O Remo briga na parte de cima da tabela da Série B e busca o retorno à Série A após 30 anos. Para comandar a equipe, a diretoria azulina apostou em um técnico de fora do país, o português António Oliveira, de 42 anos, com passagens por Athletico (PR), Cuiabá (MT), Corinthians (SP) e Sport (PE), além ter sido treinador do Benfica (Portugal).
O treinador azulino falou sobre sua chegada ao Baenão, formas de trabalho, contratações, ídolos no futebol e sobre a experiência em treinar um clube do Norte do Brasil.
O que te motivou a aceitar o desafio de comandar o Remo neste momento da sua carreira? Como tem sido a adaptação ao clube e à cidade nesses primeiros dias?
Aceitei o Remo pela grandeza do clube, da paixão desta torcida e no potencial que há aqui. Não vim fazer turismo. Vim porque sinto que há espaço para construir algo sólido. A adaptação tem sido rápida e os jogadores estão focados e acreditam. Senti-me acarinhado como em casa. As pessoas são boas e quando a gente respeita o lugar onde está, ele começa a nos acolher.
Em poucos dias, você já encarou um clássico Re-Pa. Como foi viver essa experiência logo de cara?
Consegui entender de verdade o que o futebol representa aqui. A intensidade, a emoção, a responsabilidade, tudo elevado ao máximo. Foi como entrar em um palco onde a margem para erro é zero, a exigência é grande e nos obriga a evoluir rápido.
Antes da partida contra o Athletic (MG), você vivia uma marca pessoal negativa, de 12 partidas sem vencer. Como foi lidar com isso e quais foram os principais ajustes feitos entre a derrota para o Paysandu e a vitória sobre o Athletic (MG)?
A estatística pode contar um número, mas ela não conta o contexto. O futebol não é só vencer, é sobre entender por quê não se vence. Nunca deixei de trabalhar, de estudar, de ajustar. No Re-Pa, ainda estávamos a assimilar ideias. Contra o Athletic (MG), já vimos um esboço de identidade. Mais do que a vitória, vi resposta emocional do grupo e isso, para mim, é um bom sinal.
Em que estágio você acredita em que o elenco está, em relação à assimilação da sua proposta de jogo?
Estamos no início de um processo. O mais importante agora é criar um grupo coeso e bom. Isto leva tempo, mas vejo o grupo comprometido, focado. Há escuta, há entrega e há compreensão. No futebol, é o começo de tudo.
O Remo teve o retorno do volante Jaderson diante do Athletic (MG), que melhorou bastante o desempenho do time e foi importante na virada azulina. Qual a importância do atleta para a equipe?
Feliz, acima de tudo, pelo regresso do Jaderson à competição. Quero os jogadores com saúde e disponíveis. Todos são importantes e o rendimento diário e em competição de cada um serão determinantes e responsáveis para as minhas escolhas.
Está chegando a janela de transferência e o Remo briga pelo G4. Como será essa janela? Já solicitou algum nome?
Não se trata apenas de pedir nomes. Trata-se de entender o que o grupo precisa para evoluir. A janela tem de ser inteligente, não impulsiva. O clube sabe o perfil que procuro – jogadores com caráter competitivo, inteligência tática e fome de vencer. Se vierem reforços, não é para completar o elenco, mas para elevar o padrão.
Seu pai enfrentou o Remo como jogador. Que peso simbólico essa história familiar tem na sua relação com o clube?
Para mim, isso tem um significado bonito. A vida dá voltas e hoje estou aqui a representar um clube que enfrentou o meu pai. É quase como fechar um ciclo, mas isso não me dá privilégio, dá-me responsabilidade de honrar o nome que carrego e, agora, de escrever minha própria história com a camisa do Remo.
A chegada de muitos técnicos portugueses ao Brasil é grande. Como você avalia esse fluxo? Quais características que vocês possuem e que não é encontrada nos brasileiros?
Não vejo isso como uma questão de nacionalidade, mas de mentalidade. Respeito muito o treinador brasileiro. Têm sensibilidade, leitura emocional e coragem. O que talvez diferencie alguns técnicos, sejam eles de que nacionalidade forem, é foco e vontade de vencer e, principalmente, ter a humildade de aprender.
Que técnico ou filosofia te inspira no dia a dia como treinador?
Guardiola, sem dúvida. Não só pelo jogo posicional, mas pela forma como pensa o ser humano dentro do futebol. Ele não treina jogadores, ele transforma ideias em comportamento coletivo. Também aprendo muito com Ancelotti, pela capacidade de gerir equipes com serenidade. No fundo, minha inspiração é clara. Quem joga bem, pensa bem. Quem pensa bem, ganha com constância.
