Gustavo Morínigo – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Gustavo Morínigo – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Gustavo Morínigo chegou ao Remo há cerca de um mês meio. O paraguaio assumiu a equipe com a missão de estancar uma crise no futebol azulino, reorganizar a casa, buscar o título do Parazão, chegar à final da Copa Verde e conquistar o acesso à Série C.

Apesar de não ter alcançado todos os objetivos, o trabalho segue firme, levantando certo otimismo da torcida e aprovação da diretoria azulina. O segredo é o foco praticamente total no dia a dia e no desempenho dos jogadores.

O compromisso de Morínigo na recuperação do time é possível de ser comprovado por meio de dois aspectos. Primeiro, a vivência e a convivência quase que total do clube. O técnico confessou que praticamente ainda não conseguiu conhecer Belém, a cidade em que está morando desde o começo de março.

“Belém é uma cidade importante do Brasil. O clima é pesado também mas, na verdade, não tive tempo de sair. Não sou uma pessoa de sair muito. Sou uma pessoa de apartamento, de clube, de trabalho, então ainda não aproveitei, na verdade”, revelou o comandante azulino, que sequer experimentou a culinária paraense.

“A verdade é que, como não saio muito, ainda não (conheço), mas claro que tenho vontade de conhecer”, salientou.

Outro ponto capaz de comprovar o compromisso do técnico com o Leão são os números. Antes da sua chegada, o Remo oscilava em desempenho. Havia vencido 4 dos 8 jogos disputados até então, mas com certo “sofrimento”, mesmo contra adversário técnica e financeiramente bastante inferiores. A eliminação na Copa do Brasil para o modesto Porto Velho (RO) acentuou a crise.

Com Gustavo Morínigo, o Leão mudou de patamar dentro do seu próprio universo comparativo, com apenas 1 derrota nos primeiros 11 jogos, tendo antes garantido uma invencibilidade de 8 partidas.

Mais do que bons resultados, os azulinos cresceram em aspectos físicos e táticos, apesar da rotina castigante de jogos.

“Primeiramente, temos que levar em conta que esses meses de trabalho foram, basicamente, meses de jogos. Não foram muito de trabalho, tivemos somente uma semana pudemos trabalhar e ajustar a parte tática. Nesta semana, sim, estamos aprimorando”, argumentou o paraguaio.

“Creio que a compreensão do que queremos, como comissão técnica, e o que achamos melhor para o clube, nisso melhoramos bastante. A parte física também melhorou bastante. Temos menos jogadores machucados no DM. Temos igualado muito a parte física e de jogo, porque jogaram praticamente todos os jogadores conosco, uns mais, outros menos”, disse.

São 45 dias de clube. O que mais lhe chamou a atenção no Remo nesse período?

A verdade é que me chamou a atenção um clube tão grande ter caído até a Série C. Um clube com uma mobilização de torcida muito importante e é por isso que vim aqui. É um projeto muito importante, muito grande para mim, de devolver ao clube o seu lugar, claro, passo a passo.

Como sente as cobranças da torcida após as eliminações na Copa Verde e Parazão?

Se tivéssemos passado na Copa Verde – e tivemos muitas oportunidades de passar, mas nos pênaltis é muito difícil – e tivéssemos sido campeões estaduais, ainda teríamos muita pressão agora, porque este é o objetivo principal. Foram experiências muito importantes contra times de Série B (Amazonas e Paysandu) na Copa Verde e o desempenho foi muito bom. Também na final (do Parazão) fomos bem. Estou tranquilo por esse lado, mas não estou contente ainda, porque acho que podemos pedir um pouco mais e conseguir objetivos.

Ronald e Ribamar sofreram muitas críticas recentes, principalmente após os clássicos. Como você aborda isso?

As críticas sempre vão acontecer sobre um ou outro jogador. O clube e os jogadores vão seguir vivendo. Eles são profissionais. São momentos. Não são maus jogadores, são momentos que estão passando, são decisões que tomaram naquele momento e não posso cobrar pela entrega dos dois, porque são jogadores que se entregam ao máximo, são os que mais correm em campo e isso vai passar. As críticas, assumimos todas, não só individualmente. Vamos assumir isso como um grupo, unido, dentro e fora do campo.

