Márcio Fernandes
Márcio Fernandes

Não era uma final, mas a vitória desta sexta-feira (16/08), sobre o São José (RS), tem ingredientes para ficar marcada na memória de jogadores, membros da comissão técnica e torcedores do Remo.

A equipe vinha em baixa na temporada e Márcio Fernandes quase foi demitido durante a semana, após inesperado revés na Copa Verde.

Em campo, no entanto, a equipe mostrou a intensidade necessária para superar o time gaúcho, que não perdia há 13 jogos. Nas arquibancadas, cerca de 30 mil pessoas ajudaram a embalar o time, e o placar de 2 a 0 recolocou o Leão no G4 do Grupo B.

“A emoção foi grande mesmo, porque uma torcida dessa, um clube e um presidente que realmente é uma pessoa íntegra, que sabe do nosso trabalho, nos deixa feliz por essas atitudes e por tudo que aconteceu. Conseguir essa vitória para o torcedor é maravilhoso, só que a gente ainda tem uma caminhada pela frente, precisamos do nosso torcedor junto de novo, que eles entendam que podem estar junto”, disse o técnico Márcio Fernandes.

“Hoje (sexta-feira) foram quase 30 mil pessoas. É fantástico! É uma torcida que vai no treino com quase 2 mil pessoas, então é só agradecer e dizer que essa vitória é deles, que vamos lutar mais ainda para conseguir esse acesso”, confessou.

Fora os problemas extracampo resultantes dos maus resultados anteriores, o técnico do Remo teve que lidar com a perda de mais atletas. O meia-atacante Guilherme Garré foi vetado pelo Departamento Médico ainda no aquecimento; o goleiro Vinícius atuou no sacrifício; o volante Djalma, que atuava improvisado na lateral-direita, se contundiu nos primeiros minutos do jogo; e os meias Zotti e Eduardo Ramos sentiram o cansaço e tiveram que ser substituídos, aumentando o drama azulino. Para Márcio Fernandes valeu o esforço de todos.

“Acho que foi uma equipe vibrante do começo ao fim, que mandou no jogo, nos dois tempos, e conseguiu fazer os gols, que é o mais importante. Isso nos dá uma confiança para as próximas partidas, no caso para a próxima partida. Sabemos que é mais uma guerra, mais um jogo dificílimo contra um adversário rival, mas temos condições. Sempre falei: nunca desacredite da força de um Leão. Estamos vivos ainda, apesar de muita gente não acreditar”, afirmou.

O Remo terá pela frente dois confrontos decisivos. Primeiro, na quarta-feira (21/08), contra o Sobradinho (DF), o jogo de volta das oitavas da Copa Verde; em seguida, no domingo (25/08), faz o clássico contra o Paysandu, para definir quem irá avançar à segunda fase da Série C.

Fernandes ainda não definiu como montará a equipe, repleta de desfalques. Além dos contundidos, Zotti e Gustavo Ramos estão suspensos para o Re-Pa.

“Vamos pensar o que a gente vai poder fazer. Agora, no momento, ainda nem pensamos nisso, mas a partir de amanhã (sábado) começaremos a pensar”, concluiu o treinador, que já comanda a reapresentação azulina na tarde deste sábado (17/08), no Baenão.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Márcio Fernandes:

Balançada no cargo

Apesar de a gente tem o futebol no sangue, são coisas que realmente nos deixa chateado, porque a gente passa de “celestial” a “bestial” rapidamente. As pessoas esquecem de tudo, de como chegou, como está, e aí é só críticas. Às vezes, são críticas pessoais, de pessoas que não vão lá no dia a dia e não sabem o que está acontecendo, mas é a nossa vida. Estou preparado para isso, consegui realmente fazer com que nossos jogadores se doassem ao máximo nesse jogo, conseguimos que permanecêssemos vivos na competição. O nosso torcedor merece e a gente está sempre lutando em prol do nosso torcedor.

Perda de Garré no aquecimento e opção por Zotti

São jogadores que têm características totalmente diferentes. Zotti é um jogador de passe longo, armador. Garré, apesar de ser armador, é um passe curto, que joga um pouco pelo lado, faz realmente uma composição melhor do que o Zotti, só que Zotti nos dá os lançamentos, por isso tinha que ter um jogador de velocidade. Só com o Gustavo (Ramos) não iria ter essa condição, por isso tive que arriscar mais uma vez colocando o (Danillo) Bala por ali e o Gustavo na lateral. No meu modo de ver, deu certo.

