Anderson Uchôa
Anderson Uchôa

Quem assistiu o jogo entre Paragominas e Remo, no domingo (30/01), viu um dos piores jogos do time azulino desde aquele duelo contra o Vitória (BA), no Baenão, pela Série B do ano passado. Os jogadores eram diferentes, mas o time foi tão improdutivo quanto. Não havia vida inteligente, prevaleciam os chutões e nenhum plano bem definido de propor o jogo.

Futebol, como se sabe, desde os tempos de Gentil Cardoso, é um esporte dominado pela troca de passes, ocupação de espaços, aceleração de jogadas e aprofundamento em direção à área adversária. Quem não consegue fazer esses movimentos está naturalmente fadado ao fracasso.

As críticas feitas à atuação azulina foram um pouco exageradas, pois não levaram em conta o pouco tempo que o técnico Paulo Bonamigo teve para organizar a equipe e definir um esquema de jogo. Porém, clubes de massa sofrem a pressão natural de torcidas exigentes e impacientes.

No caso do Remo, a cobrança se acentua pela decepção com o rebaixamento à Série C com requintes de tortura ao torcedor. Ao contrário do Brasil (RS), rebaixado desde o começo do returno da Série B, o Remo foi caindo aos poucos, mas sempre alimentando a esperança de que iria se salvar nas rodadas finais. Teve chance até o último jogo, mas fracassou.

Bonamigo herdou, ainda, a frustração com a perda do Parazão em 2021, quando o Remo era favorito absoluto. Tinha o melhor e mais caro elenco, foi ganhando todos os jogos e acabou sendo eliminado – invicto – em atuação descuidada – e desplugada – diante da Tuna.

Tudo isso compõe o caldo de insatisfações acumuladas pelo torcedor. Para piorar, os 2 jogos iniciais no campeonato reforçaram a impressão de que o time é tecnicamente limitado. E é! Não é nada tão inferior aos demais participantes, mas está alguns furos abaixo do principal rival.

A comparação de desempenho expõe a diferença. Enquanto o Remo fez 1 gol em 2 jogos, o time bicolor marcou 6 nas 2 rodadas, incluindo o clássico com a Tuna.

A falta de repertório pode ser corrigida. Há tempo ainda para isso, mas a dúvida é se Bonamigo dispõe das peças necessárias para fazer com que o meio-campo funcione.

Anderson Uchôa, remanescente de 2021, deveria ser o motor do time, mas se perdeu em meio às deficiências do setor, incluindo seus companheiros mais próximos – Pingo e Erick Flores.

O meio-campo tem que ditar a temperatura e a intensidade. É assim desde que a bola foi inventada. Os times usam linhas e desenhos diferentes para chegar ao campo inimigo. Para isso, precisam de recursos, como dribles, passes, lançamentos e, principalmente, de velocidade. É a isso que hoje chamamos de “transição”.

O Remo não avança porque não cria condições para isso. Só chega ao ataque à base de bolas longas e mal endereçadas. Quando tenta trocar passes, acaba parando no bloqueio porque não há qualidade para transpor as linhas de marcação. Desse jeito, mesmo com 3 atacantes (Bruno Alves, Brenner e Ronald), o ataque fica anêmico e inofensivo.

A solução só virá com a constatação de que a fórmula está errada. As decisões de Bonamigo e o desempenho dos jogadores nos próximos jogos irão dizer se os problemas estão sendo encarados de frente.

Blog do Gerson Nogueira, 02/02/2022

21 COMENTÁRIOS

  1. Todo torcedor remista achava que no mínimo a diretoria pelo rebaixamento, investiria em um plantel de mais qualidade, mas não houve qualquer interesse nesse sentido. Fábio Bentes parece que esgotou-se. Não aprendeu nada com o rebaixamento. O Remo pode ter o pior início e fiinal de campeonato de sua história. E a responsabilidade é desta diretoria.

  2. Eu acho que o Fábio Bentes está certo não deve gastar mais do que ganha, o rival tem uma divida de 17 milhões enquanto o Remo deve 450 mil, o Cruzeiro ganhou tantos títulos e hoje tá falido e o caminho de quem gasta mais do ganha é a falência.

    • Alguns não lembram mais quando o Remo estava sem série, com o Baenão destruído, salários de jogadores e funcionários atrasados, sede com péssima manutenção e dívidas crescendo em progressão geométrica, ações na justiça trabalhista todo tempo, leilões de patrimônio, etc… Criticam quem manifesta a opinião preocupado com as finanças do clube como se tudo, inclusive a sobrevivência do clube, não dependesse de ter dinheiro. É lógico que tem que estabelecer prioridades. Se o dinheiro não dá para contratar jogadores considerados caros para as finanças do clube para o ano inteiro e tem que priorizar entre o campeonato paraense e o brasileiro, então que seja priorizado o brasileiro, cujo acesso proporcionará entrada de recursos para projetar e realizar melhorias em tudo, inclusive no futebol. Na minha opinião isso é óbvio!

  3. Antonio Lucena deves ser mucura torcendo para desgraça do Remo ou não entendes nada de futebol. Calado és um poeta. Fábio Bentes prepara o Rermo para série D. Intervenção já!!

