O Remo está tendo agora, na reta decisiva, a arrancada que outros times tiveram em outros momentos da Série B.
O Athletico (PR) teve 7 vitórias seguidas. O Criciúma (SC) fez 33 dos seus 53 pontos entre a 15ª e a 28ª rodadas. O Athletic (MG) saiu da “lanterna” e virou sensação ao faturar 18 pontos da 12ª à 20ª rodada.
Todos esses times tiveram queda de performance depois do “sprint”. Foi o caso do próprio Remo, que saiu do G4 na 10ª rodada e está fora desde então, podendo voltar na próxima.
O Leão está em uma sequência de 4 vitórias por um impressionante crescimento de performance que ocorre na hora certa!
Se esse “sprint” dos azulinos durar o que duraram aqueles citados acima, o acesso à Série A será apenas uma consequência. Essa é uma arrancada muito bem-vinda!
O que pode explicar?
Na coletiva após a vitória no Re-Pa, o técnico Guto Ferreira fez entender que encontrou o elenco do Remo com “reserva de energia”. O time, que não estava rendendo, respondeu aos estímulos com uma “explosão” e logo se transformou.
A explosão é de esforço, confiança, prazer e entusiasmo. Embalou!
Se o Remo vai subir ou não, ninguém pode garantir ainda, mas está engrenando em todos os aspectos e é o time em melhor estado emocional. Sobram motivos para acreditar!
A fase iluminada será testada neste sábado (18/10) pelo sempre surpreendente Athletic (MG), um adversário que vem disposto a tudo na sua luta contra rebaixamento. Cuidado!
Camisa 33
Contratado em 2014, o meia Eduardo Ramos não honrou o número 33 que carregou nas costas e só teve êxito no Remo depois que trocou pela camisa 10. Este ano, o atacante Felipe Vizeu foi mal com a 33 e pior com a 9.
A camisa 33, com toda a simbologia do tabu, finalmente teve pelo menos um momento mágico para dignificá-la, justamente em um Re-Pa, no golaço decisivo do uruguaio Diego Hernandez.
G4
O Remo saiu do G4 na 11ª rodada, no início de junho, ao ser derrotado pelo CRB (AL), em Maceió (AL), na 10ª rodada. Passadas 23 rodadas, o time azulino tem a perspectiva de voltar ao grupo do acesso.
Para reviver a honra de ser um dos 4 primeiros, tem que vencer o Athletic (MG) no sábado (18/10). Melhor ainda para o Leão se o Novorizontino (SP) perder para o Amazonas (AM), nesta sexta-feira (17/10), em Manaus (AM).
Caso contrário, os azulinos terão que torcer, no domingo (19/10), por um empate entre Goiás (GO) e Chapecoense (SC), em Goiânia (GO); ou uma derrota do Criciúma (SC) para o Avaí (SC), em Florianópolis (SC).
Na melhor das hipóteses, o Leão pode terminar a rodada como vice-líder do campeonato!
Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 16/10/2025