Clube do Remo foi bicampeão da Copa Norte (1968/69) e da Copa Norte-Nordeste (1971)
Clube do Remo foi bicampeão da Copa Norte (1968/69) e da Copa Norte-Nordeste (1971)

Depois de ter o Ranking Nacional de Clubes (RNC) reformulado em 2009, com mudanças nos critérios de pontuação no futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode promover novas mudanças que podem beneficiar o Clube do Remo.

A entidade estuda o pedido de unificação de títulos da Copa do Nordeste desde a década de 50, incluindo vários torneios realizados até os anos 70, o que pode dar ao Leão o título de campeão do Nordestão de 1971, promovido pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que mais tarde passou a ser a CBF.

O movimento é liderado por Náutico (PE), Vitória (BA) e Ceará (CE), que foram campeões de antigas edições da Copa Norte-Nordeste, quando se realizava a Taça Brasil, que era uma decisão entre o campeão das regiões Norte e Nordeste contra o campeão das regiões Sul e Sudeste, nos moldes que funcionam atualmente em torneios esportivos nos Estados Unidos, como basquete (NBA) e futebol americano (NFL), por meio de conferências.

Caso a competição seja reconhecida pela CBF, alguns clubes que disputaram a final da extinta Copa Norte-Nordeste e que foram campeões podem ser declarados como “campeões do Nordeste”, como aconteceu com outras competições extintas, como a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, onde Santos (SP), Bahia (BA), Palmeiras (SP), Cruzeiro (MG), Botafogo (RJ) e Fluminense (RJ) foram reconhecidos como campeões nacionais.

Edno Melo, presidente do Náutico (PE), confirmou o interesse pelo reconhecimento e disse que houve uma consulta sobre o caso com os dirigentes da CBF.

“Houve uma consulta minha e do presidente do Vitória (BA) sobre o reconhecimento destas conquistas. Falamos com o presidente da CBF, Rogério Caboclo, informalmente sobre o caso, mas foi apenas uma consulta”, ressaltou.

Edno falou ainda sobre o caso de outros clubes terem o título reconhecido pela CBF, assim como o Remo, ingressar neste movimento.

“Ajuda, sim. Inclusive, o Remo pode ter reconhecido títulos como a Copa Norte, torneio que conquistamos nos anos 60. Tudo será por meio de documentos da época e caberá a CBF falar sobre o assunto”, afirmou.

O historiador e torcedor azulino Orlando Ruffeil destacou que o Leão pode – e deve – entrar com pedido de reconhecimento ao lado de outros clubes.

“É possível, sim. Estamos providenciando isso”, informou.

O Clube do Remo conquistou a Copa Norte por 2 vezes (1968 e 1969). Em 1971, foi campeão do Norte e conquistou o título Norte-Nordeste após superar o Itabaiana (SE), campeão do Nordeste, em uma melhor de 3 jogos.

Diário Online, 18/05/2021

14 COMENTÁRIOS

  1. O clube do remo merece que todos seus títulos conquistados sejam reconhecido, pois nada mais justo.

  2. Remo 100% em que isso pode beneficiar o nosso leão? Vai aumentar o ranking do nosso leão?o que pode beneficiar?

    • Pode sim aumentar o ranking do Clube do Remo, já que a pontuação do Ranking Nacional de Clubes são contabilizados títulos, acessos de uma divisão para uma divisão superior, etc

  3. O marketing do Remo deveria investir mais na divulgação de seus títulos nacionais. O Remo parar de que teve uma era de ouro, ganhou títulos importantes dentro da nossa realidade no passado. Porém muitos jovens e até mesmo eu que nem sou mais tão jovem assim, desconheço boa parte da história azulina. Mas hoje, com tanta possibilidade de divulgação, muitas pessoas seguem sem conhecer e como nosso último título nacional já faz mais de 15 anos e o rival andou ganhando nos últimos 20 ou 25 anos alguns títulos, passa a ideia de que o Remo sobrevive da sua torcida e não ganha ou ganhou nada. Então sugiro aumentar as informações e facilitá-las afim de que, os que por algum motivo desconhecem, passem a conhecê-la melhor.

  4. É mais que justo o reconhecimento o Norte-Nordeste 1971 do Clube do Remo, título de âmbito nacional equivalente a série B de hoje, como o torneio Roberto Gomes Pedrosa que foi considerado título nacional de nível da série A hoje pelos clubes que o conquistaram. Assim confirmará, e com justiça, o Clube Remo como o primeiro detentor de título nacional dos clubes de futebol do Norte do país.

