Regata
Regata

Um impasse entre a Federação Paraense de Remo (Fepar) e o Leão Azul deve atrasar a definição do calendário de 2014. A Fepar pretende diminuir o número de provas do campeonato, mudança que o Remo não aceita.

No último sábado, o presidente da Federação, Luizomar Costa, apresentou a proposta durante uma reunião com representantes dos clubes no Iate Clube. Segundo o texto, o campeonato passaria a contar com 4 regatas, e não 5 como acontece hoje. A ideia, disse ele, é que os clubes reduzam seus gastos.

A justificativa não convenceu o representante do Remo, Raimundo Nonato Araújo, que rejeitou a proposta e pediu nova reunião para tratar o assunto. O encontro foi marcado para a manhã de terça, 04/02, no mesmo local, às 09h. Na noite anterior, no entanto, a Fepar cancelou o encontro, alegando que o Iate não havia cedido o espaço, o que foi negado pelo coordenador da marina, segundo Raimundo Araújo.

Para o dirigente azulino, o propósito da Fepar é prejudicar o Remo. “O Remo venceu 13 das 15 provas que ele quer tirar do calendário. Isso não faz sentido. O Remo aprova a inclusão de provas, não a exclusão, principalmente agora que muitos jovens estão praticando o remo como esporte de competição”, disse.

De acordo com Araújo, a proposta vai de encontro ao acordo firmado entre os clubes e a Federação, que impede alterações no calendário por 3 anos. “Começou em 2012 e termina agora, em 2014, quando se encerra também o mandato dele (Luizomar). O Remo quer que seja cumprido o que foi previamente acordado em 2011, apenas isso”, contou.

Luizomar se defende das acusações e afirma que o calendário proposto foi aprovado pela maioria dos votantes do conselho técnico da Fepar. “São três clubes na competição: Remo, Tuna e Paysandu. Os dois últimos são favoráveis à mudança, portanto o Remo é voto vencido”, explicou o dirigente, que vê uma competição com 5 provas em ano de Copa do Mundo como algo impensável. Ele também negou qualquer vontade de prejudicar o Remo.

“Liguei para todos os clubes para informar sobre o cancelamento da reunião de terça-feira. Dei o recado ao filho dele. Não houve qualquer intenção de prejudicar o clube”, disse. De acordo com Luizomar, a primeira regata do campeonato será disputada dia 23/03.

Amazônia, 06/02/2014