Como é o trabalho diário com uma comissão estrangeira em um clube que convive com pressão diariamente?

A pressão é de todo mundo. Quem não está acostumado à pressão e não convive com essa pressão, não serve para o futebol. Convivemos diariamente com isso, seja perdendo ou ganhando. Nos acostumamos a trabalhar sempre da mesma maneira, focados no projeto, focados no elenco. A pressão virá em todo momento, isso é normal, mais ainda um clube que está precisando voltar a posição que merece no ranking da CBF. A pressão é dia após dia e realmente não nos focamos tanto nisso. Trabalhamos para que os jogadores sintam o menos possível a pressão.

O Leão volta a campo neste sábado (27/04), a partir das 19h30, para enfrentar o Athletic (MG), na Arena Sicredi, em São João Del Rei (MG). O jogo é válido pela 2ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.

O Liberal, 21/04/2024

15 COMENTÁRIOS

  1. Pois é, Morínigo, nao resistir, nao sabe o porque o Remo esta nessa situação, é precisa interagir mais. No baena existe panela para todos os gostos, do baixo clero a cardeis e de vez enquanto sai umas paneladas, ai meu, ja sabes o resultado. E ao Ribamar e Ronald, hoje so marreta é o que pouco resolve, se liga na elegancia do Dr. Socrates, na malandragem do baixinho Romario, e olha que os caras foram de epocas que a marreta era lei.

    • Morígno tu escalaste mais uma vez errado o time no primeiro tempo, colocaste sheldon na defesa, cachoeira de volante, filipinho de centro avante e silas muito ruim. Os neurõnios do teu cérebro pegou fogo e o Remo pegou o primeiro cacete rumo a série D. Trágico.

  2. Será? Que em 2024 vamos sair dessa série C, já começamos com derrota no Baenao. As 2 partidas são fora, Será que trás menos 3 prontos, Só espero que esse final de filme não seja o mesmo ɖo ano passado.

  3. Será? Que em 2024 vamos sair dessa série C, já começamos com derrota no Baenao. As 2 partidas são fora, Será que trás menos 3 pontos, Só espero que esse final de filme não seja o mesmo ɖo ano passado.

  4. Muitos torcedores chatos nesse espaço que se chama Remo 100%,parecem mais torcedores da mucura,criticam mais do que torcem,o Remo perdeu para o Volta Redonda injustamente,foi muito melhor,achatou o time adversário e perdeu por uma infelicidade do futebol,o Remo foi prejudicado novamente por um árbitro que deixou de marcar um pênalti claro em Ribamar no final do jogo,o camisa 10 dos anjos nunca poderia ser reserva nesse time é o melhor jogador do elenco perdendo apenas para o Janderson,acho que o técnico errou na escalação inicial mas corrigiu no segundo tempo e Silas é melhor como meio campista e não de centro avante,vamos ter de recuperar os pontos fora de casa,o importante é pontuar sempre.

  5. Paraguaio fdp não fica mexendo toda hora no time a culpa pela derrota foi tua. Porra o Natan e o Cilas de centroavante tá de brincadeira. Não pega corda sobre o que falam sobre o Ribamar ou promova logo o Kanu. Tem que ter um time titular e o Bispo? Suou nos 4 RexPa fez gol e tudo aí vai pra reserva? A tua cabeça e complicada. O que podemos esperar nessa saida pra jogar duas fora?

    • Quando o treinador não mexe reclamam quando mexe reclamam. Vai entender, vamos confiar o treinador e Bom, mas essa de colocar o Silas de centroavante não colou.

  6. Este treinador não sabe e de nada de futebol tá queimando o echapora se eu fosse ele já mandava o treinador ir casa coquinho da onde ele veio echapora e melhor do que esses que estão ai

    • Impressionante! Aqui tem de tudo, técnicos de futebol, Mucuras disfarçadas, cegos e críticos de plantão. O que não entendem é que nosso time é limitado, mas esforçado, que precisa treinar chutes a gol e outro fundamentos para tentar fazer um bom papel na competição, claro que novas contratações e dispensas cairiam bem, mas tem que ser logo para o técnico poder montar um time titular de verdade, sem invenções.