  4. Interessante a reportagem, fiquei pensando aqui.
    Se o Bonamigo não conseguisse o acesso, será que estaria novamente treinando o Remo?
    Perdeu o campeonato paraense, vice na copa verde, vice na C, e quando o remo foi campeão, ele não estava.

  5. Eu entendo querer gastar pouco agora e abrir o bolso antes do brasileiro .

    Mas a história diz que isso não dá certo.

    Montar time barato que dá certo é uma mistura de muita sorte com competência, sendo que a sorte tem que ser muito maior que a competência nesse caso.

    A realidade é que estamos de volta a série C, não adianta esperar jogador quem vem ao fim do Paulista, pq só vem o resto. Sem falar que jogar o Paulista é bem relativo. Julio rusch saiu do remo pra jogar campeonato Paulista ano passado.

    De qualquer forma, o que vem são as sobras.

    • Quem contrata? Todos, inclusive o Bonamigo!
      2020 pegou o elenco montado e subiu.
      2021 montou o elenco e caiu
      2022 está montando o elenco, e ainda não vingou.
      Temos que pegar a fórmula do Sampaio Corrêa, consegue jogador bom e barato. Veja o atacante de 23 anos e o camisa 10 canhoto que eles encontraram. Estão jogando muito no maranhense.
      Com certeza o Ruimdoz está ganhando mais aqui que eles lá.

  6. Não existe métrica no futebol, o que existe é olho gordo, coelho, cavalo paraguaio como queira. O que espanta é vê, Pingo, Lailson, Kaven, Ronald e outros mais, não usarem as oportunidades para melhorar, evoluir. O aluno que quer alguma coisa, é aquele estuda na sala de aula e fora dela, acelera o aprendizado, trabalha encima de seus erros ou deficiência. O Ronald, ágil, ciscador, mas muito individualista, delegado demais, será que o cara ainda não entendeu que o futebol de hoje é mais coletivo, que a estratégia evoluiu, que técnicos brucutus estão sendo encostado. Jogar hoje tem que usar a massa cinzenta e não apenas ser um batedor de bola, tem que ajudar o professor e se ajuda, se não, vai ser passageiro, mata o professor e o aluno é reprovado.

  7. MEU CARO AZULINO MIRANDA. VC VÊ O RONALD AGIL ??? AONDE ??? O CARA TEM MEDO, SE ENCONDE, FALTA CORAGEM A ESSE JOGADOR, NÃO SE ILUDA. POR MIM CARTA FORA ELE, GALVÃO E ESSE BENTES MEIA BOCA.

  8. Acredito que tem pouco tempo para uma avaliação Mas concreta,times da série A com o mesmo elenco do ano passado estão oscilando,diretoria junto ao presidente erra sim,mas querer fora o presidente,dizer que tá tudo errado,é muito.a 14 anos o remo não via uma série B.apesar de não conseguir manter por mas culpa é frochura dos jogadores,precisando 7 pontos em 10 rodadas,é brincadeira,desde 2014 o remo nao jogava no baenao,e quem fes isso?.Independente se foi a torcida ou não quem ajudou,mas nem ideia os outros teve,o clube sempre falava em ter ct,mas não saia nem no papel,e quem fes isso?.time todo endividado,as contas bloqueada na justiça,quem praticamente tá zerando as dívidas?.time era mal visto,e mal falado lá fora,hoje o oposto,quem fes acontecer isso?.Talvez muitos tenha saudades desses tempos recentes em que passamos.

  9. O Remo não está gastando pouco com uma.folha de 600 mil, está gastando errado, por exemplo, depois de dois jogos com um lateral esquerdo fantasma e um ataque inofensivo, a diretoria conclui que precisa de uma lateral esquerdo, ok e um atacante de velocidade, tudo bem, mas o centro da questão é o REMO NÃO TEM UM MEIO DE CAMPO CRIATIVO, precisamos de uma MEIA DE VERDADE, um jogador que arranque, que pelo menos jogue verticalmente, esses jogadores aí só sabem tocar de lado e pra trás, assim, não tem ataque que funcione.

    • Gilmessi77, falou tudo esse time do Remo tem medo de jogar, esse meio de campo não alimenta o ataque e realmente só joga pros lados e pra trás.

  10. Concordo com Miranda,o REMO precisa urgente de contratações pontuais,pois,pingo,Ronald e Mafra não são para este momento e sim reservas para irem entrando aos poucos e pegar “cancha”;precisamos de um 10 NATO,um lat.esquerdo criativo e pontas VELOZES agressivos URGENTE!!!!Temos que aprender/treinar,chutes de fora da área,faltas e etc.,q decidem uma partida Jogadas ensaiadas d bolas paradas tbm…..

  11. Já vemos mudanças para o próximo jg o Ronald de lat esquerdo, um meio campo com 4 e mais dois na frente talvez esse formato melhore a produção do time. Vinicius, Luz, D. Felipe, Marlon e Ronald; Uchoa, Curuá, Gedoz e Erick Flores; Bruno e Brener.

  12. A passividade do FB é um, senão o maior problema do clube. A gente vê essa imprensa clubista alavancar o rival em detrimento do Remo e nada de se manifestarem. Abram os olhos, pois o que acontece é gravíssimo no sentido de conturbar o ambiente mais ainda. TENHA PULSO!!

Comments are closed.