O basal de sono considerado normal é de 8 horas. Se o sono é fundamental para recuperação de energias das pessoas em geral, é ainda mais para atletas de alto rendimento.
Essa é uma preocupação crescente nos clubes mais estruturados e organizados, onde os treinamentos são executados conforme o sono de cada atleta na noite anterior.
No Remo, o executivo Marcos Braz se impôs para que o time não viajasse de madrugada a Chapecó (SC), para que não houvesse prejuízo de sono e impacto no rendimento em campo. Isso é decisão administrativa com base em constatação científica.
Consequências do déficit de sono
A queda de performance e a vulnerabilidade a lesões são apenas as principais consequências do rotineiro déficit de sono. Apesar de ser uma questão fundamental em um esporte de tanta intensidade e desgaste, nem todos os clubes a tratam com a devida importância e a imprensa não dá ao tema a atenção que deveria.
O médico Jean Klay, diretor no NASP (Núcleo Azulino de Saúde e Performance), disse que o Remo mantém um questionário cujas respostas dos atletas são cruzadas com dados laboratoriais e dados de imagens.
Assim, o clube monitora a qualidade do sono de cada um e dá à comissão técnica as informações científicas que orientam o planejamento dos treinos.
Monitoramento
Os clubes mais tecnológicos disponibilizam para cada atleta um “anel” que transmite as informações do sono direto para o sistema. Cada item desse custa cerca de R$ 2,5 mil. Um investimento que o Leão deve fazer, mais cedo ou mais tarde.
Pós-jogo
O pós-jogo dos atletas profissionais, nos clubes medianamente organizados, tem sessões de crioterapia e uso de relaxantes musculares. Um dos efeitos favorece o sono restaurador, absolutamente necessário à saúde e à performance dos atletas profissionais.
Além disso, os atletas são orientados a manter cuidados necessários à higiene do sono, como manter um ambiente silencioso e escuro, usar protetor de ouvido e visão, manter a temperatura apropriada, uma cama confortável, com rotina de horário para dormir entre 7 a 8 horas.
São orientações que valem para as pessoas em geral, mais ainda para atletas de alto rendimento!
Recomendações
Outras recomendações dos especialistas: até 4 horas antes de deitar, devem evitar comida pesada no jantar, evitar o uso de telas (celular, tablet ou televisão), evitar leitura de livros e o consumo de cafeína. O que também compromete o sono é a adrenalina, geralmente muito alta nos atletas após jogos importantes.
Viagens
Nas viagens que os times fazem de madrugada, o comprometimento do sono é inevitável. Até a década passada, um time que jogava à noite, fora de casa, já estava no aeroporto ainda de madrugada ou logo pela manhã do dia seguinte.
Quanto questionados sobre o tempo que dormiram, as respostas dos atletas foram que simplesmente não dormiram, pelo efeito da adrenalina e pelo horário da saída para o aeroporto. O resultado era um sono irrecuperável e impactos na performance e na saúde dos atletas.
Atualmente, os clubes possuem um acompanhamento científico e todo um suporte tecnológico para monitorar o nível de sono dos atletas. Essa evolução nos cuidados está nos avanços da ciência no esporte. Afinal, a intensidade crescente do futebol exige todo um suporte à performance física e condições mentais.
Dormir é treino
Uma noite bem dormida é tão importante quanto treinos físicos, táticos e técnicos, além do equilíbrio emocional. Afinal, isso tudo requer concentração, esmero e esforço com energias plenas, só recuperadas em condições apropriadas de sono.
Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 20/07/2025
O time está dormindo dentro de campo, não é por falta de sono que estamos nessa seca de bons resultados em casa!
Insônia, dificilmente de iniciar o sono é um verdadeiro inferno para qualquer um. Quando Remo perde, empata jogos venciveis, é atrapalho no sono com certeza, por isso tento me aborrecer cada vez menos…
Durmam o quanto quiserem contanto que ganhe do Avaí no próximo jogo em Belém ,vejo demasiado cuidados,salários em dia e uma péssima performance em campo ou esses atletas andavam farreando e esquecendo de dormir o suficiente,já basta de desculpas,com todo o investimento que o clube está fazendo ,a torcida que ver bons resultados,com vitórias…
Me preocupa duas situações no remo além do treinador. O Nasp não está recuperando os jogadores , prova disso que o jogador volta do departamento médico e no jogo seguinte o mesmo jogador tem a mesma lesão e volta ao dm.
A outra situação que não podemos mais ver no remo é este condicionamento físico , isso já era p ter sido superado a muito tempo , já estamos cansados de ver a mesma figurinha , time se arrastando no fim das partidas , câimbras no fim das partidas, não dá pessoal , não dá.
O problema não é sono, o problema é a incompetência do treinador que nem preparador físico, o time está mal no condicionamento físico e isto reflete que logo aos 20 minutos os jogadores desabam no campocom a gravata pra fora do paletó…..
Ei pessoal,parem com essa perseguição com o Treinador,o cara NAO VAI SER DISPENSANDO e esses comentários são desnecessários, só prejudicando o Clube e aumentando a empolgação do rival,ou vcs acham que esse tecnicozinho deles vai ganhar todas até o final???Deem um tempo,a Diretoria está lá vendo tudo o que está acontecendo e o treinador também.Vamos ter calma,o time precisa de apoio e a Comissão Técnica também,ou vcs querem ver a desgraça do Clube????É o que está parecendo.Opiniao é uma coisa e persistência em um assunto!,aí já é perseguição e acho que REMISTA NENHUM AQUI,quer ver o REMO na merda!!!!!
Õ camarada tu estás te saindo num grande passador de pano num treinador,RUIM, PÉSSIMO, HORRÍVEL que vai fazer com que o Remo pegue o elevador descendo….
Verdade Otávio, esse torcedor é conformista de primeiro grau. Pra ter toda essa paciência que ele quer. E aí o campeonato já acabou, pois não estamos vendo evolução nenhuma jogo após jogo.
Agora me deu medo, se dorme, engorda, pesado perde se não dorme fica cansado, perde também, F. geral. Tem time passando fome, só no taper water, será que dorme! mas estão ganhando, é mano, é a sobrevivência, esse não quer morrer, já o Leão, gordo, desiste, teu caso não tem remédio.
O sono, agora é Mais uma desculpa pela queda de rendimento, pqp, não é falta de sono, é falta de preparo físico, o time morre com 20 minutos no primeiro tempo ainda e caem de caimbra todos os jogos, vcs tão é dormindo muito e treinando menos….
Verdade Otávio, esse torcedor é conformista de primeiro grau. Pra ter toda essa paciência que ele quer. E aí o campeonato já acabou, pois não estamos vendo evolução nenhuma jogo após jogo.
Comments are closed.