Gerson Gusmão
Gerson Gusmão

O técnico Gerson Gusmão, que estreou oficialmente no Re-Pa, deu uma entrevista interessante depois do jogo. Analisou bem os erros da equipe, projetou mudanças para as próximas partidas e mostrou ter compreendido a dimensão e a importância do clássico. Só cometeu um deslize – atribuiu à falta de malandragem o fato de a vitória ter escapado.

Não é justo com a malandragem, nem com o time do Remo. A vitória não veio porque a atuação foi confusa, errática e desorganizada na maior parte do tempo. Os gols nasceram de jogadas de bola lançadas a esmo na área. Não houve um sistema claro de estruturação da equipe em campo, nem no primeiro e muito menos no segundo tempo.

É bem verdade que o adversário também não foi lá muito superior. Ocorre que, como era o time mais sossegado pela posição na tabela, ficou acautelado e evitou se expor. Essa foi a estratégia desenhada pelo técnico Márcio Fernandes. No fim das contas, foi o plano melhor executado, porque quando ficou em desvantagem, por 2 vezes, conseguiu ir buscar o empate.

Virou um aleijão essa explicação fácil sobre falta de malandragem quando um resultado é desperdiçado. Não havia lugar para ser mais esperto, havia necessidade de jogar direito, coisa que o Remo não fez! Teve lampejos de bom futebol, mas o coletivo foi sempre impreciso.

Diante de um adversário do mesmo porte, os defeitos tendem a se destacar. Foi o que ocorreu com o Leão. Bem marcado em todos os espaços, o time azulino não tinha saída pelo meio e nem pelos lados. Os zagueiros ficavam dando chutões, como já ocorria nos tempos de Paulo Bonamigo.

Por conta dessa ausência de articulação, os atacantes tinham que sair da área o tempo todo. Vanilson – como já ocorria normalmente com Brenner – precisava vir até o meio-campo para tentar buscar a bola, o que enfraquecia ainda mais a armação ofensiva do time.

Estranhamente, Gusmão não tocou no assunto mais inquietante para quem observa a caminhada do Remo na Série C, que é a insistência em não utilizar jogadores de criação, mesmo contando com 2 deles no elenco – Anderson Paraíba e Albano. No final do clássico, Albano entrou, mas não é jogador para ser acionado na hora do abafa. Deveria estar em campo desde o início.

Ao invés de cobrar um time mais malandro, Gusmão terá que buscar soluções concretas para a ausência de vida inteligente no meio-campo azulino. Insistir com 4 jogadores que marcam mal – a honrosa exceção é Anderson Uchôa – e não criam é erro crasso, que ficou escancarado no Re-Pa.

O Leão volta a campo neste domingo (10/07), a partir das 19h, para enfrentar o Atlético (CE), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE). O jogo é válido pela 14ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 05/07/2022

20 COMENTÁRIOS

  1. Não tem estruturador que dei jeito neste time do Remo enquanto não controlar os cascudão que acham que sabem tudo. Muitos desses que estão hoje no Remo, ainda são adeptos da pancadaria, é lançamento esticado, massa cinzenta zero, aí fica difícil, é massa bruta pura e nada mais. No jogo contra o PSC, o especialista em falta, quando não dava peteleco, jogava a bola nas arquibancadas, assim fica difícil, é muita assombração para um time só.

  2. O desespero me parece que tomando conta de todos porr, calma….
    A mucura está adorando isso, eles estão se comportando de um aparente clube organizado , superior, usando o clube do remo como um clube pequeno, inferior, desorganizado, dentro e fora de campo sem estrutura no nosso estádio, vejam o ponto a que chegamos , vejam o que o rebaixamento do clube do remo ocasionou, tudo o que eles queriam , o ânimo que eles queriam para se igualarem e toda aquela soberba voltar.

  3. Culpar o treinador é fácil, essa galerinha devia focar no comportamento dos jogadores, pois o desempenho deles em campo é decisivo na vitória ou na derrota.

    A realidade é que um bando de jogadores do plantel atual foi contratado a peso de ouro para fazer a diferença no time, porém não tem mostrado vontade de jogar. Jogadores que, aparentemente, tem mais a intenção de enrolar e ganhar dinheiro fácil, parece até que tem vergonha de ter as suas imagens nas transmissões de jogos na série C, como se fosse demérito para suas carreiras.

    Esse ano o Remo contratou um monte de medalhões na intenção de formar um time de série B para jogar a C, mas isso foi o grande erro da diretoria do Remo, pois muitos estrelões quebra a coesão de um plantel que deveria estar fechado no propósito único em favor do clube.

    Fazendo uma comparação, o time do acesso em 2020/2021 só tinha 4 estrelões, especificamente Vinícius, Uchôa, Gedoz e Lucas Siqueira, era um plantel bem limitado até com ruindades tipo Charles, Gelson, Júlio Rusch, Tharlles, Danillo Bala, etc, porém um time limitado que jogava com sangue nos olhos e por isso foi vencedor comandado pelo Bonamigo, jogando no seu 4x3x3.