Qual a mensagem que você deixa ao torcedor remista neste início de caminhada?
Apoio! Apoio nos momentos maus e bons. Se criticar ou xingar a própria equipe, é como apoiar o adversário. Trabalho todos os dias como se cada treino fosse uma final. O Remo merece uma equipe com identidade, com coragem e que represente as cores com alma. Juntos, vamos construir isso. Quando houver tropeços, estejam conosco e prometo que a resposta será sempre com trabalho e dignidade.
O Liberal, 05/07/2025
Remo 100% e o pH? Eu já fiz essa pergunta mas não coseguir ver a resposta devido muitas matérias, o técnico não encherga ele? O janderson não está bem faz tempo.
PH já está liberado pelo DM, agora tem que mostrar serviço nos treinos pro portuga notar ele.
BURRO! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!!
BURRO! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!!
BURRO! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!!
BURRO! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!!
BURRO! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!!
BURRO! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!!
BURRO! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!!
BURRO! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!!
BURRO! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!!
BURRO! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!! BURRO!!
É ISSO CAMARADA ESTE PORTUGUÊS NÃO FOI, NÃO É E NUNCA SERÁ TREINADOR DE FUTEBOL A PROFISSÃO CERTA PRA ELE VENDEDOR DE BACALHAU DE LISBOA.
Treinador fraco! Perdeu para mucura de forma ridícula! Não ganhou do Cuiabá desmontado por apostar em chutão para frente e chuveirinho na área! Vai ficar dependendo o resto do campeonato de falhas das zagas adversárias! Vejo o Remo subindo somente por milagre, aos poucos ele tira um time que era dificilmente batido para um time que dificilmente consegue ganhar, mesmo com adversários muito inferiores
“Estamos no início de um processo”….”Isto leva tempo”…Não Oliveira, não temos esse tempo pata se ajustar só seu modelo de jogo, estamos no meio do Capeonato já…qdo vc vai ajeitar o grupo, no final???, aí é fora!!!, ainda boto na tecla de q antes estava funcionando, pq mudar?, deixe seu ego de lado e apenas aprimore o q estava dando certo.
Só quero comentar uma coisa mais: Ontem qdo criticado pela torcida por ter jogado (mto) mal a partida, como sempre, o Vizeo caçou da torcida batendo irônicas Palmas…isso mostra o quão está dedicado e comprometido com o clube e o quanto dá valor a nossa torcida ( q está certa por sinal )…..mas tb, pq se preocupar?, ganha 200k por mês e tem contrato d 2 temporadas, jogando bem ou mal…então foda-se a torcida não é Vizeo?
Você tem que aprimorar a parte física deste elenco e tatico tambem;nosso meio NADA CRIA,isolando os atacantes o que acaba por queima-los com a Torcida.Pense nisso,treine bolas paradas,pois elas decidem uma partida.Ate nossos escanteios são mal batidos!
Ais a parte fisica vai ficar dificil pq nao vamos ter mais nenhuma intertemporada como teve o Paulista q aproveitar para melhorar a peesima condicao fisica q o Remo tinha,,,,se assim ta ruim, naquele tempo tava pior, entao vamos ter que ir com o que o Paulista conseguiu. quanto os atacanete e o meio, isso ocorre pq , nao minha opiniao por ego, burrice ou mero desconhecimento tecnico mesmo, o Oliveira mudou o esquema de jogo do Leao…antes o Paulist por ver que o time é limitado tecnicamente, nao ter la esse preparo fisico, ter sido montado desiquilibrado e nao ter um meia armador, montou um esquema com 4 defensores, 4 marcadores no meio e 2 atacantes…ai baixou as linhas para comecar a marcar no meio campo e qdo tinha abola ja lancava o velocista q cruzava para o atacante fixo ficalizar. Ele acertou em cheiio no diagnostico, so nao contava que o centroavante fixo no Remo nao prestava: Vizeo e Ytalo ( lembra deke ), mas corrigiu rapido qdo percebeu e deixou o rocha como centroavante nao fixo metendo gols. Assim fomos ate lideres da competicao…AI chega o Oliveira e resolve mudar para um 4x3x3 em que o meio fica despovoado com 3 jogadores , sendo um deles o Pavani, e me bota 3 atacantes para tentar marcar la na frente sendo o Adailton que e velocista de um tempo so…so nessa armacao ele descompacta o time, detona fisicamente tb pq nao temos preparo fisico para esse modelo e ainda deixa buracos pp no meio e intermediaria , estourado tdo na defesa que ja nao e la essas coisas sem protecao, vide a avenida Marcelinho. Enfim, foi meio longo, mas essa e a explicacao.