    Ainda haverá o reconhecimento do Caracas 1950 pela CONMEBOL como título sul-americano do Clube do Remo, pois esse torneio foi o embrião do mundial de clubes da FIFA, inclusive consta em site do Real Madrid o Clube do Remo como o primeiro campeão mundial.

    Por isso acho que no escudo do Clube do Remo deveria ter 3 estrelas, uma de amarelada representando o Caracas 1950 e duas prateadas representando o Norte-Nordeste 1971 e a serie C 2005.

    • Garra Azul, apenas uma retificação: não consta no site do Real Madrid (oficial) que o clube do Remo foi o primeiro campeão mundial. Na verdade, trata-se de um site de torcedores do clube merengue.
      Saudações azulinas

      • Valeu Tiago pela retificação.

        Porém, há de se considerar que os próprios dirigentes do Remo deveriam dar maior atenção e valorizar as conquistas do Norte-Nordeste 1971 e ao Caracas 1950, brigando mais pelo reconhecimento perante a CBF e Conmebol, realizando ações de marketing, inclusive estampando em camisas oficiais do Remo esses títulos muito expressivos da história do clube e que com o tempo acabou no esquecimento.

  5. Eu fico me perguntando: Por que títulos tão importantes do Remo foram esquecidos? O Paysandu, até uma simples vitória sobre o Boca, fica comentando até hoje como se fosse título.

    • Exatamente, todo santo ano a liberal lembra dessa vitória. Eles se tavam como se fosse um título. O Remo precisa usar mais seus títulos como vitrine.

  6. Amigos, é bem verdade que o marketing do REMO sempre foi fraquíssimo, mas o maior problema se chama a mídia local que só sabe deslaquificar a gente. Se não pagar, as notícias só se tornam negativas!
    Isso já é uma jogada que as agências de notícias costumam fazer. Se não pouco, a notícia é pequena. Se não paga, a notícia é negativa o tempo todo.
    São poucas as agências éticas e sérias hoje em dia!

    • Mas acontece que hoje tem vários meios de comunicação e não só a mídia local. E se a mídia local fala pouco, é a única que temos (como jornalismo, quer queiramos ou não). Se a mídia local não falar do Remo, quem vai falar? A de São Paulo, de Pernambuco? Não. Mas no próprio Remo precisa fazer sua parte. A mucura como foi dito lá em cima, comemora uma vitória, é cuidou de estampar no seu estádio os títulos deles, as pessoas que passam ali, olham. E o Remo? Se a mídia não nos ajuda, nós é quem temos que nos ajudar.

  7. Acredito ser uma grande JUSTIÇA ao Clube do Remo e aos seus torcedores o reconhecimento desses títulos regionais, nacionais e do Torneio Internacional de Caracas de 1950!! Acho que os primeiros são mais viáveis de conseguirmos, pois há o envolvimento de outros clubes campeões interessados! O segundo, porém, acredito ser mais complicado, pois além de ser uma luta solitária do Remo, até hoje não se tem evidências suficientes para afirmar com certeza absoluta que tal Torneio deu origem tanto ao Mundial da Fifa quanto à Libertadores ou a Sul-americana! O que pode ser feito é começar por baixo, solicitando à Conmebol, primeiro, o reconhecimento deste título como sendo “Internacional” e com o selo da entidade!!! Assim como aconteceu com o Vasco da Gama vencedor de um Torneio semelhante em 1948 e devidamente carimbado!! Com isso, o LEÃO AZUL seria o segundo time brasileiro a conquistar um Torneio Internacional de Futebol em SOLO ESTRANGEIRO! Algo que a própria Seleção Canarinho só conseguiria 8 anos depois, na Suécia!!! Depois disso, aí sim a diretoria poderia planejar alçar vôos mais altos!!!

    • Exato Ramon!

      O Caracas 1950 do Remo foi a primeira versão do torneio Pequena Taça do Mundo que teve inúmeras edições na Venezuela, inclusive o Botafogo já pediu à FIFA reconhecimento como Campeão Mundial de Clubes por ter vencido três vezes esse torneio. O Caracas 1950 e o Pequena Taça do Mundo foram versões (ou embriões) do Mundial de Clubes.

      O Caracas 1950 e o Pequena Taça do Mundo merecem ser reconhecidos e nivelados, no mínimo, ao atual torneio da sul-americana.

      A questão é que os dirigentes do Remo deveriam lutar mais por esse reconhecimento, se aliando aos clubes que conquistaram esse título, como o Botafogo, unindo forças perante a CBF e a CONMEBOL.

Comments are closed.