Rodrigo Pimpão
Rodrigo Pimpão

Houve um tempo em que os times eram montados bem antes das competições, o que permitia entrar na disputa com maior entrosamento e pleno aproveitamento das virtudes dos jogadores. Nos dias de hoje, com calendários apertados e poucos recursos, é cada vez mais difícil ver um time estrear com força máxima nos campeonatos.

A Série C do Campeonato Brasileiro mostra isso com absoluta clareza e o Remo é um exemplo dessa construção permanente. O Leão terminou a Copa Verde 2021 com um time, iniciou o Estadual com várias mudanças e está na Série C com outro bastante diferente em relação ao da 1ª rodada.

Diga-se, no caso remista, que os problemas físicos no elenco comprometem qualquer planejamento.

No domingo (01/05), pela primeira vez, o time alcançou algo próximo do que deveria ser o ideal na configuração do meio-campo, que é onde está a alma de qualquer time.

O técnico Paulo Bonamigo, por vezes, é criticado pela montagem do setor, onde deixou o volante Pingo na titularidade durante todo o Parazão, ao lado de Anderson Uchôa. Na função mais adiantada, que exige habilidade especifica, viu-se obrigado a improvisar os volantes Marciel e Marco Antônio, quando Felipe Gedoz e Erick Flores estavam impossibilitados de jogar.

Gedoz foi embora e Flores reapareceu diante do Confiança (SE). Recém-liberado para treinos, ainda não é a figura que pode vir a ser na articulação de jogadas. Apesar disso, o que apresentou contra os sergipanos já o habilita a ser um dos vértices do setor, ao lado de Uchôa e o recém-chegado meia Albano.

Caso isso seja possível, o trio citado pode ser responsável por uma conexão que o Remo não tem há muito tempo. O mais perto dessa ideia ocorreu em 2014 e 2015, com Eduardo Ramos e Bismark, como motores da armação.

Talvez seja prematuro incluir Albano nessa formação, mas assim como se observa em Flores, é possível dizer que o futebol exibido no segundo tempo funciona como credencial para uma estratégia mais sólida e produtiva do que a que prevaleceu no Parazão, quando o Remo usava o meio-campo apenas como um setor de marcação.

Ao mesmo tempo, com as peças disponíveis, Bonamigo passa a ter a responsabilidade de montar uma linha média menos conservadora e mais participativa. Com Albano e Jean Patrick, quando este puder jogar, o Remo não poderá mais ter um jogo tão amarrado e previsível como foi até agora.

A movimentação ofensiva também será impactada. O atacante Rodrigo Pimpão não pode atuar isoladamente, como ocorre atualmente. Em alguns momentos, fica a impressão de que ele disputa um jogo particular, sem conexão com os demais companheiros.

É preciso entender que, em função das particularidades da Série C, o Remo enfrentará situações que exigem uma formação mais fechada, o que abre espaço para volantes como Paulinho Curuá, Marciel, Pingo e Marco Antônio. O diferencial é que isso passa a ser uma variação a ser adotada circunstancialmente, não por força da necessidade.

O Leão volta a campo neste sábado (07/05), a partir das 19h, para enfrentar o Brasil (RS), no estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS). O jogo é válido pela 5ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 03/05/2022

9 COMENTÁRIOS

  1. Isso não é novidade,ano que vem é a mesma coisa,rotineira,o que esperar de um time que não investe em qualidade somente promessa,se na segunda divisão foi um sufoco,imagina em uma terceira com poucos recursos,e tomem cuidado,se o time for bem,Fábio Mentes,vai com o mesmo time apostando no conjunto,porém esquece que o nível técnico é muito mais alto,não dá pra mensura o nível poís dependendo de quem cair,o osso fica mais duro.

    • Brener, Rodrigo Pimpão, Jean Patrick, Albano, Érick Flores, Marlon, Vinícius, Uchôa, Everton Sena e outros, não têm qualidades? Tá parecendo mucurento.

      • Pois é remista Adriano, tem uns aqui que só valorizam o que a mucura tem, os jogadores lá que são bons, os melhores técnicos são da mucura, os dirigentes de lá que são “profissionais”, etc. Secadores aqui ficam dizendo que o presidente do Remo é amador, os jogadores são desqualificados, o treinador é limitado, ou seja, nada presta. Isso lá é remista.

        Só uma coisa para esses falsos remistas ou secadores disfarçados, o Remo conquistou nos últimos 6 meses todos os títulos mais importantes do futebol regional, foi campeão masculino no sub17, sub20, profissional e Copa Verde, também no paraense feminino.

        O que a “poderosa” mucura freguesa ganhou? Nada, só peia do poderoso Leão.

        O time do Remo está em franco processo de evolução no brasileiro da série C e devemos torcer que logo se consolide como um time encaixado, forte e competitivo para subir esse ano para a série C, isso que importa.

  2. Boa visão do remo atual.
    Se o time não engrenar com esse elenco. Pode ter certeza que o problema será no esquema, aí envolve comissão técnica.

  3. É evidente que o time do Remo ainda está em construção pelo Bonamigo, mas já se encaixando, se entrosamento e evoluído bem o jogo. No transcorrer série C ainda poderá ter oscilações, algo natural, porém mantendo o crescimento da coesão qualificadora a tendência é se tornar um time forte e competitivo para subir esse ano para a série B.

    Mas alguns secadores equivocadamente falam que o Bonamigo é limitado a um esquema, mas esses críticos do treinador deviam antes aprender a ler esquema tático e perceber as variações.

    É evidente que todo treinador tem sua preferência por um determinado esquema tático, porém as mudanças do esquema são decorrentes da postura do adversário ou momento do jogo.

    O Bonamigo prioriza o 4x3x3 mas com variações (com a bola e sem a bola), e elas nitidamente foram diferentes nos jogos contra o São José e Confiança.

  4. Acho que estamos no caminho certo,esperamos que agora possamos retomar o caminho das vitórias e fazer jus ao elenco caro que o Remo tem!!!

  5. Lendo essa matéria do Gerson, me veio uma frase na cabeça.
    Tem caçador que tem ótima arma e exelente munição mais não sabe atirar.
    Torcemos para que isso não aconteça com o BONAMIGO . Tomara que ELE saiba enxergar com sabedoria e conhecimento o melhor time pra ENTRAR JOGANDO e os melhores reservas boa sorte com muinta garra, vontade é inteligência dentro de Campo.

Comments are closed.