Marcelo Cabo
Marcelo Cabo

O técnico Marcelo Cabo concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (23/12) e fez um balanço dos primeiros dias de pré-temporada do Remo. O comandante azulino demonstrou bastante otimismo com o início de trabalho.

Com calendário cheio em 2023, incluindo Campeonato Paraense, Copa do Brasil, Copa Verde e Série C, o treinador buscou se apegar no exemplo da seleção do Marrocos – que surpreendeu na Copa do Mundo e terminou na 4ª colocação – para fazer história no Baenão.

“O maior ensinamento que a Copa do Mundo trouxe para nós foi o Marrocos, que fez com que possamos acreditar nos nossos sonhos. Temos 4 competições e é possível chegarmos em todas. Então, o futebol hoje globalizou, está muito equilibrado e algumas questões fazem a diferença. São essas questões que estamos buscando trabalhar”, disse.

Cabo destacou que nesses primeiros trabalhos com o elenco remista, o foco vem sendo a parte física. Ele também afirmou que vem colocando em prática métodos ofensivos e defensivos para que o time possa se adaptar de acordo com o perfil do adversário.

“É um momento muito importante da pré-temporada. Entramos no 10º dia de trabalho dando uma ênfase maior na parte física, para que possamos dar uma base bem consolidada para temporada. Costumo dizer que no futebol a palavra de ordem é o equilíbrio, mas claro que as minhas equipes gosto que tenham uma capacidade propositiva. Porém, dependendo das circunstâncias do jogo, vamos estar sempre preparados para jogar tanto propositivo quanto reativo”, comentou.

Sobre o elenco, o treinador não deixou claro se o clube pretende ou não contratar mais alguém para este início de temporada, mas ressaltou que está satisfeito com os atletas que compõe a equipe no momento. Ao todo, ele conta com 31 jogadores, sendo 25 profissionais e 6 da base.

“Um elenco nunca está fechado. Temos uma convicção muito grande do elenco que montamos, que tivemos muito cuidado. Foi uma escolha muito minuciosa e, nesse primeiro momento de trabalho, temos a certeza que fomos assertivos nas escolhas dos atletas. O Remo está sempre atento a qualquer oportunidade de mercado, mas tínhamos um planejamento de iniciar a pré-temporada com esse elenco”, apontou.

O comandante azulino está otimista sobre os jovens da base do Remo e enfatizou que já houve uma primeira análise dos atletas, exaltando a chegada de Fábio Cortez, o novo auxiliar permanente do Remo.

“Já estamos fazendo reuniões com as categorias de base. O Remo trouxe um profissional para fazer essa transição, que é o nosso auxiliar fixo, Fábio Cortez, que tem muita experiência e fez durante muitos anos isso no Vasco (RJ). Já temos o primeiro diagnóstico dos jogadores de base e já tivemos o primeiro contato com eles na pré-temporada. Podem ter certeza que vamos colher muitos frutos desse trabalho”, falou Cabo.

O primeiro desafio do Remo será o Campeonato Paraense 2023. O Leão estreia diante do Independente, no dia 21/01, às 17h, no Baenão.

Globo Esporte.com, 23/12/2022