PSC 2×3 Remo (João Diogo e Wallace)
PSC 2×3 Remo (João Diogo e Wallace)

Aos 47 minutos do 2º tempo, Paulo Bonamigo chegou a ensaiar fazer a 5ª substituição no Remo. O time havia acabado de fazer o 3º gol e ainda teria que enfrentar alguns minutos de pressão para assegurar a vitória.

O técnico azulino decidiu sacar Eduardo Ramos, cansado, e promover a estreia de Eron, atacante oriundo do Vitória (BA). Acabou não levando a cabo a ideia, mas ficou bem claro que não hesitaria em arriscar.

A opção por um atacante em um momento crítico da partida diz muito do estilo do técnico. Para Bonamigo, o risco é parte do processo.

Atacar sempre, brigar pelo gol, mesmo que represente uma temeridade, como a quase troca de Eduardo Ramos por Eron, a poucos minutos do fim. Atitudes típicas de um técnico que não abre mão de suas crenças ofensivas. Poderia, ao invés de colocar mais um atacante no jogo, optar por um defensor, como Warley ou Kevem, mas não seria Bonamigo.

Muitos torcedores, em manifestações após o jogo, mencionaram os riscos que o time correu no finalzinho do clássico. Essa lembrança tem a ver com as circunstâncias da virada-relâmpago que o Remo sofreu para o Paysndu na primeira partida da decisão do Parazão.

Acontece que, naquela ocasião, o Remo era dirigido por Mazola Júnior, um defensivista em tempo integral, que preferiu segurar o placar mínimo e acabou castigado com 2 gols praticamente em lances seguidos. Bonamigo pode até sofrer um revés, mas jamais por excesso de cautela ou medo.

No futebol conservador de hoje, a solução ofensiva abraçada por Bonamigo pode parecer temerária, mas convenhamos, é bem mais interessante e saudável do que a retranca que alguns técnicos praticam, impunemente.

É importante destacar a firme contribuição do técnico Matheus Costa ao futebol ofensivo e de peito aberto, visto no sábado (03/10). O time bicolor foi até mais ousado na proposta inicial, surpreendendo com um volante (Serginho), um meia recuado (Alan Calbergue) e um articulador (Juninho).

A configuração, rara em um clássico, foi uma pequena mostra do que Matheus preparava para o jogo, onde recorreu a todas as alternativas para reverter o resultado construído pelo Remo no segundo tempo. O esforço deu certo. O Paysandu alcançou o empate. O castigo do 3º gol não tira os méritos de uma atitude tão ousada quanto à do rival.

O Leão volta a campo no sábado (10/10), às 19h, para enfrentar a Jacuipense (BA), no Mangueirão. O jogo é válido pela 10ª rodada da Série C. Esta partida terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 05/10/2020

16 COMENTÁRIOS

  1. E para mim é claro que o atual mal futebol jogado no Brasil é culpa dos técnicos brasileiros que ao invés de jogarem para fazer gol e serem ofensivos jogam se Armando e se preocupando primeiro em evitar levar gol e somente com dois atacantes e olhe lá e o futebol brasileiro da calo no olho ultimamente.

    • Quero fazer um comentário a parte: este narrador da dazon mostrou escandalosamente que é torcedor do GAYsandu a toda hora ele falava papão 0 remo 1, quando tava 3x 2 pro Remo, ele falou papão 3 remo 2. Alô torcida azulina vamos dar um esculacho neste narrador na hora do jogo do Leão.

      • Ele nem é daqui, relaxa! O que aconteceu foi que ele confundiu os apelidos. Não fiquem procurando coisas onde não tem…

      • O Dudu Monsanto é um cara do bem, amante do futebol interiorano, ex-presidente do Serrano-RJ. O que temos que fazer é apoiar o nosso time para que ele supere as conquistas do rival e se torne um time mais conhecido fora do Pará. Eu moro em outro estado e, infelizmente, o Remo é menos conhecido entre as pessoas que não são paraenses do que o rival. Podemos mudar isso apoiando, incondicionalmente, o nosso clube, mas tem torcedor que só ajuda se o time estiver ganhando. Eu não sócio ainda porque tenho uma dívida que vence em 2023, mas quando eu puder, mesmo morando longe, eu vou me tornar sócio, se Deus quiser.

        • O rival jogou Série A e B por alguns anos, isso ajudou a ser conhecido. Nada que uma gestão responsável não possa colocar o Remo no mesmo patamar.

        • Caro Luis, saudações azulinas.
          Associe-se ao NAÇÃO AZUL como SÓCIO-TORCEDOR no plano LEÃO PELO MUNDO. Justamente pensado em azulinos como você, que RESIDEM FORA DE BELÉM.
          Serão apenas R$15,00/mês.
          O Clube do Remo precisa da sua colaboração!

