Marcelo Cabo – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Marcelo Cabo – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

A vitória do Remo sobre a Tuna por 2 a 1, de virada, na manhã deste domingo (05/03), no estádio do Souza, foi bastante especial.

O técnico Marcelo Cabo decidiu poupar todos os titulares e relacionou 14 atletas formados na base do clube para a partida da 5ª rodada do Campeonato Paraense.

“Temos um planejamento. Quando trazemos esses jogadores, com muita alegria de ter 14 jogadores formados na base do Remo, e vencemos a Tuna aqui dentro, podemos ver a força do elenco. Para mim, não tem time A ou B, aqui tem o Clube do Remo. Todos os jogadores que estão relacionados no BID, estão aptos para jogar”, disse.

“Quando acertei meu contrato com o Remo, falei para o presidente que queria no máximo 22 jogadores profissionais, que o resto queria que subissem da base. Hoje foi provado que eles têm muito valor”, completou o treinador.

Ao final da partida, Marcelo Cabo se emocionou muito no vestiário. A emoção veio pelo fato do técnico saber o tamanho da importância que o jogo teve não só para as joias azulinas, mas também para as famílias deles.

“Fiquei emocionado, porque venho da base. Dirigi Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20, trabalhei fora do país no Sub-17. Quando você vê esses meninos que estão começando a vida, com dificuldade e com salário baixo, trabalhando muito, embaixo de chuva e sol, imagino a alegria dos pais desses meninos, a alegria da família hoje. Isso emociona, porque nos toca. Vejo a luta desses meninos, temos tentado ajudar da melhor maneira. Não sei se vão jogar no Real Madrid (Espanha) ou em outros times, mas eles vão ser jogadores profissionais”, declarou.

Um dos gols marcados pelo Remo foi do atacante Vinícius Kanu, que subiu este ano para o elenco profissional. Além dele, Marcelo Cabo utilizou o lateral-esquerdo Ely, os volantes Henrique e Renan Tiago, o meia Guty, o zagueiro Jonilson e o atacante Ricardinho.

O lateral-direito Rony e o volante Pingo, que também são oriundos da base azulina, já estão no profissional desde 2019.

“Vamos acreditando naqueles que estão trabalhando no dia a dia, que às vezes não são nem relacionados. Vimos o Ely, um menino que veio da base e fez uma boa partida. Teve o Rony, que por algumas questões não havia estreado ainda. É uma vitória muito especial para mim, para o Remo e para esses meninos”, afirmou Cabo.

O Remo vira a chave novamente e volta as atenções para a Copa do Brasil. Na quarta-feira (08/03), às 20h, o Leão encara o São Luiz (RS), no Baenão, pela 2ª fase do torneio nacional.

Confira outros trechos da entrevista

Mantendo a cautela no processo

Agora vamos com calma, botar o pé no freio. São jogadores de 18 a 20 anos, que ainda não estão prontos. Temos que saber o momento de lançar, mas falei que eles me deram um domingo muito feliz. Na vida, se não corrermos riscos, não chegaremos onde queremos.

Formando mais do que jogadores

Não estamos aqui só preparando profissionais do futebol, estamos ajudando na formação do caráter, que virem homens honrados. Esse é o papel do Remo com a sociedade, formar esses meninos para a vida também. Eles nos ajudam no dia a dia. São meninos educados, preparados. Parabéns aos pais, por formarem homens de caráter.

Invencibilidade aumenta a responsabilidade

Quanto mais vencemos, mas seremos cobrados. Estamos preparados para isso. Que a vitória não nos envaideça. Temos que continuar com a mesma humildade de quando empatamos 3 jogos seguidos na pré-temporada e falei que estávamos na rota certa. Pé no chão, com humildade.

Preparação

Campo, chuva, horário das 10h, não são desculpas. Primamos pela ligação direta, não dava para tabelar e sair jogando nesse gramado. Fizemos todo um planejamento para a partida, poucos acreditam na seriedade que levamos esse jogo por ter colocado um outro time em campo, isso só aumentou a responsabilidade. Treinamos 3 dias no horário da partida, preparamos os atletas fisiologicamente e eles são muito comprometidos. A vitória é dos atletas, principalmente pela virada. Ter uma força para virar aqui dentro. Um grupo jovem, time jovem, mas mostraram maturidade.

Globo Esporte.com, 05/03/2023

4 COMENTÁRIOS

  1. Agora vou criticar o pingo, parece que não tem interesse de crescer no futebol, não está jogando nada só passes errados!

  2. Compromisso com a formação pessoal e profissional desses garotas, deixa todos NÓS azulinos orgulhoso com o trabalho que está sendo desenvolvido…A Vitória é de todos…Parabéns Marcelo Cabo…

  3. Professor! Pela forma, como trata nossa categoria de base; tem todo o respeito do Fenômeno Azul…Foi uma decisão, que merece NÃO só o respeito e ousadia, em colocar nosso Simbazinho, representando toda a Nação Azulina…Parabéns

Comments are closed.