O executivo de futebol Marcos Braz demonstrou preocupação ao comentar o polêmico acúmulo de jogos do Leão neste início de temporada. O foco da atenção recai sobre a Federação Paraense de Futebol (FPF) e a falta de flexibilidade da entidade para promover ajustes de datas, especialmente com o time azulino tendo compromissos marcados para os dias 03/02 e 04/02.
Para Braz, o planejamento do Remo, assim como o calendário dos torneios, deve priorizar o cenário nacional. O executivo foi enfático ao afirmar que as competições estaduais, embora tradicionais, ficam em segundo plano diante de datas escolhidas pela CBF para a Série A do Brasileirão.
“O Campeonato Brasileiro se sobrepõe aos torneios estaduais, independentemente do Estado do Brasil. Se entenderem que a FPF não pode trocar as datas, não sei como farão. No meu entendimento, é importante para a Federação ter um clube na elite do futebol brasileiro. Acho que o que puder ser feito para ajudar, deve ser feito, mas se não houver data, paciência”, disparou.
O conflito de datas no calendário do Remo ocorrerá no início de fevereiro. Segundo a tabela divulgada pela FPF, o Leão enfrenta o Águia de Marabá, no dia 03/02, pela 3ª rodada, em Belém. No dia seguinte, no entanto, os remistas voltam a entrar em campo pela 2ª rodada da Série A, enfrentando o Mirassol (SP), no Mangueirão.
De acordo com Ricardo Gluck Paul, presidente da FPF, a entidade queria que o Parazão começasse mais cedo, na primeira semana de janeiro, justamente para evitar conflitos com competições nacionais, como a Série A. No entanto, os clubes preferiram adiar o início do torneio, causando conflito de datas em jogos do Remo.
Confira os primeiros jogos do Remo na temporada 2026:
18/01 – Remo 2×1 Águia de Marabá – Super Copa Grão-Pará
24/01 – Remo × Bragantino – Parazão
28/01 – Vitória-BA × Remo – Série A
31/01 – São Francisco × Remo – Parazão
03/02 – Remo × Águia de Marabá – Parazão
04/02 – Remo × Mirassol-SP – Série A
08/02 – Paysandu × Remo – Parazão
11/02 – Atlético-MG × Remo – Série A
O Liberal.com, 19/01/2026



Só com essa Federação amadora que acontece esses fatos, não serve pra nada, aliás só serve para proporcionar despesas altíssimas para os clubes e principalmente para o Leão…mucurento dá teu jeito, teus pulos e te vira!