Alex Ruan, Sílvio e Warian Santos (Ameixa)
Alex Ruan, Sílvio e Warian Santos (Ameixa)

Os jogadores formados nas divisões de base do Clube do Remo têm ganhado espaço no elenco profissional nas últimas temporadas, sobretudo nesta atual. Alguns são até destaque no time titular, algo que até pouco tempo atrás era quase que exclusivo dos jogadores “importados”. Em tempos de técnicos caros, de nome e rodagem no futebol, dificilmente um garoto criado no clube ganharia oportunidade no time principal, mas essa realidade tem mudado no Baenão à medida que o time engrena no campeonato.

Há pelo menos 3 anos que o Leão consegue colher bons frutos, embora nem todos tenham sido aproveitados pelo próprio clube. Dos primeiros que ainda estão no elenco, os laterais Alex Ruan e Levy, que saiu e voltou. Em seguida, surgiram o zagueiro Igor João, o atacante Rony, hoje no Cruzeiro (MG), o volante Warian Santos, o “Ameixa”, garoto de muito talento, enquanto nesta temporada o garoto Sílvio desponta como a grande revelação.

Assim, o Remo tenta se reerguer ano após ano, na luta por um lugar digno no cenário nacional. Com a mescla de jogadores experientes e novatos, a equipe tem conseguido surpreender até os mais incrédulos.

“É uma alegria muito grande para nós que estamos começando agora. Com a oportunidade que o professor tem nos dado, a gente pode melhorar a cada jogo. Fico muito feliz por ter ajudado o time, principalmente em momentos decisivos, como no jogo contra o Paysandu”, relembra Ameixa, um dos amuletos do time que tem dado sorte e melhorado a cada partida. Foi ele quem encerrou a goleada por 4 a 1 sobre o Cuiabá (MT), no jogo de ida da final da Copa Verde, no Mangueirão.

A bola da vez, no entanto, é mesmo o garoto Sílvio. Com 19 anos, o atleta substitui Rony. As características semelhantes fizeram dele rapidamente um elemento surpresa. Assim como o seu ex-companheiro, o garoto da vez entrou em momentos decisivos e deu conta. No Re-Pa da Copa Verde, foi dele o gol que levou a decisão para os pênaltis. Nos últimos jogos, Sílvio tem tido atuação destacada e por isso já figura na lista de jogadores de confiança do treinador.

“São meninos que têm muito talento e precisam ganhar espaço aos poucos. Cada momento tem a sua importância e eles estão mostrando isso nos jogos. Tanto o Sílvio, o Ameixa, o Igor, Alex, todos eles nos ajudam bastante e é por isso que sempre que é possível, eles entram em campo e ajudam a decidir”, elogia o técnico Cacaio.

Diário do Pará, 03/05/2015