CSA-AL 0×0 Remo (Claudinei, Ícaro e Lucas Marques) – Foto: Ailton Cruz
CSA-AL 0×0 Remo (Claudinei, Ícaro e Lucas Marques) – Foto: Ailton Cruz

Após o jogo com o Altos (PI), neste sábado (26/08), todo mundo entrou de férias no Leão. Futebol profissional entre os homens, somente em janeiro de 2024, quando iniciar o Campeonato Paraense.

Para muitos desses jogadores que estão no clube, o recesso será estendido com o fim dos contratos. Independentemente de quem se eleger presidente do Remo em novembro e da comissão técnica que assumir, o certo é que a reformulação será grande. Alguns não poderão sair agora por conta de contratos, o que pode fazer do Baenão uma espécie de “colônia de férias”, mas onde ninguém se diverte.

São 3 anos de infortúnios no futebol, com um rebaixamento e duas não classificações para a 2ª fase da Série C, excluindo o clube da chance de sequer tentar disputar o acesso para a Série B.

As férias forçadas a que todos foram submetidos provavelmente não terão cara de churrasco na praia com familiares e amigos. Quem fica em Belém terá que, obrigatoriamente, aguentar alguns meses sendo cobrado pelo que fez e pelo que deixou de fazer, a não ser que se isolem do mundo.

Muitos torcedores azulinos não perdoam que a empolgação do início do ano, depois de tantos erros, se tornassem uma torcida jogo a jogo, ponto a ponto, para não cair, dando munição ao maior rival que, ao chegar em situação semelhante, teve um choque de gestão e se classificou para a fase decisiva.

O insucesso dentro da competição pode ter ressonância, inclusive, em contratos futuros.

“Felizmente, conseguimos livrar o Remo de um rebaixamento, que seria muito ruim para todos, para nossas carreiras, mas isso é apenas a nossa obrigação. Ainda assim, fica uma marca de não conseguirmos nem ser competitivos, sendo um dos times favoritos dentro da Série C”, comentou um jogador, em uma conversa fora das entrevistas oficiais, preferindo não se identificar.

O trabalho de Ricardo Catalá é avaliado internamente como muito bom. De fato, mesmo sem ter montado o elenco e não tendo sido atendido nos pedidos de contratações, ele conseguiu levar o Leão a uma campanha que o deixaria na disputa pela classificação, em especial por ter estancado a sangria que era a defesa azulina.

O ataque, porém, não funcionou de jeito nenhum. Com ele, a pior defesa do campeonato, com 9 gols sofridos em 4 jogos, passou a ser a melhor, com somente 8 gols tomados em 14 rodadas.

O elenco montado este ano é considerado caro dentro dos parâmetros da Série C. O presidente Fábio Bentes chegou a admitir que ele ultrapassava R$ 1 milhão.

Quem assumir para 2024 vai pegar um clube com menos contas a pagar, menos bloqueios (ou nenhum) das quotas de início de temporada, o que pode significar a busca, mais uma vez, de um elenco e comissão técnica em nível de Campeonato Brasileiro e que iniciem a competição em sua totalidade ou perto disso, pelo menos.

Para os torcedores, a desconfiança é total. É muito provável que o Fenômeno Azul esteja em peso novamente quando a bola voltar a rolar, já que a saudade será grande. Nesta edição do Brasileirão, mesmo com a campanha muito ruim, o Remo teve a melhor média de público da 1ª fase até a 18ª rodada, com mais de 11 mil torcedores por jogo.

De fato, nenhum jogador vai levar para casa o carimbo de rebaixado no currículo, mas ficou a frustração.

Diário do Pará, 27/08/2023

18 COMENTÁRIOS

  1. Timeco medíocre,frouxo,sem sangue,parecem AMADORES essa a verdade,não sabem aproveitar uma NAÇÃO ao lado deles,pelo contrário,pareciam TEMER sua própria Torcida;jogadores medíocres de série D…..SUMAM DAQUI!!!!

  2. Os títulos conquistados pelo Leão impedem que eu fique muito frustrado. Na verdade eu já imagino o Leão na série A em 2026. Eu imagino isto porque o Leão conquistou a permanência na C em 2023.

  3. FICA CATALA, FORA MAGNATA ES PESSOA INGRATA NO BAENÃO, LEMBRO MUITO BEM, UM JOGO QUE O REMO PRECISAVA GANHAR, ELE NÃO PAGOU O SALÁRIO DOS JOGADORES, PIMENTINHA NÃO QUIS VIAJAR.

  4. REMO X FERROVIÁRIO EM 2024?

    Acompanhando algumas partidas das quartas de finais da série D 2023, há pelo menos umas 5 equipes melhores tecnicamente individuais e no conjunto dos elencos, do que equipes da série C. Por exemplo, curiosamente o Ferroviário (CE) “Ferrão”, formou uma equipe até melhor que a da série C, do ano anterior quando caíram. E esta equipe atual que segue invicta na competição e é uma das fortes candidatas para retornar a série C 2024, não deixa em nada a desejar em qualidade e eficiência à equipe de 1 milhão do Clube de Periçá.

  5. Na verdade
    a palavra frustação esta mal colocada porque os avanços foram superiores o Leão terminou a C em 11 melhor que 2022, apenas avançamos muito pouco porem avançamos.