Utilização de Zotti e Eduardo Ramos juntos

Acho que Eduardo e Zotti se entenderam muito bem, fizeram uma partida muito boa. Depois que perdemos os dois jogadores (ambos substituídos por cansaço), ficamos um pouco sem criação. Se você for ver dentro do plantel, e é muito difícil acontecer isso, mas perdemos Douglas Packer, Carlos Alberto, Garré, Zotti, Eduardo Ramos, cinco meias, cinco jogadores de armação. Fica difícil, como é que você vai arrumar mais um para suprir a ausência? Então a gente teve que fazer um pouco mais de marcação com o Dedeco e, graças a Deus, conseguimos o segundo gol, que deu uma tranquilidade. Quando perdi o Djalma, poderia até ter feito uma substituição optando por mais marcação com o Pingo, mas também não é da função e, para arriscar um jogador, preferi atacar mais, ser mais agressivo, fazer a dobradinha entre Gustavo e Bala. No meu modo de ver, fomos muito bem naquele setor. Poderia ter sido um pouquinho melhor se na última bola a gente servisse bem.

Desfalques contra o Paysandu

É difícil. Para o outro jogo (Re-Pa) já perdi Gustavo e Zotti, mais o Djalma, que saiu machucado e dificilmente terá condições de jogo. É complicado, dentro do plantel você tem que administrar e conseguir fazer com que a gente monte um time competitivo para o jogo final.

Mudança de postura com relação à últimas partidas

A gente empatou alguns jogos que a gente saiu até chateado, porque era para a gente ter vencido. É o caso do Boa Esporte (MG), do Tombense (MG), do Ypiranga (RS), com aquele pênalti inexistente que o juiz achou e deu. Então foram jogos que realmente nos dariam condições de agora estar classificados, mas a gente teve força, perdemos muitos jogadores dentro da competição e isso é complicado, ter que remontar o time dentro do campeonato. A gente até brinca que trocar pneu de carro com ele andando é complicado. Sei que às vezes as pessoas não entendem, acham que é desculpa, mas é complicado. A gente tem que ter calma, confiar sempre. Estamos vivos, “vam’bora!”.

Globo Esporte.com, 16/08/2019

14 COMENTÁRIOS

  1. Blz, as críticas servem pra vc ter força é coragem de vencer os obstáculos, que são muitos. o leão, tá vivo e o rei, então agora e a forra contra o maior rival, e vamos que vamos tamos juntos.

  2. É isso mesmo.
    Muitos não entendem ou fazem críticas mais pesadas. Mas ontem o Márcio foi muito bem nas substituições…. Parabéns….
    À nós torcedores temo que continuar acreditando, apesar dos desfalques do próximo jogo.
    Futebol. Se não houver grande disparidade de qualidade entre os dois times, tudo é possível.
    Eu acredito muito no nosso Leão…
    Vamos lá.
    Pra cima Remo…

  3. Foi uma estupenda vitória. Uma vitória de raça e superação, com o time sendo “empurrado” por nossa gigantesca torcida (que, diga-se, merece ter seu time em divisões superiores), que emociona e estonteia o adversário. Contudo, o Leão foi claudicante no início do jogo, sendo “acuado” pelo adversário em seu campo de defesa, ao invés de acuar. Também, percebe-se que o Remo possui três equipes em campo: Uma presa à zaga; uma presa ao meio campo e uma presa ao ataque, ou seja, não há ataques em bloco. Salvo o Danilo Bala que vez por outra, na raça, avançava pela lateral fazendo o time ser mais ofensivo. Já o “meio campo”, quando o time estava atacando pela ponta, mantinha-se muito distante do ataque, deixando de aproveitar preciosas chances de gol. Parece-me que isso se deve ao pouco preparo físico para aguentar o sobreesforço de um jogo de tamanha importância que, se não fosse a raça e a superação, perante uma massa de torcedores, não teria êxito.
    Gostei muito de ver o Neto Baiano esbravejar ao perder uma grande oportunidade de gol, demonstrando comprometimento e profissionalismo. Mas, principalmente, gostei de perceber que todos já estão internalizando uma paixão por esse clube, percebendo a sua importância e sua grandeza, merecendo já ser elevado a um patamar de maior destaque no cenário do futebol brasileiro, ao proporcior um público de causar inveja até mesmo aos gigantes do primeiro escalão.
    Agora, é bola prá frente em cima da “Mucura”, rumo a série B…… “Avante Leão!”……….

    • Conversando com amigos Remistas como eu, comentamos sobre essa situação de que muitos jogadores parecem não perceber da grandeza do Clube do Remo e o que ele representa. Parece não perceberem que estão jogando em tradicional clube brasileiro com torcida em todo Brasil, como demostrar as transmissões de TVs, onde se vê as organizadas que se deslocam e também paraenses Remistas estabelecidos por todo Brasil e que, em cidades próximas do jogo, vão ver o Remo. Se vê esse reconhecimento em Eduardo Ramos, Vinícius, provavelmente a razão de serem deferênciados pela torcida, e agora em Neto Baiano, pelas experiência de terem jogado em clubes igualmente grandes. De fato, ontem se percebeu que os jogadores pareceram internalizar essa responsabilidade.

