Fábio Bentes
Fábio Bentes

O processo é sempre penoso, mas o Remo começa a tocar a vida depois de sair da Série C e ficar sem calendário. O passo imediato é limpar a área, diminuindo custos e economizando o máximo possível.

Quando não há receita prevista, o caminho é eliminar despesas. Se não dá para zerar totalmente, é perfeitamente viável cortar os custos mais pesados.

Com um dos elencos mais caros da Série C, não havia como permanecer com Brenner e Bruno Alves, dois dos maiores salários da folha.

Artilheiro do Remo na temporada com 11 gols em 32 partidas, Brenner foi bem avaliado pelo torcedor, mas saiu em baixa, pois não marcou nos últimos 4 jogos, justamente os mais importantes da competição.

Atacante titular pelo lado direito, Bruno Alves foi muito bem no Parazão, mas oscilou muito na Série C. Começou mal e só recuperou a titularidade a partir da 10ª rodada. Foi o vice-artilheiro azulino em 2022, com 7 gols em 23 partidas.

Tanto Brenner quanto Bruno saem valorizados e devem fechar com clubes da Série B. Os desligamentos continuam nos próximos dias.

O único setor provavelmente sem mudanças é o gol, onde Zé Carlos, Vinícius e Victor Lube deverão permanecer. Nas demais posições, não há como manter tantos atletas na folha de pagamento sem competição pelos próximos 4 meses em termos de encargos – há ainda o 13º salário a considerar.

Em conversa com a coluna, o presidente Fábio Bentes informou que começou a montar um planejamento de emergência, que contempla as dispensas de atletas e a busca de negociação com patrocinadores, além de ativar promoções e estimular o engajamento de sócios e torcedores.

Na avaliação dos percalços que resultaram no fracasso, o presidente admitiu que muita coisa fugiu ao planejado, com especial destaque para o perfil do elenco. Mais do que jogadores escolhidos pelo nível técnico, o clube vai mirar em atletas de característica mais “guerreira”.

A ideia é iniciar de imediato o processo de reformulação a fim de preparar terreno para a próxima temporada, com a montagem de um novo elenco a partir de dezembro, sem resquícios de pendências de 2022.

Bentes sinalizou que o planejamento inclui mudanças drásticas na administração, com serenidade e sem açodamento.

O fato é que quando as coisas vão mal, a tendência é individualizar os alvos, mas é preciso entender que o futebol é sempre coletivo, dentro e fora de campo.

Tempo é que não vai faltar para o Remo encontrar meios de se reorganizar e tentar uma guinada vitoriosa em 2023. A perspectiva de uma suposta nova fórmula de Série C com 38 rodadas, dividida em turno e returno, como as Séries A e B, pode mudar a competição para melhor, mas fazendo subir o sarrafo de dificuldades.

Preparar um elenco para o Brasileirão desde o Estadual será naturalmente o principal desafio da diretoria do Remo a partir de agora, a fim de voltar à Série B no último ano de mandato da atual diretoria.

Blog do Gerson Nogueira, 17/08/2022

18 COMENTÁRIOS

  1. É momento de enxugar drasticamente as despesas do futebol e, se possível, economizar as receitas garantidas para as usar na formação do plantel em 2023. Que sejam acertivos contratando jogadores e comissão técnicas efetivamente comprometidos com os objetivos do Remo.

    Sem abrir mão do crescimento organizacional do Clube do Remo, garantindo a saúde financeira e investimentos fundamentais para o Remo voltar a ser grande de verdade.

  2. O LEÃO E O ELEFANTE

    Fábio Osório Bentes falar ainda vem falar em planejamento?

    Depois de comprovar e passar em recibo em cartório, todo seu desplanejamento, despreparo e amadorismo? Ele assim pode até enganar a muitos por muito tempo como vem fazendo, mas não enganará a todos o tempo todo. Mas, pelo visto a torcida verá o reprise do mesmo filme em 2023.

    Fábio Osório Bentes é o “elefante que foi colocado no castelo de cristais”…não vai sobrar um cristal inteiro! Tremei-vos leão!

  3. voce deveria cobrar do PANDOLFO estas contrataçoes , um maldito executivo que so fez ganhar dinheiro dos empresarios, no ultimo jogo ainda contrata jogadore.

  4. Tem que filtrar, os jogadores da base. Fazer um bom trabalho técnico e psicólogo para formar grandes jogadores.

    • Esse é o caminho! Investimento nas categorias de base e inevitavelmente, agora, já, trabalhar a parte física, muscular, técnica, tática e psicológica das categorias Sub 17 e sub, convidando outros atletas que se destacaram nas categorias a participar do projeto.
      Quando chegar o mês de dezembro, como declarado, aí sim, reforçar o time, não contratar um dois times e não formar nenhum.

  5. PRA QUE BASE TEMOS UM GESTOR BOSTA QUE NEM PRA RECLAMAR COM ESSES TECNICOS PILANTRAS QUE NÃO GOSTAM DA NOSSA BASE. FAZER O QUE ?? O CERTO E ESSE IMBECIL BENTES SAIR DO REMO E DEIXAR QUEM CONHECE.

  6. TEM QUE APROVEITAR A BASE!
    Ou o Remo vai ficar eternamente refém dos “negócios” de dirigentes e membros dessa coisa inútil chamada CONDEL??

  7. Depois que o Ronald saiu do time, por lesão, o Remo afundou. Resumindo: Tem que colocar pelo menos uns 5 garotos da base, ou contratar; mesclar com jogadores experientes. Vê se aprendem.

  8. Almir J Amador da Costa, foi muito bem colocado, subimos com vários jogadores regionais ou oriundos da nossa base, caímos sem eles e, posteriormente, fracassamos quando eles foram preteridos. Não precisa ser um time cabano, mas tem que ter pelo menos no banco um conjunto de jogadores que se identifiquem com o Clube e queiram ter sucesso no futebol. Na minha humilde opinião, pelo metade do elenco tinha que ser formado por jogadores da base ou paraenses. se o elenco terá 30 atletas, pelo menos 15 “regionais”. mas como ensinar isso para alguém amador? Quanto ao FB, ele tem que manter o trabalho dele focado na parte administrativa e esquecer futebol, contrate gente competente para pensar o futebol do Remo.

  9. Reforçando, a base só é útil se os jogadores forem formados, aprenderem os fundamentos, etc. Absurdo ter jogador da base que não tem força para bater escanteio ou que não saiba cabecear. Tem que treinar os meninos, titulo de sub-18 ou sub-20 não vale nada, o que vale é jogador que saiba jogar

  10. Eu, avisei muitas vezes a falta de jogadores de criação. Todos os anos fazem a mesma coisa! Contratar, monte de jogadores de defesa e a tocantes é na hora de decidir falta criação de jogadas. Tomara que tenham aprendido!!

Comments are closed.