Ednaldo Rodrigues
Ednaldo Rodrigues

Fora do calendário oficial da CBF para 2022, a Copa Verde virou um enigma desde o começo da temporada. Aliás, a edição 2021 só foi realizada no inicio deste ano, em datas improvisadas. Não é mistério para ninguém que a competição é tratada com má vontade e desinteresse pela entidade que comanda o futebol no Brasil.

Nesta terça-feira (23/08), finalmente, depois de longa espera, o presidente Ednaldo Rodrigues confirmou que o torneio vai acontecer em datas previstas para outubro e novembro. Será nos mesmos moldes dos outros anos, com um ou outro convidado diferente, mas com a já conhecida ausência de apelo, com transmissões fora da TV aberta e premiação “chinfrim”.

O próprio nome da competição é uma “licença poética”, bem ao estilo da CBF. O verde só tem vinculação com o campo de jogo, embora em alguns Estados, nem isso!

Todo o discurso de cunho ambientalista que os dirigentes adoram citar por ocasião da abertura e do encerramento da competição não passa de perfumaria marqueteira. Não há, de fato, nenhuma ação de natureza sustentável associada ao torneio.

Quanto ao aspecto que mais interessa ao torcedor, que é a oportunidade de complementar calendário para os clubes regionais, a Copa Verde é válida. Por isso mesmo, a Federação Paraense de Futebol exerceu uma pressão sobre a CBF nas últimas semanas em busca de uma definição.

Até o anúncio, reinava um silêncio absoluto, com indícios de que o torneio seria cancelado. Mesmo com todos os seus problemas, é importante para o futebol do Pará lutar pela manutenção do torneio, o único de caráter interestadual bancado pela CBF com participação de clubes das regiões Norte e Centro-Oeste.

O único atrativo é a classificação direta para a 3ª fase da Copa do Brasil, com direito a uma gratificação em torno de R$ 3 milhões.

Criada em 2014 para atender reivindicação dos clubes paraenses, a Copa Verde já foi disputada 8 vezes, com conquistas tanto do lado bicolor como do lado azulino – esta, justamente na edição de 2021, quando derrotaram o Vila Nova (GO) na final, no Baenão, com grande performance do goleiro Vinícius nas cobranças de penalidades.

A tabela de jogos e as datas só serão anunciadas nos próximos dias, segundo informou a assessoria da CBF. É provável que o formato seja mais “enxuto” e com menos participantes que em edições anteriores.

Caso resolva programar para outubro, o torneio pode ocupar 7 datas sendo uma para fase pré-Copa Verde e uma para as oitavas, ambas em jogo único; duas datas para as quartas-de-final e duas para as semifinais, ambas em ida e volta; e uma única data para a final, desta vez disputada em um estádio previamente escolhido, podendo ser o Mangueirão (Belém) ou Arena Mané Garrinha (Brasília-DF).

Há, ainda, a remota possibilidade de adiamento para janeiro, como foi neste ano. Em se tratando de CBF, tudo é possível acontecer!

Confirmação da Copa Verde altera planos do Remo

Depois de fazer um desmanche completo no elenco que disputou a Série C, o Remo se vê na iminência de modificar seu planejamento para este final de temporada.

Até antes de ter a confirmação da Copa Verde, o clube trabalhava com a previsão de formar um novo elenco somente em dezembro, após a contratação da nova comissão técnica. Como anúncio feito pela CBF, o Leão terá que providenciar um novo plantel a fim de participar e defender o título da competição.

No momento, restaram do elenco da Série C os jogadores com contrato até o final do ano – Vinicius, Paulinho Curuá, Pingo, Ronald e os garotos da base.

Até mesmo a liberação de alguns jogadores remanescentes da campanha pode vir a ser suspensa, visando garantir um time minimamente competitivo para encarar o torneio interestadual. De qualquer maneira, a procura pelo novo técnico terá que ser antecipada.

Blog do Gerson Nogueira, 24/08/2022

5 COMENTÁRIOS

  1. O cara é jornalista e nem sabe o que fala. A edição 2021 foi realizada integrante ano passado. Foi a edição de 2020 por conta da pandemia que foi realizada no ano seguinte

      • “Aliás, a edição 2021 só foi realizada no inicio deste ano, em datas improvisadas”

        A edição 2021 foi iniciada e finalizada no fim do ano passado.

  2. Sem dúvida que é golpe arquitetado pela máfia mucurenta a realização esse ano desse torneio “chinfrim” feito a medida para a mucura levar se realizado esse ano.

    Esse tal de Ednaldo Rodrigues até posou com a camisa mucurenta fedorenta na divulgação da CV.

    O Remo, como clube grande entre os participantes da CV, já deveria ter dito NÃO por ter sido prejudicado, caso contrário estará legitimando esse vergonhoso golpe da máfia mucurenta na CBF.

Comments are closed.