  2. Esse é o momento de apenas acertar o posicionamento dos atletas, pois o Remo já está quase bem escalado. Foi comprovado que o CR estava sem um treinador na era Mazola. Duas correções a serem feitas: pedir para os volantes dar um combate mais intenso. A marcação foi ótima sobre pressão. A outra observação é corrigir as falhas na zaga.
    Gostei muito da marcação alta imposta pelo Bonamigo e que seja mais pegada. Não gostei da atuação do Mimica: ganha na experiência, mas afrouxa na marcação. O Nicolas recebeu a bola na frente dele que só olha o Nícolas ajeitar e bater para fazer o gol. A velha jogada manjada do Boneca que pede bola com a mão e é tacada para ele. Na minha opinião, temos melhores zagueiros de pegada como Kevem, Fredson, Jansem…A velha jogada com o Vinícius Leite, até que enfim foi anulada: quando ele parte para a jogada individual, foi só duplicar a marcação e nada ele fez.
    O foi um time muito valente no RExpa, pois elevou a marcação e agrediu a zaga fraca da Mucura Papinha. Toda a revolta da torcida contra a postura passada estava correta. Nós torcedores gostamos de um time valente, sem acovardamento contra adversários e tenho certeza que vamos subir de divisão. Vamos sorrir enfim!

  3. Eu já teria tirado o ER e colocado o Eron, há 20 minutos do final, queria ver os 4 moleques juntos. Ia dá uma trabalheira doida.

  4. Aproveitando o comentário do Fernando vou levantar uma situação aqui, não só para os torcedores do Remo, mas os paraenses de modo geral. Essa semana tem comerciais a toda hora falando da inauguração da Havan em Belém. O engraçado é que essas empresas quando chegam em outros estados fazem de tudo pra agradar o público local, a Havan por exemplo, patrocina Vasco e Atlético Paranaense, entre outros, a Coca Cola (Tuchaua) patrocina o Manaus na série C e aqui para Remo, mucura e até mesmo a Tuna, não vem nada. Está maia do que na hora desses potências comerciais começarem a injetar patrocínios aqui também, pra ganhar simpatia da população como fazem em outros estados. Caso contrário, ninguém compra. As coisas deveriam ser vias de mão dupla.

  5. Amigos outro fato que me deixou satisfeito foi a arbitragem. Achei que foi boa. O juiz não caiu nas migues (frescuras) do Nicolas de que qualquer coisa se jogar no chão e pedir falta, como na final do Paraense, e os outros árbitros davam até amarelo. Esse foi seguro e não apitava qualquer simulaçãozinha.

    • Ajudou também a ausência do Micael, que é um jogador que fica perturbando o árbitro, por ser o capitão deles. Quando o juiz é “frouxo”, acaba cedendo às pressões que ele faz durante a partida e assim começam a ganhar alguns lances no grito.

  6. Mais os Naradores da rádio Clube parece que são tudo mucura! Quando sai o Gol do REMO é Goool do REMO. Quando saía o da mucura é GOOOOOOOOOOOOOOOOL.
    Não tem narrador do REMO no Pará NÃO???

  7. O querido Leão é um Time de grande massa muito admirado pelas sua história de conquistas e pela sua ação de união em torno de uma sociedade que engradeça o povo Paraense. O Nosso maior rival acompanha os nossos passos na contramão da nossa história, entretanto o Tabu de 33 duelos sem perder jamais será batido, poderá um dia chegar a 20 duelos seguidos sem perder para o Leão porém 33 duelos e demais, é um Record simplesmente inacreditável. O Leão segue firme e aos poucos a grande massa vai percebendo que deve comprar o bilhete virtual porque a reinauguração do Baenão para duelos notornos e inadiável. O Leão Já tem um Time que se aproxima da formação ideal para conquistar o acesso, porém ainda não tem os recursos financeiros para completar a nova iluminação da casa do Rei. Entretanto esta chegando a hora de mais uma grande conquista rumo ao acesso que será a vitória contra o Jacuipense, o meu palpite é Leão 2X1 Jacuipense. Quando a grande massa responder positivamente poderemos chegar a 30.000 bilhete virtual por duelo, é apenas isto que o leão precisa porque Time competitivo já tem, um excelente técnico Leão o Bonamigo também tem, uma Gigante Torcida também tem. O que o Leão
    deveria ter para reinaugurar a iluminação do nosso querido Baenão seria a adesão de sua Gigante Torcida que ainda não é sócio torcedor adquirindo seu bilhete virtual em cada duelo. Vamos em frente querido leão o que mais importa no momento e se classificar para o quadrangular. O leão sempre será o Maior do Norte, é o Doutor Fábio Bentes soube conduzir nesta grande crise financeira o nosso amado Clube do Remo, então que ele lance sua candidatura a reeleição que será reeleito.

Comments are closed.