Ganhando meio milhão por mês fica fácil se adaptar! Absurdo o Remo ter uma folha de 4,5 milhões e não conseguir ganhar da mucura que paga pouco mais da metade !
O time está derretendo ! Isso é claro! Não chegamos nem ao fim do primeiro turno e muitos já não possuem mais condições físicas.
Para aqueles que se recuperam de lesões sinto dizer mas dificilmente conseguirão permanecer em uma partida inteira e além disso correm um risco elevado de sofrerem novas lesões como aconteceu com o zagueiro Reinaldo e provavelmente acontecerá com outros. Então , ou o remo tenha um treinador de verdade que veja isso e saiba colocar os melhores jogadores do elenco mais preparados , um departamento médico que reabilite realmente o jogador e não o libere meia boca como se diz ou precisaremos de mais contratações pq se continuar assim vai cair mais e mais na tabela e esqueça série A
Não adianta ter o plantel a disposição, se não sabe e não é humilde em reconhecer que escala e troca mal pra c…….! Conclusão 20 mil vaias…eh portuga te orienta que tu não conhece nada do futebol do Norte…retranqueiro da porra! Vizeu e Pedro Castro leva contigo.
Ou muda dessa filosofia conservadora ou o time vai sofrer as consequências e com um grupo que é para brigar por acesso…exceto poucas peças que já deveriam pedir pra sair…Vizeu e Pedro Castro por exemplo.
A torcida azulina ovacionou o Português vrndedor de bacalhau de BURRO,BURRO,BURRO É O QUE ELE É… TONHÃO TENS QUE TE VESTIR DE MACHO E DEMITIR ESTE CARA HOJE POIS SE NÃO TOMARES ATITUDES SERÁ TARDE DEMAIS, ADEUS ACESSO. TREINADOR RUIM, FOI DETONADO NO SPORT, ATLÉTICO PARANAENSE, CORITIBA, CORINTHIANS.
Marcos Braz contratou este cara mais por amizade do que por competencia. lamentável.
Lista de despensa: PEDRO CASTRO, LUAN MARTINS, PEDRO COSTA, VIZEU….
Marcos Braz vizeste a maior lambança da tua vida futebolística ao contratar este VENDEDOR DE BACALHAU PORTUguÊS, AMIZADE FALOU MAIS ALTO DO QUE A COMPETENCIA.
ESSE PORTUGUES TA PERDIDO, INFELIZMENTE VAMOS SOFRER AS CONSEQUENCIAS DA BURRICE DESSE IMCOMPETENTE, DESSE JEITO TA FODA.
Tudo muito bonito, politicamente correto, mas treinador, ideias europeias pura, é para ambiente mais ou menos organizado, o que não vais encontra aqui, e principal no Remo. Melhor fazer um Blend, meti um Guardiola e Ancellote, mas como um pouco do Santana, vê primeiro o que tens. Os caras erram passe curtos, cruzamento e lançamento nem se falar, o goleador, para acertar um, tem perder uns dez, pelota na meiuca parece que vai quente, mano, Ancellote e Guardiola, não dá. E o que o cara falou ai encima, nem te stressa, está bastante magoado, agora, quando tiveres no mínimo, o time titular do Paulista e não evoluir, vai ficar difícil te defender. E o difícil, somos nós que criamos, olha o teu caso, olhou o Cuiabá como o mais difícil, pois é, agora, é a Chapi ficou muito mais, mais uma vez, é Brasil, Norte, tudo é para ontem, mesmo que não tenha se preparado para isto, o Cuiabá, era a tua gordurinha, agora, vai osso é pele e se perder, imagina o que vão te tirar, não tens gordura para bancar o paizão, e não funciona, agora, é treinador frio e com sangue nos pés olhos. E tem mais, a mucura te ajudou agora, a amenizou, parece bom, mas é, se ela continuar evoluindo, o caldeirão vai ser total, então fazo bacalhau e mostra a cabeça.
+ UM TREINADOR BURRO E TEIMOSO QUE VAMOS TER QUE ENGOLHIR ATÉ QUANDO, TOMARE QUE NÃO SEJA TARDE DE + O CARA TA PERDIDO, OUTRA DISSE QUE NAO DEZISTE FACIL DE JOGADOR ENTÃO VAI CONTINUJAR FAZENDO MERDA, JA DISSE TUDO.
3 jogos p Remo 2 em casa 1 derrota e 1 empate e 1 vitória fora de casa p individualidades do Pedro Rocha e o Rangel salvando atrás , dentro de casa tem que vencer, se for p empatar e perder dentro de casa o objetivo do clube que é brigar p subir vai p água abaixo, vai ser só p se manter na série B, Tem que ser sacado do time Vizeu, Adailton, Luan,Pedro Castro