Xaves
Xaves

O volante Xaves chegou ao Remo para suprir o setor em que mais houve perda de jogadores para a próxima temporada. Entre os remanescentes, somente Djalma e Pingo, sendo este ainda com o status de promessa da base.

Experiente, o reforço azulino promete briga intensa pela titularidade e já sai na frente de Charles, que foi anunciado pelo Leão somente na semana passada.

O acerto com o Remo iniciou com uma conversa com o próprio técnico Rafael Jaques, que àquela altura ainda não havia sido anunciado oficialmente pelo clube, mas já trabalhava nos bastidores no planejamento para 2020.

“Conversei com o Rafael (Jaques) e ele manifestou interesse em trabalhar comigo. As primeiras palavras foram trocadas e a gente se identificou bastante. Sou um jogador de muita disposição, bem focado naquilo que é pedido. Espero contribuir para que as coisas venham acontecer aqui. Acredito bastante que 2020 é um ano de história”, contou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (27/12).

O volante remista completará 34 anos em fevereiro e, ao longo da carreira, passou por clubes relevantes, como Athlético (PR), Atlético (MG), Avaí (SC), Ponte Preta (SP) e Ceará (CE). A experiência faz com que saiba lidar bem com a pressão dos torcedores, algo que ele espera experimentar já a partir de janeiro.

“A gente ainda não teve muito contato com os torcedores, mas já vemos que a atmosfera está sendo feita com foco total no acesso. Nós, jogadores, temos que entender que vamos dar um passo de cada vez. Sabemos muito bem que para a maioria dos torcedores somos desconhecidos, temos que provar no dia a dia que somos capazes de vestir essa camisa. A maior cobrança, à princípio, será no Estadual, e aí depois é gradual”, avaliou.

Nas primeiras semanas da pré-temporada, Xaves já pôde perceber e se ambientar ao clima da região. As fortes chuvas nos primeiros meses do ano devem castigar os gramados, mas o volante afirma que deverá lidar bem com essa dificuldade.

“Nesse sentido, até os atletas já comentam que o Estadual vai ser debaixo d’água, mas estava no Imperatriz (MA) e lá não é muito diferente. Acho que a única diferença de lá para cá é que aqui chove, mas lá também sofríamos bastante com campos ruins e pesados. A chuva vai dificultar mais, os gramados vão ficar um pouco mais pesados, mas a vantagem de estar fazendo a pré-temporada antes das outras equipes talvez seja essa, a parte física. A gente espera se adaptar o mais rápido possível não só aos gramados, mas ao estilo de jogo do Rafael”, salientou.

A estreia do Remo no Parazão está marcada para o dia 18/01, contra o Tapajós, em Belém. Antes disso, o Leão faz dois amistosos contra o Castanhal: o primeiro é neste domingo (29/12), a partir das 16h, no Modelão; e o segundo será no dia 04/01, no Baenão.

Globo Esporte.com, 27/12/2019