Regata
Regata

O campeão voltou! O grito de guerra embalou as comemorações da torcida azulina na manhã de ontem, 14/09, no Ver-o-Rio, após a conclusão da prova 8 Gigantes Máster C – 1.500 m, vencida pelos atletas remistas. A disputa foi apertada, um bico de barco definiu a vitória do Remo sobre o Paysandu.

Com o resultado, a equipe azulina arrancou um empate com o rival bicolor, com 5 páreos ganhos para cada lado, e foi considerada campeã da 3ª regata, graças ao maior número de segundos lugares obtidos ao longo da competição – foram 5 no total, contra 2 dos bicolores.

Apesar do resultado, a liderança do Campeonato Paraense de Remo continua nas mãos do Paysandu, agora com 17 primeiros lugares. O Remo tem 13 e a Tuna, 3. A decisão do título será dia 30/11, na quarta e última etapa do calendário.

A regata de ontem, na orla do Ver-o-Rio, contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Remo (CBR), o catarinense Edson Altino Pereira Júnior, que atuou com árbitro geral. “Estou surpreso com o número de pessoas aqui. Não pensei que o remo fosse tão popular em Belém, mas foi uma grata surpresa. O esporte náutico paraense está de parabéns”, avaliou.

Nem tudo foi calmaria. No sexto páreo Single Skiff masculino sênior, a Tuna, por meio do diretor Marcos Moraes, questionou a vitória azulina. Para ele, o barco tunante cruzou na frente. Para a Federação, o barco azulino foi o primeiro. “Faça seu protesto por escrito”, disse o juiz ao diretor tunante.

A festa azulina ficou completa por conta da conquista do troféu Carlos Alberto da Silveira (Azulino), ex-diretor náutico do Leão Azul, homenageado pela Fepar. Em 20 anos no comando da garagem náutica, Carlos Alberto faturou 9 títulos estaduais.

Na hora da comemoração, os reforços argentinos que chegaram ao Paysandu não foram esquecidos. “Ganhamos da Argentina, agora pode vir Alemanha, Holanda, que a gente fatura”, brincou Hermes Tupinambá, diretor do Remo.

Para Jacaré, a vitória no 8 Gigantes azulino foi uma resposta aos rivais, que já comemoravam o título. “Quem morre de véspera é peru. Aqui somos Leão! Leão Azul! Estávamos engasgados com eles (Paysandu), mas mostramos a nossa força, a nossa qualidade ali, nos mil metros”, comemorou.

Amazônia, 15/09/2014