Ney da Matta
Ney da Matta

Nas reuniões que teve em Belém com dirigentes e com o executivo Zé Renato, o técnico Ney da Matta deixou projetado o perfil do time azulino para 2018: jogadores com características para atacar e defender, independentemente das posições. Assim, definiram-se as características dos atletas que o clube deveria contratar.

Zé Renato garante que os contratados estão dentro dos pré-requisitos estabelecidos, inclusive na conduta extracampo e comprometimento com as causas do clube. O planejamento do Leão no futebol está coerente, nessa busca de peças para um modelo tático pre-estabelecido. A questão agora é a execução do que foi planejado, nas contratações.

O clube azulino pretendia anunciar todos os contratados de uma vez, mas resolveu fracionar. Além do lateral-esquerdo Esquerdinha, ex-Sampaio Corrêa (MA), também foi anunciado o volante Felipe Recife, que vem do Camboriú (SC), como aposta. É uma contratação abaixo da cotação de outros 3 volantes que também fecharam negócio e serão anunciados depois que assinarem contrato. Dos primeiros jogadores confirmados, Esquerdinha é um nome animador, mas Felipe Recife nem tanto.

A ideia de Ney da Matta é ter um time em que zagueiros e volantes sejam os primeiros construtores de jogadas, e os atacantes sejam os primeiros homens de marcação. Isso é futebol solidário. Se a ideia vingar na prática, o Remo finalmente terá um time tático, o que não ocorre há 11 anos.

O último foi o de Giba, na Série B de 2006. com Adriano; Lucas, Magrão, Xavier e Julinho; Beto, Jecimauro, Otacílio e Alex Oliveira; Landu e Izaías. Depois desse time, o Remo contratou 336 jogadores e outros 93 profissionais para a comissão técnica, mas só mostrou correria, inclusive nas campanhas vitoriosas.

Este ano, o Remo fez 20 jogos em Belém e somente 3 foram sem drama: 5×0 no Cametá, 2×0 no Pinheirense, 4×0 no Atlético (AC). O time precisou ser heroico em algumas jornadas extremamente dramáticas, como nas viradas sobre Paragominas, Independente e Moto Club (MA). Sobrou suor porque faltou futebol e o Leão foi rotineiramente assim nas 11 últimas temporadas. Apesar do orçamento apertado, Ney da Matta está assumindo o compromisso de dar ao Remo um time capaz de construir resultados sem grandes dramas. Essa é a grande esperança da nação remista.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 17/11/2017

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.