Marcelo Cabo – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Marcelo Cabo – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Depois de 7 vitórias em 7 jogos na temporada oficial e, principalmente, depois da empolgante virada sobre a Tuna, com um time recheado de garotos da base, o Remo passou a um patamar de quase aclamação por parte da torcida.

A aprovação crescente ao trabalho do técnico Marcelo Cabo reforça esse clima de otimismo.

Líder isolado do Campeonato Paraense, com 15 pontos e campanha 100%, o time tem evoluído, apesar de muitas lesões e de uma maratona iniciada em fevereiro, com 3 jogos fora de Belém, sendo 2 pelo Parazão e 1 pela Copa do Brasil.

Nem esses transtornos causaram impacto na regularidade do time, cuja qualidade foi testada de verdade nos jogos contra Águia de Marabá e Tuna, ambos vencidos de virada.

Dois aspectos chamam atenção no conjunto azulino – a capacidade de atacar com insistência e a organização de meio-campo que permite produzir situações de gol.

Nos primeiros jogos, o time demorava a chegar ao ataque, problema causado pela dificuldade na troca de passes e a lentidão do processo de transição. Aos poucos, mesmo com dificuldades no apoio do lateral Raí Lopes pela esquerda, a equipe passou a ter mais presença ofensiva.

É precipitado dizer que o Remo está pronto, mas é inegável que um sistema está em construção, sujeito ainda a panes repentinas, como no primeiro tempo contra o Humaitá (AC), pela Copa Verde.

Mais importante: é um sistema que pode funcionar com 2 ou 3 homens de frente.

Na goleada sobre o Cametá, Marcelo Cabo usou 2 extremas – Diego Tavares e Pedro Victor. Deu muito certo!

A lateral-direita pela primeira vez funcionou bem, com os avanços e assistências de Lucas Mendes, assegurando uma atuação avassaladora no primeiro tempo. Em outras ocasiões, mesmo com 3 atacantes, o time enfrentou problemas para sufocar os adversários.

Ocorre que, apesar dos atropelos, o Remo nunca deixou de fazer gols, o que é demonstração de vitalidade técnica. O processo evolutivo está em marcha, mas o técnico teve a confirmação no clássico de que dispõe de um grupo efetivo mais numeroso do que se supunha.

Além dos titulares e dos que costumam ser lançados no decorrer das partidas, ele agora conta também com a alternativa representada pelos garotos vindos da base.

Blog do Gerson Nogueira, 07/03/2023

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.