Remo 4×0 Caeté (Pingo, Vinícius, Anderson Uchôa, Ricardo Luz, Marco Antônio e Everton Sena)
Remo 4×0 Caeté (Pingo, Vinícius, Anderson Uchôa, Ricardo Luz, Marco Antônio e Everton Sena)

Depois de uma série de empates que geraram a fúria da torcida, o Clube do Remo desencantou e goleou o Caeté por 4 a 0, no Baenão, se classificando para as semifinais do Campeonato Paraense.

Após a partida, o técnico azulino Paulo Bonamigo avaliou esse jogo, olhando para o insucesso anterior no jogo de ida.

“Do outro lado tem um adversário que neutraliza algumas situações. Tem alguns jogos que a gente consegue descansar. Talvez o fruto dessa performance foi os 10 dias de treinamentos que a gente talvez não tenha conseguido transportar para o jogo contra o Caeté, na sua casa e hoje (terça-feira) a gente conseguiu colocar em prática o que a gente treinou, então foi crescendo”, disse.

“A competição está exigindo isso, é um crescimento técnico, tático e físico, principalmente porque o campeonato vai se afunilando e as equipes vão se conhecendo mais, então foi uma construção de uma vitória justa pela atitude coletiva da equipe”, comentou.

Bonamigo falou da desconfiança e críticas recebidas da torcida sobre a atuação nos jogos anteriores.

“Tem que ter confiança em cima do que está realizando, trabalhando. Essa equipe está crescendo dentro da competição. Tivemos um início muito pesado porque tivemos algumas viagens longas que realmente desgastaram muito a equipe e o padrão de jogo. A construção de uma equipe não se faz também muito rapidamente. Agora tivemos um tempo maior de trabalho, 15 dias ficando em Belém, sem precisar viajar, nos ajudou muito”, apontou.

“A questão também de unidade coletiva. Nossa equipe tem ainda muito o que corrigir, acho que foi uma performance menos espaçada nesse jogo. Minha linha defensiva conseguiu compactar mais, subir mais, ficar mais próxima do time. Em Bragança, sofremos muito e o time fazia o bloco alto pressionando, mas na última linha defensiva ficava um pouco baixa e gerava um espaço que dava um desgaste muito grande na construção da equipe”, falou Bonamigo.

Perguntado se as expectativas dele foram correspondidas com o jogo desta terça-feira (22/03), o técnico azulino foi sucinto em dizer que o campeonato subiu de nível e o time teria que ir junto.

“Acho que está começando um novo campeonato. É mata-mata, jogo decisivo. O tempo que a gente teve para trabalhar foi importante para subir o sarrafo de performance. A gente sabia que tínhamos que crescer nesse momento, estamos em fase ainda de buscar o salto de qualidade”, afirmou.

“Vamos para uma semifinal, mas a gente sabe que é uma competição muito difícil, é evidente que é uma vitória como foi construída eleva os níveis de confiança, mas temos um time com alguns jogadores jovens que estão começando a se personalizar dentro do time. É importante, mas (o jogo) já acabou. Comemoramos dentro do vestiário e já estamos pensando na nossa semifinal, descansar e preparar nossa força mental para entrarmos muito fortes na próxima fase”, avisou.

Bonamigo também falou sobre o meio-campo azulino ter finalmente funcionado como ele queria.

“Gostei, porque foi um time que teve o controle do meio-campo, conseguimos pressionar um bloco médio-alto com muita força, com muita organização, sem dar espaço para o adversário”, disse.

“O adversário praticamente fazia bola longa, que estava muito bem controlada pelos meus dois centrais (Pingo e Anderson Uchôa). No outro jogo (em Bragança) conseguimos flutuar, trabalhar muito pelo lado esquerdo. Hoje trabalhamos muito bem na primeira fase pelo lado direito e isso foi bom”, falou.

“Cobrei muito na minha fase ofensiva pelo lado direito, porque a equipe estava tendo volume, construção, mas não estava tendo a qualidade final, aquele último passe, aquele último cruzamento, uma tabela, simples e eficiente. Chegamos ali e, muitas vezes, jogávamos a bola na área sem pretensão. Hoje conseguimos trabalhar mais com dobras, com triangulações, com ultrapassagens. Isso deu um volume, principalmente no primeiro tempo, pelo lado direito, que fez a diferença dentro do jogo”, apontou.

“Tivemos alguns jogos que a bola foi teimosa. A gente teve volume de jogo muito grande e a bola não entrou, a gente criou bastante, mas hoje pela regularidade dos dois tempos e mesmo que no segundo tempo, que não foi tão perfeito como foi o primeiro, acho que foi um jogo em termos de equilíbrio bem dentro do que a gente gosta da equipe, o tempo todo intenso, sufocando bem o adversário”, afirmou Bonamigo.

“Considero que o Caeté fez um grande campeonato, um time muito bem organizado no campo, que gosta de ter o controle, ficar com bola. Mudamos até nossa plataforma, saímos do 4-3-3 para um 4-1-3-2 ou 4-3-1-2 para justamente ter um controle de meio, um volume de meio-campo e, principalmente nesse jogo, ficou bem acentuado. Isso nos facilitou, para conseguir nosso objetivo”, reconheceu.

Sobre o que será esperado para as semifinais do Parazão e pela 3ª fase da Copa do Brasil, Bonamigo pediu humildade.

“O próximo jogo é semifinal. Temos que pensar jogo a jogo, dia a dia, crescimento, aspecto mental do grupo. Estamos em uma fase que estamos sendo muito cobrados pelo que aconteceu no passado, aqui dentro do Clube do Remo, então temos que redobrar nosso espírito de superação conseguir fazer um uma competição vitoriosa. A gente está vendo o esforço de todos nesse sentido e vamos continuar nessa luta nossa. Foi uma partida boa, mas ‘sandálias da humildade’. A equipe teve performance porque teve um futebol coletivo muito eficiente, um espírito de equipe muito forte, tanto com bola com qualidade, como sem bola, de neutralizar o adversário”, concluiu.

O adversário do Leão na semifinal será o vencedor de Tuna e Bragantino que acontece nesta quarta-feira (23/03), às 15h no estádio dio Souza, em Belém. O jogo de ida terminou empatado em 1 a 1.

Roma News, 23/03/2022

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.