Juan Carlos Osorio foi finalmente apresentado pelo Remo. Em entrevista concedida no CT do Retrô (PE), ele revelou as bases de sua metodologia de treinamento. Reafirmou a preferência por treinos com bola e a insistência com planos táticos.
À torcida, o técnico deixa claro que vai se empenhar em montar um time competitivo para a Série A.
Afirmou que sua metodologia eclética, que une conceitos estruturais do futebol espanhol e o trabalho analítico dos treinadores portugueses, implica em priorizar ações de treinar o jogo todos os dias, a fim de motivar a evolução individual e coletiva do elenco.
Acima de tudo, o jogo de pegada ofensiva é a prioridade. Para um campeonato nacional tão difícil quanto o Brasileirão, Osorio planeja 2 ou 3 estruturas de times diferentes para enfrentar as exigências de uma competição tão longa e seletiva.
Com isso, ele confirmou tudo o que já se sabia a respeito de suas ideias. O Remo vai conhecer Osorio na prática. Aliás, já está conhecendo, a partir dos primeiros treinos da pré-temporada. Ele dividiu o elenco, atualmente formado por 29 atletas, montando 2 times para treinos diários.
Não fica naquela prática mais ou menos manjada de rodinhas de bobo ou treino alemão em campo reduzido e trave de brinquedo. Osorio põe os times para jogar de verdade. É uma forma de acelerar o processo de conhecimento quanto às características dos jogadores.
Alguns recém-chegados começam a ser observados a partir de agora, com destaque para o volante Patrick de Paula, uma aposta ousada do Leão levando em conta o currículo recente do jogador. De contratação mais cara do Botafogo (RJ) em 2023, virou peça descartável nos anos seguintes.
Estava no Estoril (Portugal) – onde teve passagem apagada – e agora terá no Remo uma das últimas chances de mostrar o bom futebol que exibia no início da carreira, no Palmeiras (SP).
Outra aposta azulina é o centroavante Carlinhos, 28 anos, que estava no Vitória (BA), onde marcou 4 vezes em 23 jogos. Após ser revelado pelo Corinthians (SP), ele passou por vários times e se destacou no Nova Iguaçu (RJ), em 2024, sendo logo contratado pelo Flamengo (RJ), mas não vingou e foi cedido ao Vitória (RJ) e agora chega ao Remo.
Blog do Gerson Nogueira, 09/01/2026


