Mangueirão – Foto: Vitor Silva (CBF)
Mangueirão – Foto: Vitor Silva (CBF)

Uma reunião com todos os presidentes de Federações, prevista para 01/11, na luxuosa sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ), vai ter como principal prato do cardápio o investimento de R$ 200 milhões para o desenvolvimento do futebol regional. A própria entidade fez a convocação para o encontro, que deve discutir também o calendário para 2024.

Sobre a liberação de verba para o futebol regional, a ideia original não é da CBF. Baseia-se em projetos que a Fifa e a Conmebol já desenvolvem. Por essa razão, o “CBF Transforma” vai tentar se espelhar no “Fifa Foward” e no “Conmebol Evolução”.

A iniciativa visa utilizar parte do faturamento anual da entidade. O objetivo é dar suporte para que as Federações invistam em recuperação de gramados, futebol de base, arbitragem, futebol feminino, entre outros.

Esses projetos da Fifa e da Conmebol já estão em seu 3º ciclo – cada um tem 4 anos. Nos anteriores, a CBF recebeu recursos, mas não os investiu, segundo a carta enviada às Federações.

A Confederação pretende, além de usar o dinheiro dessas entidades, também investir recursos próprios. Uma fonte de receita foi conseguida com a venda do avião e helicóptero da CBF.

As Federações, por sua vez, para terem acesso à verba, vão precisar apresentar projetos e vão ter que cumprir critérios de governança, como a prestação de contas.

Blog do Gerson Nogueira, 29/10/2023

6 COMENTÁRIOS

  1. Precisamos fazer 38 rodadas para os clubes da terceira divisão se organizar melhor na competição do Brasileirão em pontos corridos

    • Perfeito Lazaro, com 38 rodadas na série C terá um orçamento adequado ao futebol porque se tem jogos até o final do ano, assim atrair e reter jogadores mais qualificados para jogar no Remo desde início do ano.

  2. Com esse presidente mucurento da FPF, e bem provável que o recurso que vier seja transferido para reforçar o plantel da mucura, tem que ficar de olho aberto com esse mucurento

    • Aqui no MS se não tiver fiscalização não adianta, atual presidente da federação que já estar no poder mais 20 anos onde nesse período acabou com futebol do nosso estado, não vai mudar enquanto ele estiver no poder.

  3. Desses 200 milhões vcs vao ver quanto vem.para a região norte…migalhas!!
    Ao invés disso todas as federações nortistas ( q não são poucas ) deveriam se unir com as do centro-oeste e forçar a barra , pressao mesmo , na CBF para melhorar a Copa Verde. Colocar nos moldes da Copa do Nordeste, dar visibilidade, arranjar patrocinios, divulgar, boa premiação, colocar no calendário anual da CBF, tornar atrativo…isso sim, seriá fomento e incentivo para os times dessa região!!

Comments are closed.