  7. O Leão vai duelar contra adversários decididos e contra erros de arbitragens, não podemos esquecer que o Leão também duelará decidido e no meu posto de vista basta fazer o gol da maneira mais simples e defender com mais seriedade que chegaremos aos 30 pontos. È preferível chegar aos 30 pontos sem gols de efeito visual do que chegar aos 22 pontas só com gols de bicicleta. No momento o importante é garantir os 30 pontos para passar de fase.

  8. Gosto de vc Norinigo, mas me desculpe, vc falou q o Remo perdeu o jogo por causa do primeiro tempo….mas VC escalou mal o time , então o culpado do primeiro tempo foi vc. Colocou Sillas de centroavante pq vc não confia no Ribamar e o cara não fez nada , perdeu gol e ficou até o meio do segundo tempo. Botou Pavani de meia de ligação tendo um de ofício notando ( Matheus) e no final como volante além de ele não marcar aí da fez gol contra. Manteve Nathan e Ícaro. E os 2 novos jogadores: Joao é outro Renato da vida e o Cacheira é para compor elenco… não para serem titulares. Pelo menos vc mudou no segundo tempo e o time melhorou…mas vc co tinha apostando no Ribamar q perde gol todos os jogos. Vc já tem um tempo de casa Morinigo, já deveria saber com quem pode contar..na erre nas escavações.
    Ah, não diga q não tem opção de atacante: Kd o Kanu?…e falar o q de Jaderson, o garoto é onipresente..marca, arma, corre, faz Gol e a maioria das outras chances de gol foram em chutes dele q o goleiro salvou… goleiro q não temos pois mesmo sendo contra a cabeçada, ela foi encima do Rangel q nao conseguiu espalmar para fora.

  9. O Remo quando nao perde para jogador, perde para tecnico, muira imbecilidade desse treinador, o time joga quatro jogos com o paysandu com um grupo de jogadores, e no inicio da serie c poem outros, bebeu muita cachaça, e claro q o time vai ficar desarrumado, já vi esse filme, prepara outro treinador e o bolso, porque quando vejo um tecnico inventar, poem Matheus Anjos no banco, Silas de centroavante, caramba seria mais coerente colocar o mesmo time para jogar “burro”.

  10. Espero Chegar aí ao teu Conhecimento:
    Ontem Tec.Morinigo, fostes
    “O Professor Pardal”…

    Só para testar Nossos Nervos(NACAO AZULiNA), já Não basta ! Sob teu Comando:
    A perca da Copa Verde e PARAZAO !

    Tinhas que experimentar por Exemplo:

    O tal de Cachoeira, QM e esse cara ? Chega e já e titular, e combinado com Executivo ? e empresário do(s) jogador(s) e no lugar do RONALD, MELHOR contra o rival,

    Eu, te pergunto: ? Gustavo MORiNiGO…

    O que esses…que acabaram de Chegar ? Tem de MELHOR que a prata-de- Casa, que estão na LUTA todo dia, e merecem também hum lugar ao SOL,

    Vás repetir toda mazela do Ano passado ?…

    Enfim: lambança em CiMA de lambança, deu no que deu,

    Abre teu Olho ! Presidente, Diretoria, tec.Gustavo MORiNiGO e toda sua comissão técnica…

    ..(((…NACAO AZULiNA !!! Saudações ! CLUB do REMO, LEAO AZUL do NORTE !!!…)))…

  11. Realmente Djr,em.minha opinião,ele.errou na escalacao inicial do Time,tanto que após as mexidas,o Time subiu de produção, pressionou o adversário e merecia o empate se não fosse a SACANAGEM da arbitragem,que já se tornou RECORRENTE contra o Rei Da Amazônia.Vamos em frente,nada está perdido,precisamos melhorar!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui