Gustavo Morínigo – Foto: Thiago Gomes (O Liberal)
Gustavo Morínigo – Foto: Thiago Gomes (O Liberal)

Quando foi anunciada a escalação das equipes para a final do Parazão, notava-se no Paysandu a intenção clara de impor um jogo mais controlado a partir do meio-campo, formado por Val Soares, João Vieira e Robinho. No Remo, do meio para a frente, a escalação obviamente priorizou a parte ofensiva, com Jaderson, Giovanni Pavani e Sillas no meio, sem um volante de ofício. No ataque, Kelvin, Ribamar e Ronald.

Esperava-se mais ousadia na maneira de atuar do Leão, levando em conta as peças que Gustavo Morínigo escolheu. A ideia era explorar a transição rápida para vencer a lenta defesa adversária mas, na prática, isso só ocorreu por 4 vezes, esbarrando sempre na finalização deficiente.

Para sufocar de fato o adversário desde o começo, Morínigo deveria ter optado por Kelvin no lugar de Sillas e Kanu na função de Ribamar. São jogadores mais agressivos, ágeis e com maior poder de definição.

Além disso, havia o fator surpresa. Morínigo repetiu a mesma configuração dos 3 clássicos anteriores, facilitando o trabalho de Hélio dos Anjos para anular suas escolhas. Sillas não tinha atuado bem em nenhuma das outras partidas. Ribamar não marcou gol.

Ao trocar de centroavantes ainda no primeiro tempo, Morínigo deixou claro que não estava satisfeito com o desempenho de Ribamar. A opção por Ytalo fez com que repetisse um erro frequente. Tirou um atacante de força na área e colocou um substituto sem explosão, tornando o trabalho defensivo dos bicolores mais tranquilo.

Sem um atacante rápido na área, fica tudo mais difícil para o tipo de jogo que o Remo optou por fazer, de cruzamentos e bolas enfiadas para os pontas e laterais. Kanu teria sido uma escolha mais coerente.

Talvez não fosse suficiente para ganhar o jogo e o título, mas certamente daria ao time uma presença de ataque mais insinuante e agressiva. Ironicamente, Kanu acabou entrando no final da partida, mas para ajudar no combate de meio-campo, longe da área adversária.

O Leão volta a campo neste sábado (20/04), a partir das 17h, para enfrentar o Volta Redonda (RJ), no Baenão. O jogo é válido pela 1ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.

Blog do Gerson Nogueira, 15/04/2024

31 COMENTÁRIOS

  1. o treinador do remo tem q usar mais os meninos da base no o kanu joga mais q esse Ribamar e ítalo o remo deveria dispensar os 2 pois serie c e força e manha p q conhece.

  2. o treinador deve usar o kanu como centro avante pois esse Ribamar ja mostrou ineficiência p fazer gol esse ítalo e muito fraco sem explosão de jogada concordo c a opinião de Gerson Nogueira.

    • Eu colocaria kanu no meio,Ribamar na direita no lugar do Kelvin,tiraria Silas e botaria marco Antônio no meio que tem as mesmas características.
      Ribamar apesar de sua ineficiência em fazer gols,vai ser mas útil,é brigador,dá trabalho para defesa,ajuda na marcação,já ítalo em campo,o remo vai ter que correr por ele,ele vai ter que ser homem gol do clube,se nao vai ficar difícil manter ele no elenco com essa lentidão.
      Série C e muito brigado,força física,muita correria e pra mim ítalo não se encaixa.
      Atacante hoje que n ajuda na marcação ta fods.

  3. Pô! A torcida do Remo tem que deixar de achar que o Remo é o maior do mundo. O Remo com o Morínigo está melhorando muito, com poucos ajustes ou contratações, principalmente um centro-avante que preste, está pronto para ter um um bom desempenho na C e conseguir o acesso. Esses safados da imprensa bicolor já conseguiram o estadual, a final da copa verde e agora a ordem vai ser desestruturar o Remo para o brasileiro. Já começaram a fritar o treinador. Abram o olho torcedores do Remo. O trabalho do Morínigo está sendo muito bom e o ontem o Remo no primeiro tempo deu um passeio no payssandu, assim como no primeiro jogo da copa verde e poderia ter feito os resultados só nesses jogos. Não fez, perdeu gols! Acontece! Mas, envolveu o adversário e fez boas partidas. Pô! Abram os olhos!

