Braian Cufré – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Braian Cufré – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Foram muitos os “nãos” recebidos pelo Remo no mercado brasileiro por causa dos 95 mil quilômetros a serem percorridos na Série A, em uma sucessão de viagens longas e desgastantes, provocadas por uma logística sacrificante, mas que os “gringos” nem questionam. Por isso, no Baenão já se fala espanhol tanto quanto português.

O jogo ofensivo de Juan Carlos Osorio casa bem com o perfil dos sempre aguerridos importados sul-americanos. O grupo em formação está fadado à sintonia com o comandante colombiano, mas o time imaginado vai demandar tempo para se configurar.

Até lá, terá que haver paciência e compreensão, diante do potencial e do esforço dos profissionais azulinos. O primeiro grande teste, em Salvador (BA), contra o Vitória (BA), mostrou o tamanho do desafio de Osorio e quanta resiliência terá que haver na torcida.

¿Hablas español?

Por falar espanhol, o auxiliar técnico Flávio Garcia virou um facilitador de comunicação no Baenão, principalmente para o técnico Juan Carlos Osorio. Assim, Garcia vai ganhando mais espaço do que poderia imaginar na comissão do colombiano.

Meteoro

Novo goleiro do Remo, Ivan surgiu “meteoricamente”, já chegando à Seleção Brasileira, como atleta da Ponte Preta (SP), indicando que seria referência da sua geração, mas não se estabeleceu. Ele, Alef Manga e Patrick de Paula são 3 cartadas de “resgate” no Leão.

Clima

Já entramos em clima de Re-Pa, embora o meio da semana ainda reserve os jogos do Remo contra Mirassol (SP) e Águia de Marabá, em dias seguidos, com o Leão usando times alternados, além do duelo bicolor contra a Tuna.

Há risco de este Re-Pa de domingo (08/02) ser o único do ano, muito importante para a afirmação do vencedor, já que ambos são times em reconstrução.

Estreias

O português João Pedro foi o único gringo que entrou em campo pelo Remo na partida contra o Vitória (BA). O colombiano Victor Cantillo esteve em Salvador (BA), mas ficou no banco.

A “tropa” estrangeira vai ser acionada conforme os avanços de rendimento físico e adaptação ao modelo jogo.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 01/02/2026

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui