Remo 0×1 Tuna, nos pênaltis 4×2 (Ronald)
Remo 0×1 Tuna, nos pênaltis 4×2 (Ronald)

Lamentável que um jogador como Ronald fosse tão pouco aproveitado no time do Remo. Foi sempre deixado de lado por todos os técnicos nos últimos 2 anos, mas que ninguém culpe apenas Paulo Bonamigo, pois outros também agiram assim, incluindo Felipe Conceição em 2021.

Jogadores rápidos e habilidosos, geralmente ponteiros, são vítimas de uma caçada cruel pelos defensores e da conivência de árbitros frouxos, que não aplicam a lei com rigor.

Contra o Mirassol (SP), Ronald levou 4 entradas criminosas, sendo que uma delas gerou expulsão, outra provocou um cartão amarelo. No final, saiu de campo “capengando”.

Diante do Floresta (CE), ao entrar já no segundo tempo e dar ao time uma vivacidade inexistente até então, virou alvo da fúria de seus marcadores. Sofreu lesão grave (rompimento dos ligamentos do joelho), confirmado nesta terça-feira (31/05), com diagnóstico de 6 meses de tratamento.

Rompimento dos ligamentos do joelho é uma das lesões mais sérias do futebol e particularmente danosa para carreiras como a de um jogador como Ronald, que é essencialmente um atacante de velocidade.

Como ficará fora de combate até o ano que vem, resta lamentar que o Remo raras vezes teve em campo no Brasileirão seu jogador mais promissor. No Parazão, teve mais chances e brilhou.

Na Série C, à medida que foram chegando as peças novas, como Rodrigo Pimpão e Fernandinho, ele perdeu espaço. Transformou-se inclusive em terceiro ou quarto reserva.

Nos jogos em Belém, sob pressão da torcida, era lançado por poucos minutos. Longe daqui, sem torcida a azucrinar os ouvidos do técnico, Ronald nunca foi escalado.

Foi esquecido em pelo menos 2 jogos fundamentais para o Remo nesta temporada, fora de Belém. Eram situações adequadas ao estilo dele.

Primeiro, contra o Cruzeiro (MG), pela Copa do Brasil, em Belo Horizonte (MG), talvez a partida mais importante no semestre, porque estava em jogo uma bonificação de R$ 3 milhões. O time acabou perdendo no tempo normal e foi derrotado nos penais.

Depois, contra o Ypiranga (RS), em Erechim (RS), o Remo novamente sentiu falta de um jogador que funcionasse como válvula de escape pelo lado esquerdo do ataque. Ronald ficou de fora.

Essas e outras situações revelam que o atacante definitivamente não era visto como prioridade ou alternativa.

Quando for necessário impor aceleração e explorar contra-ataque, o Remo não terá opções no banco. Não que não existam. No time Sub-17 há um jogador chamado Ricardinho que tem mais ou menos as mesmas características de Ronald, mas que certamente por ter esse perfil não desperta atenção e um olhar mais generoso de quem cuida das escolhas.

Não há de ser nada, com 19 anos, Ronald e seu futebol de dribles e arrancadas estarão de volta em 2023, plenos e prontos a serem aproveitados com mais constância, até porque certamente tem uma longa estrada a percorrer.

O Leão volta a campo na segunda-feira (06/06), a partir das 20h, para enfrentar o Campinense (PB), no Baenão. O jogo é válido pela 9ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 01/06/2022

11 COMENTÁRIOS

  1. Com toda certeza será muito sentido a ausência desse jogador, pra todos que entendem de futebol, irão ver a falta que fará, só tentem advinhar quem não irá perceber????…….??……..o técnico teimoso, putz!!!!

  2. Com toda certeza,por um crápula que se diz profissional,que deveria ficar sem praticar sua profissão até a recuperação de seu adversário,talvez assim,jogadores sem recursos técnicos, parassem de arrebentar os verdadeiros craques!

  3. Conta outra que esta é velha, o cara é nativo, ele ainda não foi ungido pelo sul e sudeste e nem jogou no Paysandu, mas Marlon e de mais fariseus, que não estão jogando nada, estes permanecem com bastante espaços.

  4. Ese Gerson Nogueira fala de um jeito que só falta levar a torcida a chorar, mais as coisas são assim mesmo o RONALD é de se lamentar o que ocorreu com ele , pois é um garoto de grande promisao, mais por muintas vezes foi lançado ou como titular ou como reseva e aparentemente não fez por se firmar no time , mais é um garoto que tem sim muito futuro pela frente.

  5. Jogador veloz, audacioso, jovem, que parte para cima dos adversários e deixa a torcida empolgada. Às vezes, suas jogadas dão certo. Só isso. Teve chances no Campeonato Paraense como titular, cujo nível é bem inferior a série C, mas em nenhum jogo se destacou. Pela sua idade, acho que vale a pena continuar insistindo, mas me parece que é mais um Igor João, que também era apontado por todos como craque, mas que nenhum técnico confiava no seu futebol. Somente o Edson Gaúcho teve a coragem de dizer, que era um atleta trabalhador e muito esforçado, mas que apresentava sérias limitações técnicas para o futebol profissional.

  6. Incrível um jornalista do quilate de um Gerson Nogueira assinar um artigo como este. O Ronald é um menino de 19 anos que NÃO tem ainda capacidade para ser titular do clube do remo e nem mesmo merece entrar todo jogo, pois muitas vezes entra muito mal. O seu papel, hoje, tem que ser o de composição de elenco enquanto ele matura principalmente as suas tomadas de decisões. Como o Gerson é capaz de dizer que o parazão deste jogador foi brilhante?! O burburinho e a impaciência da torcida eram flagrantes nas más, porém não raras, apresentações do Ronald no fraco parazão. O torcedor pode se dar ao luxo de ter memória curta mas um jornalista profissional, não! É por essas e outras que a “joia do baenão” é alçada recorrentemente de messi à potita e de potita à messi, quando na verdade teremos sorte se ele se tornar um novo Balão.

    • Se nós que somos do Leão, duvidamos, quem vai acreditar. As oportunidades que dão aos de fora, com grandes doses de tolerância são imensas; e os nossos papa-xibés, tem a mesma sorte? Ou tratamento?

  7. É incrível mesmo, paixão é paixão e negócio é negócio. Como é que pode a algum tempo atrás insistiram num tal lasqueira e outros mais até que lascou de vez mesmo. Vamos lá, de jogadores nativos, quem realmente fez sucesso aqui primeiro e depois foi embora, talvez Pikachu, Bira, Nelinho.Mas ganso, aquele maluquinho, Jobson, o Pará, talvez muita gente nunca ouviu falar antes, o tal de Netinho, Reis que muitos queriam de volta, saíram daqui apedrejados. Rogério Belém, que eu conheço, foi o único, que foi lá e vou como astro. Este é o futebol caboclo, que ainda vai perdurar por muito tempo e dias melhores, senta e espera que vai demorar.

  8. Jogador tem talento e dom de jogar futebol. Todo jogador tem uma deficiência, e a dele pode ser corrigida, até pq tem apenas 19anos. Clubes do Brasil estarão de olho na sua recuperação, e vão comprar ele do Clube do Remo e fazer ele se tornar mais um RONNY/RONALD de um clube brasileiro. Anotem nas agendas. Futebol é fácil de corrigir, o dom não. Ele tem o dom.

Comments are closed.