    • Concordo com você em todos os sentidos e tem mais, porque a imprensa na pede jogador de base na mucura, só no Remo, jogador de base é pra se fazer dinheiro vendendo e não para formar elenco.
      Todos Santos, Cruzeiro, foram jogar com base foram rebaixados.
      Vivo futebol ativamente, durante 60 anos, torcendo, apitando e voltando a torcer, posso afirmar, o Remo precisa de algumas peças de reposição para fazer e ganhar essa série C.

  4. Quando o remo contratou ribamar e ítalo-brasileiro, critiquei,pois eu sabia as características dos dois, o primeiro não faz gol , o segundo já aposentado. Fui chamado de mucurento. São pouquíssimos os jogadores do atual elenco que têm condições de disputar a série C, menciono Ronaldo, Kanu e jaderson, o resto pode mandar embora, inclusive o goleiro, e fazer boas contratações, caso contrário, será mais um ano na série C. Diretoria estilo Fábio bentes.

  5. Discordo, o Kanu teve apenas uma boa apresentação, durante os jogo preparatórios, se mostrou muito pouco efetivo, particularmente na marcação da saída de bola. A verdade é que o Remo ainda está se arrumando taticamente e tem evoluído, ainda não estamos prontos para estreia na série C e isto é bem preocupante.

  6. Só tú Gerson Nogueira viu isso! quero saber onde a mucura anulou o ataque do Remo?,a mucura não criou nada, o remo criou 4 oportunidades claras, só faltou o gol, como sempre! ridículo esse tua análise.

  7. Apesar de Gerson ser um micurento, ele falou o q já vênho falando há tempos….o atacante deve ser o Kanu q é jovem , com preparo físico…e ele mostrou isso qdo entrou correndo e ajudando o meio e a defesa….e finalizador…tb mostrou isso nos gols q fez em outras partidas q entrou.
    Só discordo do Kevin, q é ruim de doer…devia ter entrado o Pedro Vitor, ou Felipinho no lugar do Sillas… e entrado o Vigia no lugar do Pazidane liberando mais o Jaderson q corre bastante.

    • Prezado, o Kanu fez apenas um gol no paraense, mesmo durante os jogos na pré-temporada perdeu muitos gols e tinha dificuldade em fazer pressão na saída de bola adversária. Seguramente, ele não é matador, pode ser que renda mais que os atuais atacantes se for titular, mas vejo um trabalho bm consistente do Paraguaio, se ele não é titular, provavelmente não tem ido bem nos treinos.

      • É uma boa observação sua Augusto, talvez nos treinos ele pode não estar rendendo, mas se os 2 centroavantes ( Riba..perde gols..mar é Yta..poste..lo) não rendem, é já foram dadas várias chances a eles…pq nao dar tb as mesmas chances e condições ao Kanu??, podemos ter uma surpresa. …pior q esses 2 não pode ser!!!

  8. O time do Remo foi superior ao rival. Jogou bem, porém perdeu gols como tem ocorrido em quase todas as partidas. Temos um excelente técnico que com os necessários ajustes e novas contratações levará o Remo a conquistar o acesso a série B. É isto!!

  9. Remo 100% queria saber sobre a contratação que foi especulada do Felipe Marquez ? Será que não vem ! Esse sim é atacante de verdade

  10. A única certeza no Remo é o treinador ! Apenas ele! Muito Bom !
    Quem disser contra ou não entende porr nenhuma de futebol ou é Mucura infiltrada

  11. Não concordo o ronald foi bem o Ribamar não adianta esse cara não sabe fazer gol! Mas pra correr melhor ele do que o ítalo! Agora fico punk quando ele escala esse Paulinho curuá po era será que só eu vejo que esse cara não sabe jogar futebol??????????

    • Não, Antônio Silva, não é só você que vê que o Curuá não sabe jogar futebol, eu também vejo. É lento é comete faltas grotescas, na maioria das vezes desnecessárias, que só prejudicam o time. Só “joga” mesmo no Remo. Aproveito a oportunidade para perguntar para a diretoria, onde estão Guty e Greco, que arrebentaram na copa São Paulo, há dois anos? E mais, Felipinho e H.Vigia jogam muito.

