O último jogo do Remo contou com gols de 2 jogadores estrangeiros, os uruguaios Diego Hernandez e Nico Ferreira. A dupla faz parte do maior elenco de estrangeiros da história do clube, que hoje conta com 7 atletas de outras nacionalidades no plantel no total.
Essa história iniciou na década de 40, quando o goleiro uruguaio Velez vestiu o manto azulino. Seguindo o legado estrangeiro com a camisa 1, o goleiro François Thijn, natural do Suriname, também atuou com a camisa do Leão, em 1960.
Já a partir do anos 2000, a presença de estrangeiros no plantel azulino foi ficando mais frequente, principalmente de jogadores dos países da América do Sul.
Da Argentina, os atacantes Frontini e Nano Krieger atuaram pelo Remo em anos diferentes. Em 2012, o lateral-direito Juan Sosa desembarcou em Belém, onde atuou toda a temporada.
Os últimos atletas estrangeiros do Leão – antes da atual temporada – foram os paraguaios Echeverria e Richard Franco, em 2019 e 2023, respectivamente. Até o meio da atual temporada, a equipe ainda contava com o zagueiro argentino Ivan Alvariño.
É a maior delegação estrangeira do Remo em uma temporada e esta mudança de comportamento nas contratações tem a ver o com o movimento do mercado atual no Brasil, que busca cada vez mais jogadores nos países da América do Sul, além de reafirmar o profissionalismo e organização do clube em dar confiança aos jogadores para mudança de país.
A adaptação à cultura e aos costumes brasileiros também é um desafio que os atletas enfrentam. O meia Diego Hernandez, que já atuou pelo Botafogo (RJ), chegou ao Baenão em junho deste ano e destacou a sua adaptação à cidade.
“Creio que o período de adaptação é diferente em cada país. Cheguei em Belém e a diferença que senti foi o calor, um clima bastante especial. Cada um se adapta de uma forma. Estou bem e gostando muito do clube e da cidade”, comentou.
Jogadores estrangeiros do elenco atual:
Alan Rodriguez – Paraguai – Lateral-esquerdo
Cristian Tassano – Uruguai – Zagueiro
Diego Hernandez – Uruguai – Atacante
João Pedro – Portugal – Atacante
Nico Ferreira – Uruguai – Atacante
Panagiotis Tachtsidis – Grécia – Meia
Victor Cantillo – Colômbia – Volante
Site Oficial do Clube do Remo, 01/10/2025
Todos bons jogadores e não refugos como o rival fez,inclusive dizendo ter dado “chapeu” no REI DO NORTE….KKKKKKK
COITADOS!!!!!