Remo 1x3 PSC (Rafael Paty)
Remo 1x3 PSC (Rafael Paty)

Um Re-Pa valendo título, com muita emoção e polêmica. Assim foi o jogo entre Remo e Paysandu que decidiu a Taça Estado do Pará, que equivale ao segundo turno do Campeonato Paraense. O Leão superou novamente as adversidades de salários atrasados e conquistou o título, ficando a uma partida de conquistar a tão sonhada vaga para a Série D do Brasileirão.

Os gols da partida foram marcados por Rafael Paty, aos 20 minutos, após boa jogada entre Eduardo Ramos e Sílvio; e Aylon, aos 24 minutos do primeiro tempo, completando bom cruzamento de Romário. Na etapa final, logo aos 23 segundos, Paty colocou o Leão novamente a frente do placar e garantiu a vitória.

Apesar de ser o quinto Re-Pa do ano, o treinador Cacaio conseguiu proporcionar uma surpresa para Dado Cavalcanti. Em vez de Ratinho, ele optou pela entrada do garoto Sílvio, que entrou para atuar nas costas de Yago Pikachu. A aposta deu certo e, aos 20 minutos, Eduardo Ramos conseguiu excelente arrancada, deu grande lançamento para Sílvio, que tocou para Rafael Paty apenas completar e abrir o placar.

O gol deixou o jogo mais elétrico e, quatro minutos depois, os bicolores deram a resposta. Romário cruzou na cabeça de Aylon, que deixou tudo igual no Mangueirão. Na outra metade do primeiro tempo, apesar do esforço, nenhuma equipe conseguiu chegar com muito perigo ao gol adversário.

Na volta para o intervalo as duas equipes vieram com mudanças. No Remo, Levy entrou no lugar de Bismark. Já no Paysandu Carlinhos deu lugar para Leandro Carvalho, com o time tendo três atacantes e três volantes.

Foram precisos apenas 23 segundos para todo o cenário mudar. Rafael Paty aproveitou bobeada da defesa bicolor, que não afastou o perigo, e chutou da entrada da área para fazer o segundo dele no jogo.

Depois de 23 minutos, o comandante bicolor resolveu consertar o que havia feito e colocou o meia Leandro Canhoto no lugar de Ricardo Capanema. Do outro lado, por lesão, Paty, o nome do jogo, saiu para entrada de Val Barreto, enquanto Sílvio foi substituído por Ratinho, pelo mesmo motivo.

A cada minuto que se passava a tensão ia aumentando e a emoção também. Até que, aos 38 minutos, Pikachu recebe lançamento, invade a área e acaba derrubado pelo goleiro Fabiano, mas o árbitro acusa simulação e dá cartão amarelo ao atleta. Revoltado, lateral reclama bastante e acaba expulso. Com um a mais, o Leão soube segurar o jogo e conquistou o título da Taça Estado do Pará.

Agora, o Remo vai enfrentar o Independente na grande final, a Taça Açaí, que está marcada para acontecer no dia 03/05, no Mangueirão, em Belém. Já o Paysandu passa a focar na Copa do Brasil e Série B do Brasileirão.

Globo Esporte.com, 26/04/2015