  6. E que na tuba do Remo tem muitos gatos visíveis e invisíveis. O Remo, nunca foi e principalmente agora, time que busca avanço, principalmente, no futebol, a busca sempre foi econômico ou trampolim para alguma coisa e isto melhorou muito, agora, para onde é canalizado é o X da questão, é gatuno de todo jeito. Até base tão falada pelo torcedor, a preferência não é pelo melhor, excessão quando a diferencia é gritante, mas quem tem mais pedigree, aí mano, pode o torcedor se descabelar, que este estado coisa, do jeito que está tão cedo não muda, a não ser, que o torcedor plebeu diminua a contribuição, deixe primeiro a realeza mostrar para que veio. O amor começa acaba quando a barriga começa a doer, e já está a muito tempo. Como disse a garota do Rogerio, Leão vê se melhora mesmo, assim está difícil.

  7. Infelizmente futebol e resultado o Marcelo cabo conseguiu ficar 4 jogos sem vencer isso somou muito pro remo não consegui a classificação mais também nao pode contratar tantos veteranos até já em fim de carreira pra jogar uma série C jogo pegado do começo ao fim o remo tem que renovar do goleiro e em todos os setores se não vai voltar 2024 com os mesmos erros e defeitos de ,2023 parar de contratar por nome sim com sede de ser vencedor por títulos e pouco visitar o Nasp esse ano foi morada de muitos infelizmente.

  8. 11 pontos o payssandu ganhou por, “erros” de arbitragens. Jogos contra Aparecidense (2), Manaus (2), Floresta (2), Remo (2), São José (1), Pouso Alegre (2). Então não falem em payssandu, reação isso e aquilo, que não fosse essa imundice que ocorre com o futebol brasileiro, esse time deveria ter sido rebaixado com 18 pontos.

  9. Pém a mucura tem bastidores, presidente da FPF é mucurento e tem boas relações com os carlotas da CBF, enquanto o inválido presidente do Remo aceitou tudo passivamente.

  10. Jornalista autor da matéria poderia fazer a matéria com ênfase ao sentimento ruim do torcedor Remista em relação a temporada, mas sem provocar o torcedor Remista dando nítida impressão de, ele o Jornalista, ser um torcedor bicolor, ao redigir o parágrafo “Muitos torcedores azulinos não perdoam que a empolgação do início do ano, depois de tantos erros, se tornassem uma torcida jogo a jogo, ponto a ponto, para não cair, dando munição ao maior rival que, ao chegar em situação semelhante, teve um choque de gestão e se classificou para a fase decisiva”.
    Eu, Remista que sou, estou chateado com a temporada do Remo, e somente com Remo, meu Clube de coração. Não estou chateado pelo fato do payssandu ter se classificado, porque vi vários jogos do campeonato, inclusive do payssandu e vi as circunstâncias dessas reações do payssandu, ditas pelo Jornalista que somente pelo “apito amigo”. Hehehehehe! Então, Jornalista, faça uma matéria profissional, sem tendências. É fato que nós Remistas estamos entristecidos pela temporada, embora na Copa do Brasil o desempenho tenha sido muito bom. Mas, foi pouco para um Clube da magnitude do Remo, clato. Posso dizer também que não é fim do mundo, e que o diga, torcedores do Santos, Vasco, Santa Cruz, Náutico, Coritiba, clubes de expressão tanto quanto o Remo.

  11. Dizem q é nas 4 linhas q se decide o jogo entao: Por deficiência técnica e bastidores perdemos a classificacao
    1- gol mal anulado contra o Figueira: +2 pontos
    2- pênalti mal batido contra o Paissandu ( Muriqui): + 2 pontos
    3- Marcelo perde um gol debaixo da trave: + 2 pontos
    4- Vinicius pula atrasado no gol do Manaus: + 2 pontos
    5- Atrasada no pé do jogador do Figueira ( Jean Lucas) : + 2 pontos
    Tiveram mais, mas vou pagar por aqui q só esses e s já davam para nós classificar.
    Fora q em quase todas as partidas do Remo , o árbitro era tendencioso para o outro lado, picando o jogo, invertendo faltas ou punindo com amarelo os do Remo.

    • Itens 1 e 5 foram no mesmo jogo.
      Item 4 também vale pro jogo contra o Brusque, que não entrou na conta.
      Ainda teve aquele gol no último lance contra o Operário no Baenão.

    • Tem também a falha bizarra do Vinícius que culminou no segundo gol do São José já aos 50 minutos do segundo tempo, saiu o gol e o juiz apitou fim de jogo, com essa bizarrice foi menos 1 ponto para o Remo. Tiveram outras falhas capitais do Vinícius.

  12. Disse TUDO Leão Queridão!
    Gol tomado contra brusque,cruzamento na pequena área e a bola era do Vinicius!!

  13. Eu estou pouco ou melhor; nada preocupado com vida da mucura. Eu lá quero saber o que está acontecendo pelas bandas do outro lado da Almirante Barroso. O tempo que eu vou perder com a vida e com a situação do tal lobo vira-lata, eu vou cuidar de mim, com minha familia e com meu Leão Azul do Coração. Então, como acompanho todas as notícias e a situação do meu Clube do Remo, não tenho mínimo interesse na vida do outro, lá

Comments are closed.