Marcelo Cabo
Marcelo Cabo

O Remo, que estreia no Parazão em 21/01, já tem um modelo a ser seguido na próxima temporada. As atuações empolgantes do Marrocos na Copa do Mundo, fazendo da intensidade na marcação seu principal trunfo para chegar à 4ª colocação no Qatar, são as fontes inspiradoras do técnico Marcelo Cabo, segundo suas palavras em entrevistas recentes.

É importante ressaltar que Marrocos chegou longe no Mundial sem estar entre os times mais cotados. O trabalho desenvolvido no país tinha menos de 6 meses e a campanha tornou-se, por isso mesmo, espantosa.

A ausência de destaques individuais acentuou os méritos do sistema baseado no esforço coletivo. É nessa direção que o técnico remista aponta.

Cabo, que muitos consideram a principal contratação do Remo para 2023, tem crédito. Seus times, principalmente na Série B, sempre foram adeptos do jogo de marcação incessante e a busca pelo controle da posse de bola. Acima de tudo, é adepto do futebol ofensivo e propositivo.

Esse perfil agradou em cheio ao torcedor azulino, sem paciência para técnicos excessivamente cautelosos, como Gerson Gusmão, na última Série C.

Da teoria à prática, porém, há uma distância considerável. Para colocar em execução esse projeto de ofensividade, Cabo vai precisar de um time dinâmico e de forte movimentação. Os jogadores indicados por ele estão dentro desse critério, embora alguns gerem desconfiança pela idade.

Diego Ivo e Muriqui talvez sejam os nomes mais questionados. Sobre eles, Cabo não faz projeções, mas quem o conhece sabe que aposta alto no rendimento de ambos. O Campeonato Paraense vai ser o primeiro cenário de teste para esses jogadores, principalmente pela maratona de jogos disputados sob muita chuva e em gramados encharcados.

Quase ao mesmo tempo, vai acontecer a Copa Verde, objeto de cobiça dos azulinos.

Nas primeiras práticas com o elenco, o técnico priorizou os trabalhos físicos e exercícios táticos, atento às necessidades defensivas e ofensivas que o time terá pela frente nas 4 competições da próxima temporada.

Cabo não parece preocupado. Aposta no médio prazo, certo de que a prioridade é mesmo o Campeonato Brasileiro. Sobre a competição, ele não admite menos que a conquista do acesso à Série B, em um discurso afinado com os sonhos da torcida azulina, até hoje agastada com o vexame de subida e queda em 2021.

Blog do Gerson Nogueira, 27/12/2022

6 COMENTÁRIOS

  1. Acho que bastante pessoas devem ter percebido, mas por conveniência ou interesse fecha os olhos. Marrocos e outras seleções menores que fizeram sucesso, contribuiu para isto, técnico, cartolas e jogadores não ficaram brigando para vê quem tinha a maior plumagem, joga quem está Melhor, onde a panela corre solta, nunca termina bem. Espero que o Remo tenha visto isto de verdade, pelo menos o tal Didira ficou pelo caminho, quero acreditar que seja algum sinal.

  2. A teoria da Diretoria e Comissão técnica está perfeita,agora precisamos de um plantel unido,responsavel,haja vista ser um plantel muito bem.mesclado com jogadores “seniors”+jovens que queiram conseguir títulos e vitórias no decorrer do ano!

  3. Lembrando que no retorno do Bonamigo, este falou que tinha estudado bem os jogos de Lá League e que pretendia implantar o que aprendeu aqui no Remo. Bonamigo foi embora e o esquema europeu nunca chegou no Baenão…

  4. Vamos de retranca? É a típica avaliação de resultado. Se o Brasil tivesse jogado o estilo do Marrocos iam tá achando uma maravilha?

  5. Porquê esses técnicos que vem para o Clube do Remo, só priorizam o campeonato brasileiro da série C, porquê não pensão positivo na temporada, títulos é esse objetivo que esses técnicos tem que colocar em primeiro plano, títulos é o que da moral ao Clube seja ele quem for, o objetivo máximo tem que ser a conquista de títulos.

Comments are closed.