Pouco mais de 2 meses separam o Remo da estreia na Série A. Tempo apertado para a reengenharia do futebol azulino em dispensas, contratações, pré-temporada e ajustes do time.
O Remo tem mais a fazer que os concorrentes, mas também com um tempinho a mais. Os jogadores remanescentes já poderão voltar ao trabalho no dia 26/12, enquanto aqueles que vierem de times da Série A só poderão retomar atividades no dia 08/01, por causa das férias dos atletas.
Pelo menos parte do elenco remista vai estrear na Série A com 2 semanas a mais de preparação, que podem render alguma vantagem dentro de um planejamento estratégico, que certamente está sendo pensado no Leão.
Atravessou antes de chegar
Revelação de bastidores! O meia Nathan “Pescador” chegou a fechar negócio com o Paysandu, contratado por Carlos Frontini. De repente, o então executivo bicolor foi surpreendido com a notícia da contratação do atleta pelo Remo. Uma travessia à distância!
Na coletiva de apresentação no Baenão, Nathan disse que não teve o que pensar ao receber telefonema de Marcos Braz, chamando-o para jogar no Remo.
Aquela ligação mudou o rumo e o destino do atleta na temporada. Foram apenas 10 jogos e 1 assistência com a camisa azulina, mas Nathan fugiu de um rebaixamento e acrescentou a glória de um acesso ao currículo.
Caminho inverso
Inversamente à história de Nathan, o zagueiro Léo Coelho foi para o Amazonas (AM), quando chegou a fechar com o Remo.
O também zagueiro Victor Mendes, paraense, ex-Fluminense (RJ), treinou no Leão enquanto cumpria suspensão por envolvimento com a máfia das apostas, mas preferiu a Ferroviária (SP), rebaixada.
Além deles, o técnico Daniel Paulista e o executivo Sérgio Papellin, que largaram o Remo pelo Sport (PE) e pelo Fortaleza (CE), respectivamente, também devem ter do que se arrepender.
Acessos
O Remo, que vai para sua 17ª participação na Série A, conquistou o 6º acesso no Campeonato Brasileiro – 1989, 1992, 2005, 2015, 2020, 2024 e 2025.
Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 26/11/2025


