Remo 1x0 Tuna (Gerônimo)
Remo 1x0 Tuna (Gerônimo)

Mais do que três pontos em casa, o Remo conquistou ontem opções para o segundo turno. Por mais que a vitória por 1 a 0, com gol de Thiago Galhardo, sobre a Tuna tenha sido selada no esquema 3-5-2, o melhor aproveitamento do Remo veio no segundo tempo, jogando no 4-4-2 e agradando ao técnico Flávio Araújo. Para a próxima partida, às 20h30 de quarta-feira (13/03), contra o Cametá, no Baenão, o técnico pensa em reutilizar a fórmula. Já a Tuna, mesmo derrotada, prometeu tentar repetir a atuação contra o Santa Cruz, às 15h30 do mesmo dia, no Souza.

Depois de 11 jogos seguidos, o Remo voltou a jogar no Baenão ontem, mas a readaptação na volta para casa, por mais aconchegante que ela estivesse, foi difícil para o Leão. Mais acostumado a jogar em estádios com dimensões maiores – como o Mangueirão e a própria Arena Verde, em Paragominas – o Remo se mostrou um time confuso por boa parte do primeiro tempo, errando a marcação e o posicionamento, falhando ainda em passes curtos.

Quem se aproveitou bem dos descuidos remistas foi a Tuna, que mostrou entrosamento ao criar jogadas que culminavam com os atacantes concluindo a gol. O domínio da Tuna se traduzia na maior posse de bola e em números como o de escanteios: no primeiro tempo, a Tuna acumulou 7, enquanto o Remo não teve nenhum. As principais chances da Tuna vieram do mesmo lance: Preto Barcarena soltou um foguete em cobrança de falta, exigindo agilidade de Fabiano para defender. O goleiro mostrou mais agilidade e reflexo ao parar o rebote de Diego Índio.

Mas aquele ainda era o campo do Remo, que, ao diminuir os erros de passe, foi controlando aos poucos o jogo. As chances do Leão foram surgindo: primeiro com Galhardo, que recebeu lançamento de Cearense e chutou cruzado, mas fraco. Depois Jhonnatan invadiu a área driblando o zagueiro e tentou completar a linda jogada com um toque sutil sobre Dida, salvo quase em cima da linha por Preto Barcarena. Na terceira grande chance, porém, o Remo marcou: Galhardo recuperou a bola no ataque, trouxe para o centro e chutou da entrada área, acertando o canto inferior direito de Dida.

No segundo tempo, Flávio Araújo surpreendeu ao ir com uma mudança: Clebson entrou na vaga de Gerônimo. A alteração fez o zagueiro Zé Antônio atuar como lateral-direito e o Remo passou a atuar no 4-4-2. Antes que a alteração tática mostrasse efeito, os jogadores iam na vontade: com um minuto de jogo, Alex Ruan driblou, passou para a perna direita e carimbou a trave com um chute de fora da área.

O Remo passou a sufocar o Águia. Clebson entrou e mostrou categoria nos passes. Sua presença em campo fez Galhardo atuar mais solto, caindo pela direita do ataque. Várias chances foram criadas, mas mal aproveitadas pelos atacantes remistas. A Tuna, que esperava para sair em contra-ataques, teve um duro golpe com a expulsão de Fabrício, que comandava o meio. Ainda assim, os visitantes assustaram: Maninho driblou Zé Antônio, invadiu a área e foi inteligente ao deixar o corpo para o zagueiro remista cometer o pênalti. Fabiano, porém, defendeu a cobrança e frustrou a Águia do Souza, que saiu sem somar pontos e ainda ameaçada de rebaixamento.

O Liberal, 11/03/2013

Confira os melhores momentos de Remo 1×0 Tuna clicando aqui