  12. Pô! Um técnico desse, com currículo que tem, foi vice de uma libertadores, foi jogador de futebol, e acompanha, e treina todo dia esse grupo de jogadores, se não colocou o Kanu é porque o cara não está bem ainda para entrar. O criticado por muitos, depois que perdeu um gol decisivo de jogo, o Ronald, foi bancado pelo treinador e entrou como titular no jogo seguinte e foi o melhor em campo e fez gol, ainda por cima. Certamente o treinador têve e tem a sensibilidade para perceber as condições dos atletas nos treinos e prestigiou o Ronald. O Ronald deve, nos treinos, ter dado segurança ao Treinador para coloca-lo como titular. O Treinador esta fazendo um bom trabalho, melhorou muito o time, está jogando bem, com garra, se vê o esforço. Daí o Gerson Nogueira que não sabe porra nenhuma do dia a dia de treinos do clube assim como outros e vêm criticar e escalar o time com a autoridade e conhecimento que não tem. Agora o mote para sacanear com o Treinador é o Kanu, Kanu Kanu …., Kanu. Pô! Ou se confia no trabalho do Treinador e prestigia o time e apoia, pela evolução do time que se viu e portanto se tem os elementos para isso ou no próximo jogo a torcida influenciada pela imprensa começa avacalhar, dá pressão e derruba o treinador e daí, é o que se viu em todos os anos. Pô! Não começou o brasileiro ainda. O cara chegou e arrumou o time. Já para o outro lado, é tudo divino, é maravilhoso e os cara tem paz para trabalhar. Pô! Se o Remo está uma merda, porque não foi massacrado pelo espetacular time do payssandu, que ganhou um jogo dos quatro, com auxílio das arbitragens. Porque? Porque o espetacular time do payssandu pegou um baile do time do Remo, no primeiro tempo do primeiro jogo da CV? Porque o fantástico time do payssandu não teve uma sequer chance clara de gol ontem enquanto que o Remo teve cinco? Pô! Não podemos ir na onda dessa imprensa que agora, como todos os anos, vai começar a trabalhar, para desestabilizar o Remo, comprometida que é com o adversário local. Pô! Será que todo técnico que vem para o Remo é imbecil? Só presta o Hélio dos Anjos que só ganha estadual, quando ganha? Pô! Pressionem a diretoria do Remo para contratar como Técnico o Gerson Nogueira ou o Ferreira. Talvez o Paulo Caxiado ou, ainda, o Ivo Amaral. Pô! Todo ano é isso!

  13. Tem torcedor do Remo que acha que sabe mais que o Morínigo. Se o Morínigo não coloca o Kanu é porque ele não tem se destacado nos treinamentos como Ronald, Felipinho, Henrique e Jonilson.

    Deixa o homem trabalhar, pois se nota uma evolução muito grande se comparado ao time do Catalá.

  14. Tem que cobrar e do executivo de futebol Sérgio papelin! Esse sim contratou essa porcaria de atacante que se diz atacante ytalo e ribamar e de mais ruim.. ruim

  15. Se é tudo tão simples assim pq os jornalistas que é acham sabe tudo se futebol não estão na beira do campo ganhando 100 mil todo mês?
    É muito fácil pra gente achar que era melhor jogador de um jeito ou de outro quando nós não temos que arcar com as consequências.
    É fácil dizer pra montar um time com 10 atacantes se depois do jogo tu não responde por levar goleada.

  16. Mil vezes um ataque com Ronald, Felipinho e Kanu do que Echaporam, Kelvin e Ribamar ou Ytalo.
    Porque sinceramente o Kanu é mais centro avante do que esses dois juntos.
    Por mim poderia ter mandado embora depois do jogo.

  17. Não consigo entender.
    Abriram mão do Solano que é promissor e contrataram o Renato Alves que é ruim que dói.

  18. Nao precisa ser tecnico de futebol para ver q o Ribamar não sabe fazer gol…e q o Ytalo não tem preparo nenhum…Parece q tem torcedor q não vê os jogos…depois, qdo o Remo perder ou empatar na serie C por falta d gols, como foi no caso contra a mucura, aí vão meter o Pau.

  19. Também acho que entramos errado na frente,mas o Treinador é ele e tenho certeza que queria acertar!

  20. Errou e feio ao tirar Ribamar e colocar o inútil do Italo fica uma dúvida será que esse paraguaio entende mesmo de futebol pq porra tem mlq mais novo no banco mais rápido e vem colocar ítalo que ainda não disse pra que veio foi mns um em campo aí ficou fácil pra defesa da mucura

  21. Nós 4 rexpa tivemos mais chances claras de gol mais infelizmente nossos atacantes não tiveram á competência de fazer-los e se não melhorar na C vamos mais uma vez ficar no meio do caminho

  22. Vcs ficam reclamando de gols ,tinha um jogador no remo que com 34 anos fez muitos gols na mucura mandaram embora corria o campo todo aí veio esse catala e botou o Muriqui pra ser meio de campo pegou o Uchôa mandou embora que jogava muito no meio de campo e ainda ia fazer gols lembram agora estão reclamando desses pencas que foram contratados tenham paciência é mais um ano na série c ou descer pra d.

Comments are closed.