    O grupo atual tem uma verdadeira constelação com 11 estrelões, especificamente Vinícius, Éverton Sena, Uchôa, Marciel, Jean Patrick, Erick Flores, Albano, Anderson Paraíba, Pimpão, Brenner e Leandro Carvalho. Um timaço no papel! Mas exceto o Uchôa, os demais não estão fazendo jus a fama de jogadores diferenciáveis e muito menos aos altos salários que ganham, como se o Remo tivesse comprado gato por lebre.

    Já passou do tempo desses estrelões assumirem a responsabilidade, mostrando vontade, ganhando seu espaço por esforço em treinos e nos minutos quando entram em jogos, pois jogador comprometido e bom de verdade mostra logo suas qualidades, ganha a titularidade por protagonismo e não sai mais do time.

    O Manaus é o melhor exemplo de equipe competitiva esse ano nessa série C, não tem sequer um estrelão no plantel, mas seus jogadores tem mostrado muita união, vontade de superação e vão brigar até o final.

    Já se foram 13 rodadas da série C, e dos 6 jogos que faltam o Remo, na segurança deve buscar atingir 30 pontos, para isso precisará vencer 4 vitórias para se classificar no G8, só malandragem não irá garantir, é necessário atitude da comissão técnica em relação aos estrelões e dura cobrança da direção nos jogadores e direção técnica por resultados imediatos nos próximos 4 jogos que garantam a classificação do Remo no G8.

    • Se estrelões quebrassem a coesão de um grupo, alguns clubes da série A não jogavam nada. E não culpe a diretoria pelas contratações, quem pressionou por contratações de “pêso” foi a própria torcida, que reclamou da limitação do plantel anterior, e está clamando por novas contratações ao reclamar agora !!! Inclusive vc !!! Vamos ter paciência, o trabalho do novo treinador só está começando.

      • Daniel Pinheiro, entende primeiro que o termo “estrelão” que usei é no sentido de vaidade, individualismo e falta de compromisso do jogador. Todos os clubes que formaram plantel “forte no papel”, porém no estado de espírito com falta de engajamento, fracassaram.

        Os casos são inúmeros, por exemplo, o Cruzeiro quando caiu e manteve o mesmo plantel de série A, fracassou nas duas últimas série B porque os estrelões (descompromissados) do time jogavam como esperando um convite de um clube de séria A ou do exterior para pular fora, não estavam nem aí para lutar pelo acesso do Cruzeiro, havia grupinhos e consequente quebra de coesão.

        Esse ano o Ronaldo Fenômeno ao adquirir o Cruzeiro mandou embora todos os estrelões (inclusive o intocável goleiro Fábio), reduziu a folha de mais de 4 milhões para a casa de 1,5 milhões, montando um plantel novo com jogadores realmente comprometidos às causas do Cruzeiro, onde o foco principal é o acesso, o resultado não poderia ser outro que é o Cruzeiro estar muito próximo de voltar a série A.

        Outra exemplo é próprio Remo em 2005 na série B que os estrelões eram divididos pelo grupo do goleiro Danrlei e pelo grupo do atacante Fábio Oliveira, muita desunião e no final o Remo rebaixado.

        Portanto, a questão é mudar o comportamento de estrelões para efetivos protagonistas com engajamento as causas do clube e vontade de vencer, porém até o momento nenhum dos contratados esse ano pelo Remo mostrou o protagonismo se esperava.

        • Retificando: em vez de 2005 considerar 2007 o ano do rebaixamento e que jogaram o goleiro Danrlei e atacante Fábio Oliveira no Remo.

          • Te entendi perfeitamente e concordo com seu ponto de vista. Então vamos mudar o discurso e passar, a partir de agora, a fazer a maioria entender que jogador de nome não resolve o problema, não interessa os clubes por onde eles passaram, o importante é o q eles podem oferecer ao clube atualmente ! Eu prefiro mil vezes um jogador desconhecido e em início de carreira com algum potencial e muita vontade, a esses que ganham muito e se acham. Valeu o retorno amigo !
            Obs: O correto é Daniel Pinho, mas tranquilo.

        • Exatamente amigo Daniel Pinho, falastes tudo! Não adianta contratar jogador só pelo nome, que ganha muito e joga pouco. É preferível trazer jogador desconhecido, promissor e com muita vontade de crescer jogando pelo Remo.

    • Vamos com calma. Manaus nao pode ser executado pro remo. Assim como mirassol. Hoje o mirassol é líder isolado, mas se vc acompanha os jogos vê que não é algo espetacular. Se fosse o remo jogando a bola que eles jogam, a torcida ia tá metendo o pau. Os parâmetros aqui são outros. Tem que comprar com times que a pressão é igual aqui. Aqui é a pressão que faz a diferença.

      • João, por que não pode ser exemplo como engajamento?

        O plantel do Manaus é bem “limitado no papel”, em princípio ia brigar para não cair, porém o grupo manauara tem se superado com garra e nesse momento está no G8. Agora imagina se o time “qualificado no papel” do Remo tivesse o mesmo engajamento do que vem jogando o Manaus, certamente estaria com folga no topo da tabela de classificação.