  4. A vitória de ontem não apaga a burrice desse técnico, aliás, os pontos desperdiçados contra o Tombense podem fazer muita falta.
    Os desfaques para o RE-PA preocupam bastante e acho que seria interessante o Remo jogar com três volantes para dar mais liberdade ao Eduardo Ramos.
    Bora Leão!

    • Descordo completamente o Márcio Fernandes já foi campeão da série C e é um veterano no cargo de treinador e nenhum burro e despreparado se mantém nesse cargo por tanto tempo,temos de criticar sim mas com respeito e consciência dos fatos,para mim é um bom treinador e falta melhores jogadores para ele dispor no elenco remista.

  5. se o juiz não tivesse dado aquele pênalti inexistente, realmente o Leão estaria classificado e todo esse essa situação não existiria agora e o técnico seria celebrado e não criticado. esqueceram que muitos pontos foram perdidos por causa da arbitragem e não incompetência do time

    • Concordo com Ezequiel. Acho que faltou raça e comprometimento contra o Luverdense e Tombense. Mas, sem dúvida, o Remo está sendo, como se diz no futebol, roubado em vários jogos. Pênaltis não marcados em favor do Remo: Diego Ivo no Alex Sandro, Remo x Juventude; Goleiro da Luverdense no Marcão que o juiz marcou e o bandeirinha inventou u impedimento de outro jogador que não participou do lance,; zagueiro adversário meteu a mão na bola em cruzamento de Eduardo Ramos, Atlético AC x Remo. Pênalti que não existiu contra o Remo, Ypiranga x Remo. A expulsão injusta do Wescley, foi um do adversário, mas o maior prejuízo foi do Remo porque perdeu um jogador novo para o contra-ataque, e tem 3 jogadores próximos do 35 anos. Ainda não vi nenhum “erro de arbitragem em favor do Remo. Mas, já sabíamos que, como sempre, seria o Remo contra todos. CBF contra, sabemos porque, e FPF inerte e subserviente. Isso fora a imprensa, predominantemente, contra o Remo pelo “jornalismo” torcedor que praticam.

  6. Detalhe: o Leão azul ainda estava jogando contra a arbitragem também ontem, até os radialistas estavam falando que ele não usava os mesmo critérios para os times

  7. Foi uma vitória da superação, tinha que vencer nem que fosse por gol/lançamento. Falar da torcida é mais que justo, por a torcida azulina é foda mesmo. Ela merece a classificação. Foi bom ver jogadores mesmo mal.fisicmente se esforçando, porém o Zotti que jogou muito bem, acabou levando cartão por causa disso, sem preparo foi insistir pra não deixar o adversário passar e acabou fazendo a falta, e é curioso saber que ele mesmo quase não joga do, jogou pendurado…enfim. Agora o que não concordo é o técnico dizer que o Remo dominou os dois tempos da partida, isso não é verdade. Porém nem entrarei no mérito, porque o valeu mesmo foi a vitória e que ela venha contra a mucura, seria lindo.

  8. Vitória maiúscula do Remo que nos coloca a uma vitória da classificação ao mata mata e agora é clássico ,no primeiro turno o Remo vinha em melhor momento e com um pouco de favoritismo e perdeu para o arquirival e agora eu diria que o Paissandu vem melhor no momento e é hora do leão dar o troco e provar mais uma vez que no futebol qualquer proguinostico adiantado é pura adivinhação,se os jogadores remistas jogarem com essa mesma vontade de vitória no próximo domingo as chances são grandes de vitória ,parabéns a todos jogadores , comissão técnica e torcida,,,vamos leão rumo a segundona.

  9. Graças a deus a imundície do Gustavo ramos está fora. Ele não dá sequência em um jogada, não consegue fazer um domínio de bola e muito menos tabela; além de finalizar muito mal.

    Atenção marcio fernandes vamos acabar com a mucura com: 4-2-3-1
    1- Vinicius
    2- fredson (ld)
    3- mímica (zag)
    4- marcao (zag)
    6- ronael (le)
    5- yuri (volante)
    8- Ramirez (volante)
    11- d. Vancan (ponta esquerda)
    10- Eduardo ramos (meia ligação)
    7- alex sandro (ponta direita)
    9- neto baiano (atacante)

    Bora leaooooooooooo

    No REIxpa quem manda é o leao

  10. O verdadeiro segredo desta vitoria está no espirito de luta que renasceu dentro de cada Jogador. O professor Marcio Fernandez talvez saiba revelar este segredo melhor do que nós. Eu tenho certeza que o Leão venceu por mérito. Este espirito de luta e superação só existe nos Times de Torcida Gigante como a do Leão, que o diga o Fenômeno Azul.

Comments are closed.