Bruno Alves e Renan Castro
Bruno Alves e Renan Castro

O Remo não pode nem sonhar em tropeçar no Ferroviário (CE), nesta segunda-feira (01/08), no Baenão. É uma decisão de campeonato, como serão também os jogos contra Aparecidense (GO) e Botafogo (SP), nas rodadas seguintes.

A conta é simples. Com 22 pontos, o Leão precisa fazer pelo menos mais 7 para se garantir no G8 final. A tarefa é difícil, naturalmente, mas se torna mais indigesta para um time que parece não confiar nas próprias forças.

As partidas do Remo, principalmente a partir da 10ª rodada, mostram uma equipe oscilante, insegura e previsível. Passa a impressão de que não parece capaz de acreditar no sonho do acesso.

O aspecto mais desconcertante é que o clube tem a folha salarial mais robusta da competição – ou é uma das mais altas. O elenco é numeroso, mas curto em qualidade.

A defesa experimentou uma evolução positiva com a chegada de Gerson Gusmão. Aliás, foi o único setor que revelou influência firme do novo técnico. Os demais setores, porém, sofrem com as indefinições do modelo de jogo. Jogar com 3 atacantes é ilusório, como foi na Série B em 2021.

Ter 3 jogadores isolados na frente não permite dizer que o time é ofensivo. Na verdade, é um time confuso e “meia-boca”. Não há ataque que funcione sem jogadas elaboradas a partir do meio-campo e das laterais. O Remo não tem isso em seu repertório.

Até mesmo as jogadas que Leonan costumava fazer, avançando em velocidade pela esquerda e cruzando sob medida, se tornaram raridade nas últimas rodadas. Celsinho, que assumiu a direita, deu segurança defensiva, mas avança com parcimônia.

Bruno Alves, Brenner e Leandro Carvalho, o trio que deve iniciar o jogo contra os cearenses, precisa se virar lá na frente, pois o meio-campo não produz absolutamente nada e o jogo contra o Botafogo (PB) evidenciou isso. O Remo tinha a bola, mas se perdia em passes improdutivos. Nenhuma tentativa de romper marcação ou surpreender a zaga adversária.

Qualidade não falta ao trio. Bruno Alves recuperou a forma e tem sido peça importante quando lançado em velocidade. Finaliza bem, embora arrisque pouco. Brenner é um dos melhores atacantes da competição, mas a impressão é de que vive abandonado entre os zagueiros. Leandro Carvalho ainda não deslanchou, mas tem habilidade e ímpeto para ser um diferencial do time.

Nos treinos da semana, o técnico Gerson Gusmão trabalhou a ideia de um meio-campo com Anderson Uchôa, Paulinho Curuá e Marciel, este com funções mais criativas. Embora não tenha se saído bem quando foi improvisado por Paulo Bonamigo, Marciel é o volante mais habilidoso do elenco e pode ser útil na aproximação com o ataque.

De toda sorte, o Remo vive da esperança de se reencontrar na competição. Não é fácil alcançar isso na fase de afunilamento, quando todos os times estão dando tudo em nível máximo, mas as esperanças precisam ser renovadas. Se não for possível avançar na técnica, que seja na valentia!

O Leão volta a campo nesta segunda-feira (01/08), a partir das 20h, para enfrentar o Ferroviário (CE), no estádio Baenão. O jogo é válido pela 17ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 31/07/2022

13 COMENTÁRIOS

  1. Pra cima deles leão vencendo esses dois jogos em casa chega com chance de classificação na ultima rodada.Eu acredito

  2. Alguns aqui diziam que a diretoria do Remo deveria abrir os cofres e trazer jogadores renomados, puro engano. Está mais que comprovado que folha mais robusta não garante um time vencedor, pelo contrário, quando tem muitos jogadores medalhões juntos só atrapalha.

    No time desse ano foram 11 medalhões (contratados com credenciais de “os caras”), no caso Vinícius, Éverton Sena, Uchôa, Jean Patrick, Marciel, Anderson Paraíba, Erick Flores, Albano, Pimpão, Brenner e Leandro Carvalho. Desses, somente o Uchôa tem feito jus.

    Em 2020/2021 no acesso do Remo à B eram somente 3 medalhões: Vinícius, Lucas Siqueira e Gedoz, o resto eram jogadores limitados porém com vontade de vencer.

    Os jogadores contratados tem que ter a qualificação desejada e a ambição de crescer jogando no Remo, gastar dinheiro com jogadores descompromissados só gera prejuízo e frustração.

    Faltando 3 jogos para o final dessa fase, não vejo sinal das Belas Adormecidas acordando e que o Remo venha conquistar os 9 pontos necessários para garantia de classificação. Por enquanto é puro conto de fadas acreditar que esse time vai virar deslanchar, mas quem sabe se quebra o feitiço das figuras adormecidas.

    • Concordo Garra Azul! Tenho assistido outros jogos da série C e noto que os times jogam de forma competitiva, disputando as bolas e não vejo destaques, craques ou medalhões, em time nenhum. É só garra mesmo. Isso também é cobrança de treinador. Gosto do trabalho do Bonamigo, não acho que teve a maior responsabilidade pelas dificuldades que se vive no campeonato, acho que as responsabilidades maiores são desses jogadores que não se empenharam, mas essa falha o Bonamigo cometeu de “passar a mão na cabeça dessa turma”. Enfim, agora são “águas passadas “. É jogar com comprometimento e garra. Tem que vencer, vencer ou vencer. Que dá para ir em frente!

  3. Eu acho esse TIME com Uchôa, curua e marciel a melhor formação pois num momento como esse que o time prescisa de garra e valentia temos a vantagem de ter dois jovens MARCIEL e curua jovens de força e preparo físico para na Valentina e na raça dominar esse de Campo e ajudar tanto na defesa como no ataque para que o Leão consiga as vitórias eu acredito nesta classificação.

  4. O Remo ganhou um bilhete premiado do Atlético Cearense só para fazer o resgate.Não vamos decepcionar o nosso benfeitor, vamos ajudar os caras também, nada de ingratidão, não é possível que agora não vai. Tremer, dor de barriga, piripiri e cara branca não pode existir neste jogo, nada de mijar nas calças..

  5. Temos que vencer os 2 jogos aqui e pelo menos empatar com Botafogo,aí sim,garantimos nossa classificação!

  6. Cara, só se saber que o Vinícius não é mais titular, já é uma realidade a classificação do REMO pra próxima fase, quem sabe, série B.

  7. Fiz aqui uma pagelanca, se o Atlético ganhasse o Remo se classificaria, então os espíritos foram lá e fizeram o serviço, portanto o Remo ganhou o presente que precisava, agora rumo a classificacao

Comments are closed.