        Isso não quer dizer que o Manaus vai subir, mas sem engajamento o fracasso é certo.

        É preferível um plantel limitado porém fechado para o acesso como o do Remo de 2020/2021 do que um timaço no papel porém cheio de frescura e apático em campo.

        Os estrelões do atual plantel tem que começar a jogar bola já na próxima e fazer a diferença em favor do time do Remo, já passou do tempo de esperar pela boa vontade dessa figuras.

      • Concordo João. A questão é ao colocar minha opinião um torcedor Azulino como eu, Remista, se manifestou dizendo que insisto na tecla de imprensa tendenciosa. Para mim, a despeito da campanha não está boa, é fato que a imprensa aqui, é predominantemente bicolor e torce tanto pelo payssandu como pelo insucesso do Remo abraçando a rivalidade. A torcida do payssandu é rotulada como fiel bicolor, já a do Remo é a exigente torcida do Remo. Isso é fomentado o tempo todo e não é de hoje, na minha opinião. A ordem é desestabilizar o trabalho no Remo e conturbar o ambiente no Remo. O Remo é, pela imprensa, muito mais perturbado comparado ao adversário. Não quero dizer que o momento é bom e que a crítica é improcedente, mas o torcedor Remista é estimulado e de forma recorrente reclama do time, da diretoria em situações que por vezes a crítica não é justa. Claro que nesse momento as coisas não estão boas. Um exemplo disso é nítido no comentário do Gerson Nogueira. Todos sabiam qua a troca do Treinador demandaria três a quatro jogos para que o novo Treinador conheça o elenco e consiga dar ao time a sua forma de jogar e o Gerson já está derrubando o treinador. Outras matérias já expressam que o Treinador está recebendo muitas críticas, já estimulando aquele não acompanha ou acompanha pouco a condicionar seu olhar aos erros do time. Enfim vejo comentários de torcedores aqui totalmente procedente pelo momento do na competição, mas ainda não deu tempo para o Treinador mostrar seu trabalho. Esse último jogo nenhum dos times foi brilhante, foi um jogo com muita disputa no meio e brigado. O Remo não foi, na minha opinião, mal. Teria vencido o jogo não fosse os erros do Vinicius. Esse negócio de gols de bolas cruzadas, tem time que joga assim e o gol vale como todos os outros, mas o comentarista quer gols de bola trabalhada e domínio de jogo, quando sabemos que esse é o ideal, mas não ganha jogo.

  4. O que o remo tem que fazer e fechar o elenco,unir o elenco,Fábio bentes faz uma reunião com elenco,pedi mas garra e profissionalismo dos jogadores,no momento,pressão por parte da torcida não vai resolver,já basta a imprensa do pará,agora vai ser o divisor de águas,vamos ver a postura dos jogadores,se for igual os jogadores do ano passado,vão pipocar,claramente se viu isso que não aguentaram a pressão e se acorvadaram

  5. Não concordo com Gerson. Acho que já está cobrando um esquema tático funcionando o jogo inteiro é impossível em dois jogos sob o comando de um Treinador novo no time. Esse time é composto por jogadores de idade e rodados. Todos os jogos saem na frente e não sabem segurar o ímpeto do adversário que vem com tudo quando está na desvantagem. Falta força para o time, parece que fazem um gol e relaxam. O payssandu quando empatou pela segunda vez, não teve mais jogo foi cai-cai, o goleiro segurando a bola fazendo cera. Teve um momento que zagueiro e goleiro se chocaram os dois caíram daí quando levaram teve uma substituição dupla e foram quase quatro minutos, marquei no relógio. Isso que o treinador se refere. Independente se com jogada trabalhada ou não o Remo esteve duas vezes a frente do placar e não segurou o jogo. É bom ressaltar que nesse jogo a defesa não deu mole e se comportou bem, exceto em chute do payssandu na trave. No mais, o primeiro gol do payssandu foi frango e o segundo um avestruz. Mais uma vez deram moleza foi a falta de concentração que o Uchoa se referiu na entrevista, falta de catimba, isto é malandragem, como disse o treinador. Que p…. de vida inteligente coisa nenhuma o cara está dando a cara dele para o time agora. Já começou a derrubação da imprensa . Daqui a pouco estão pressionando para derrubar o Treinador.

    • É isso mesmo. O remo mau faz cera quando tá ganhando. É só olhar os jogos da mucura, quando estão vencendo começam a fazer cara no primeiro tempo mesmo, e não só eles, a serie C é assim. E outra, a mucura tbm não fez muito pra ganhar, acharam gols assim como o remo, e o pior que no caso foram frangos que deram os gols a eles. Mas estão tratando como se eles tivessem feito o resultado.

  6. Esses comentaristas são todos puxa saco das mucuras,não merecem crédito algum em minha opinião!!

  7. E o que fazer dessa baboseira toda ? Nada, não melhora nada acho que eu concordo com o Gerson parece que o REMO jogou melhor em algumas partidas que o Albano entrava jogando.

  8. Cara a malandragem teve do lado dosn passa fome,timeco vagabundo,que jogou com medo todo o 2′ tempo!

Comments are closed.