atleta veloz, contudo, é tecnicamente limitado. Acerta uma jogada em cinco ou seis erradas. Normalmente, o erro se dá na tomada de decisão e na execução.
      O perigo dessas reportagens é a influência negativa sobre a torcida, que depois, vai no embalo e prejudica o time com cobranças indevidas só treinador e comissão técnica.
      Quando o Remo perdeu para o Corinthians, Carlos Castilho estava querendo queimar o treinador por ter colocado Diego Ivo e Curuá para fecharem a casinha. Se o Remo fosse eliminado não os tendo colocado, eles iriam criticar porque não fecharam o time em tão pouco tempo restante. Então, será sempre assim. A torcida ouvindo conceitos de comentaristas como estes e acatando suas opiniões que podem comprometer o desempenho do time por meio de cobranças indevidas.
      O Remo está bem e vai melhorar. Vamos deixar o treinador fazer o trabalho dele.

  12. Ao Ronald ainda falta maturidade, apesar de ser bom tecnicamente, suas jogadas raramente são conclusivas, também tem deficiência na recomposição. Vai continuar evoluindo, veja o exemplo do Kanu subiu agora, mas já mostra qualidade, é lúcido, faz.gol, faz o pivô, tem trnaquilidade em.tocar pra dar sequência a jogada, comparem…

  13. Na verdade tem que tirar e esse tecnico antes que seja tarde demais ,eu acho que ate um torcedor escalava melhor que ele.

  14. Ronald é muito melhor que aqueles perna de pau que entraram contra o Corinthians. Acredito que seu empresário deveria procurar outro clube mesmo que fosse em série inferior, pois tenho certeza que potencial ele tem de se tornar muito melhor tendo sequência de jogo.

  15. Acompanho futebol aqui no Pará, há + ou -, 60 anos, e a história se repete; treinador de fora dando preferência à jogadores de fora, principalmente os indicados por ele, mesmo sendo inferiores tecnicamente aos daqui; é o tal do apadrinhamento. O mais triste é q fica por isso mesmo. Logram derrotas e perda de títulos, sim, títulos, até o famigerado parazinho está ameaçado. Pior, de tudo, q continuam prestigiados. Vem série C, qdo fica complicado na reta final, é q resolvemos tomar atitude. Os caras saem rindo de bolsos cheios e, ainda botam clube na justiça. Isto é Pará.

  16. Ronald é um jogador sem técnica nenhuma, corre muito, sem dúvida, porém nada além. Quem não vê ou não entende nada de futebol ou é iludido.

  17. Bom jogador, mas deveria ser emprestado para um clube com maior capacidade de formação, falta ajeitar o corpo para chutar, saber cruzar, força nos chutes, saber ocupar espaço, isso é aprendido, mas parece que a base do Remo não ensina isso! O talento ele tem, mas as categorias de base do Remo ,não sabem como melhorar as joias da base!

  18. Marcelo Cabo é um excelente técnico, mas não tem explicação essa falta de chance para o Ronald, já que os atacantes concorrentes não estão em boa fase. Deveria sim ter mais oportunidades.

  19. Nos últimos anos, até por necessidade, formamos os melhores jogadores. A nossa base tem feito um bom trabalho, contudo, dá para fazer mais e muito melhor…dá para fazer um trabalho mais eficiente nos fundamentos do futebol, como por exemplo, caprichar nos passes e se posicionar com bola e sem bola.
    O Ronaldo precisa apenas de algumas correções para deslanchar de vez.

Comments are closed.