Paysandu 0×1 Remo (Anderson Uchôa, Diego Guerra e Jean Silva) – Foto: Vitor Reis
Paysandu 0×1 Remo (Anderson Uchôa, Diego Guerra e Jean Silva) – Foto: Vitor Reis

Sob todos os pontos de vista, a escolha de Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO) para comandar o Re-Pa deste domingo (26/03) era a mais recomendada. Árbitro brasileiro na Copa do Mundo, ele seria uma atração a mais no clássico, mas acabou realizando uma atuação complicada e polêmica.

O excesso de cartões vermelhos foi justificado pelo comportamento dos atletas em campo, mas Wilton pecou quanto ao critério que utilizou.

Ao expulsar o remista Diego Tavares por atingir o braço no rosto do bicolor Alex Matos, mostrou incoerência, pois aos 5 minutos do segundo tempo deixou de dar o segundo amarelo para o meia bicolor Ricardinho, pelo mesmo tipo de infração. Deu a impressão de que excluiu Tavares para compensar a expulsão de Genilson, ocorrida 2 minutos antes.

Arbitragens que privilegiam a acomodação de interesses são sempre condenáveis. Velho aleijão do futebol no Brasil, a mania de compensar decisões é uma praga que até hoje não foi extinta.

Sampaio ainda deixou de assinalar uma falta clara na entrada da área do Paysandu, na reta final do clássico, quando Paulinho Curuá tentou fintar Eltinho e o lateral desviou a bola com a mão, de frente para o árbitro, que mandou o jogo seguir.

Que o árbitro Dyorgines Padovani de Andrade (ES), escolhido para dirigir o segundo Re-Pa das semifinais da Copa Verde, seja menos atrapalhado e consiga se fazer “invisível” em campo, como manda a boa e velha regra das arbitragens.

Blog do Gerson Nogueira, 28/03/2023

5 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim alguém da imprensa falou alguma coisa que se aproveite Com coerência e sem tendência. As expulsões do payssandu foram justas. A expulsão do Diego Tavares foi absurda. Também acho que naquela confusão poderia sair o amarelo para os dois. Na minha opinião o árbitro prejudicou o Remo. O Remo estava melhor taticamente e demonstrando mais entrosamento,
    com a expulsão justa de dois jogadores do payssandu, com os carrinhos e como último homem, era previsível uma vitória com maior placar. Com as expulsões do Remo também ficou um espaço muito grande com possibilidade de um lance fortuito de contra-ataque do payssandu. Então passou a ser risco ir para cima com tudo. Melhor era, como foi, manter o time compacto tocando a bola e garantindo o placar. Isso que percebi e na minha opinião foi o que aconteceu. Esse árbitro pelo que lembro sempre prejudica o Remo. Não tem o mesmo critério. Beneficia o payssandu. Fez isso em uma final de paraense, expulsou um do Remo por dois amarelos e não fez o mesmo com o Diego Ivo, salvo engano, que puxou a camisa de um jogador do Remo. Naquele jogo, o Hélio dos Anjos percebeu a parcimônia desse árbitro no lance e não arriscou outro substituiu o Diego Ivo, que já estava com um amarelo.

  2. Pilantra,prejudicou o Remo desde o início,Bruno Alves e ricardinho bateram pra Caracas e não levaram amarelo,em seguida distribuiu cartão pro Uchoa,R.Franco e Pablo Roberto por faltas menos perigosas;depois compensou a expulsão do Gabriel Davis,expulsando o D.Tavares que nada fez para aquele mucurento …inverteu faltas,arrumou faltas,enfim,um pilantra;na verdade,não temos sorte para esses merdas da fifa!!

  3. Vejam bem um árbitro de Goiás apitando o jogo Re-Pa se Goiás e Cuiabá estão disputando uma vaga .
    Só podia acontecer tanto jogadores expulsos.

  4. É incrível como essa turma esquece rápido. Vitor Andrade é passado, é, mas deixou muito Remista chorando, inclusive eu, com a atitude que teve e pasme, a turma quer fazer vista grossa agora para o Tavares e o Franco, só porque deu tudo certo. Só não viu que os caras foram infantis quem estava assistindo dormindo, é mais simples culpar o juiz.

Comments are closed.