Gerson Gusmão e Anderson Uchôa
Gerson Gusmão e Anderson Uchôa

Desde que chegou ao Baenão, o técnico Gerson Gusmão ainda não empolgou a torcida do Remo. Diante de apenas 5 gols marcados nos últimos 5 jogos, o Fenômeno Azul pede um time mais ofensivo, que parta para cima dos adversários.

Apesar do menor volume de jogo no último terço, um setor do campo parece estar se saindo bem com o novo treinador – a defesa. O Leão já não sofre gols há 2 jogos e tem se destacado como uma das equipes menos vazadas das últimas rodadas. Ao todo, já são 5 partidas desde que Gerson Gusmão assumiu o comando azulino e, neste intervalo, o Leão empatou 3 jogos, venceu 1 e perdeu 1.

Além disso, Gusmão conseguiu fazer com que a equipe saísse de campo sem ser vazada em 3 destas partidas. A última vez que o Remo tomou um gol na Série C foi na 14ª rodada, quando perdeu por 3 a 1 para o Atlético (CE), fora de casa. Desde então, o Leão já engatou uma vitória e um empate na competição, sem tomar gols.

Os números defensivos de Gusmão são positivos, mas ficam ainda melhores se comparados ao antigo treinador azulino, Paulo Bonamigo. Nas últimas 5 partidas no comando azulino, o ex-técnico sofreu 7 gols, 2 a mais que Gusmão.

O atual comandante azulino fez 2 mudanças na equipe que são importantes para entender a melhora defensiva.

A primeira está no desenho tático, ao contrário do 4-2-3-1 de Bonamigo, Gusmão adota o tradicional 4-4-2, em linha. A nova formação faz com que o Leão se defenda com até 8 jogadores, congestionando o ataque adversário.

A outra mudança, que também dificulta a criação de jogadas dos oponentes, está na marcação da equipe. Ao invés de pressionar a saída de bola adversária, o Remo marca em bloco médio/baixo. O último jogador, geralmente o centroavante (Brenner, por exemplo), faz pressão no círculo central. Dessa forma, o time fica mais compactado defensivamente em campo.

O Leão volta a campo nesta segunda-feira (01/08), a partir das 20h, para enfrentar o Ferroviário (CE), no estádio Baenão. O jogo é válido pela 17ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

O Liberal, 27/07/2022

4 COMENTÁRIOS

  1. Pois é, equilíbrio que o Remo não tem, a balança sempre está para um lado. Até que fazíamos gols, mas a defesa entregava, agora a defesa não entrega, também não fazemos gols, isto porque, a defesa é ruim, o meio que deveria jogar mais para frente, joga mais para traz, para os zagueiros, se passar bola complicada é quase certo que casa cai. E tome-lhe Marlon, o custo benefício do Marlon é baixo por demais, quantos lançamentos ele fez que deixou o homem de cara para o gol, quantas faltas ele acertou? Ser um ativista, um faz tudo, sem objetividade é a mesma coisa que não fazer nada, agora, o que resta é agasalhar o boneco e torcer que ele fique bonito, e tome-lhe Marlon, Vinícius, dá-lhe crédito, para economizar HH fornece logo um cartão sem limite.

  2. Eu acredito em duas vitórias dentro de casa devido a pressão que a torcida faz por vitória e empurra esses profissionais que não se apegam a clube nenhum e só lhes interessa o dinheiro a diretoria devia abrir o Baenao para a torcida no último treino antes do jogo como meio de incentivo e acho que com 28 pontos o Remo se classifica para o quadrangular final.

Comments are closed.