Cacaio
Cacaio

Desde que assumiu o comando técnico do Clube do Remo, no dia 30/03, Cacaio tem feito um trabalho aplaudido praticamente por 10 em cada 10 azulinos. É inegável que a presença dele no Baenão transformou o elenco em sua totalidade, devolvendo a confiança perdida e uma incrível marca de jogos com resultados positivos.

Em 8 jogos sob o seu comando, o Leão perdeu apenas o primeiro. Diga-se de passagem, a derrota foi para o maior rival, em um jogo onde o plantel estava totalmente desfalcado, sem peças de reposição e um desgaste físico irritante. Ainda assim, o Remo perdeu de cabeça erguida e ali iniciava a mudança que já daria fruto no jogo seguinte, contra o Paragominas, no dia 12/04. Veio a primeira vitória, por um humilde placar de 1 a 0, mas fora de casa. A partir daí, o técnico comandou uma verdadeira revolução no modo de jogo da equipe.

Estabeleceu-se uma tática de jogo, composta basicamente por atletas de sua confiança e garotos da base. Os “importados” indicados por Zé Teodoro, antecessor de Cacaio, foram aos poucos passando para a reserva devido a baixa qualidade técnica. O emocional dos atletas também mudou e a união do grupo passou a ser evidente e clara, mesmo com a crise dos salários atrasados afetando a relação deles com a diretoria.

Aos poucos, o Remo foi embalando em uma velocidade surpreendente, ao ponto de entrar com a mesma força em duas competições simultâneas e só não avançar na Copa do Brasil por falta de sorte. Ainda assim, o Leão fez bonito no Paraná, contra o Atlético (PR) e por pouco não trouxe a classificação nos pênaltis, depois de um empate em 1 a 1.

“Não tem segredo. Converso com eles e digo que eles precisam fazer o que sabem, que é jogador bola. Pegamos um grupo bem diferente deste, principalmente no lado emocional, e fizemos com que eles colocassem na cabeça que cabe a eles tirar o time dessa situação para que a cobrança seja legítima. Graças a Deus, eles entenderam e o resultado está aí para todo mundo ver”, revela o técnico, que nos últimos anos tem feito trabalhos elogiados em outros clubes, como Tuna Luso, Paragominas e Cametá.

Diário do Pará, 03/05/2015