Thiago Alves e Paulo Mota Filho
Thiago Alves e Paulo Mota Filho

No decorrer da última semana, o Clube do Remo deu o pontapé inicial nas reformulações administrativas no futebol profissional para esta temporada 2021, com foco total no seu retorno à Série B do Campeonato Brasileiro.

O Leão anunciou e apresentou formalmente seu novo executivo, Thiago Alves, de 42 anos, que será o responsável por montar, administrar e gerir jogadores e suas demandas ao longo do ano.

Thiago assumiu a função de Carlos Kila, que permaneceu no cargo por quase 2 anos e optou por ser afastar um pouco do esporte após um ciclo vencedor, mas bastante desgastante, conforme explicou o agora ex-funcionário remista.

Thiago Alves, que é natural de Campo dos Goytacazes (RJ), desembarca no Baenão com um currículo de respeito e sedento por triunfos. Com trabalho importante à frente da administração da Seleção Olímpica Brasileira e de vários anos gerindo o Boavista (RJ), além de experiência na própria Série B, com o Duque de Caxias (RJ), entre 2009 e 2010, o ex-goleiro soma conquistas importantes como gerente de futebol, a exemplo dos títulos da Copa Rio em 2017, com o Boavista (RJ), além do vice da Taça Guanabara – equivalente ao primeiro turno do Cariocão – com o Boavista (RJ), perdendo a final para o Flamengo (RJ).

Sobre o projeto, que assegura ser um dos principais na sua carreira, Thiago Alves destacou sua rodagem para assumir o novo desafio daqui para frente.

“Estar aqui, vestindo a camisa do Remo, é um passo importante na minha carreira, é um privilégio ser executivo de um clube grande. Temos um trabalho árduo pela frente, com muita competência e preparado para assumir esse desafio na carreira”, ponderou.

Com a Série C encerrada, o Remo se volta agora para a qualificação e capacitação do seu elenco para as próximas competições – Copa Verde e Parazão, em curto prazo.

Sobre contratações e dispensas, o executivo explicou que, apesar da sua posição, o trabalho em conjunto será mantido para uma integração e evolução do clube.

“Com certeza, junto com toda a diretoria, comissão técnica, jogadores, funcionários e torcedores, vamos fazer um trabalho à altura do que o Remo merece. A única coisa que posso prometer é muito trabalho e dedicação”, ressaltou.

Conhecimento de mercado e experiência

Atualmente, grande parte das equipes do futebol mundial apresenta uma figura como indispensável para a montagem de um planejamento para as competições oficiais no futebol profissional: um executivo de futebol.

Comumente confundido com um diretor, o papel do executivo tem extensões diferentes, assim como suas responsabilidades e tarefas. Cargo remunerado dentro das instituições, o executivo de futebol, que para alguns chega a ser um cargo supervalorizado, em suma, tem como tarefa principal viabilizar o funcionamento do Departamento de Futebol de base e profissional. É o profissional que gere as crises e elabora mecanismos para contratações, dispensas, entre outros.

Por ser um cargo estratégico, a nomeação de um profissional com conhecimento de mercado e experiência na profissão é fundamental para um relacionamento entre clubes no que diz respeito a aquisições.

O diretor de futebol Paulo Mota Filho falou sobre a contratação de Thiago Alves para o Leão, durante a apresentação do novo executivo.

“Ele está chegando para encarar esse novo desafio da equipe na Série B, no Parazão, na Copa do Brasil e na Copa Verde. Com toda a sua experiência, espero que possamos alcançar nosso objetivo e sucesso nessa nossa jornada”, disse.

Thiago Alves destacou que a sua principal meta mais imediata será a fortificação do clube.

“Vinha acompanhado o Remo. Estamos sempre antenados no mercado de um modo geral. A gente tem um mapeamento e vamos dividir com nossa diretoria. Temos o presidente e os nossos diretores e, juntos com o nosso treinador, vamos ao mercado para trazer o que há de melhor para o Clube do Remo”, garantiu.

Executivo precisa estar preparado para tudo

Com um cargo “grande”, o executivo de futebol está sujeito a louros e críticas. Assim como o reconhecimento em caso de conquistas tendem a ser exaltados e apontados até como referências positivas no currículo, qualquer ação danosa também tem o mesmo impacto, com o executivo passando a ser o principal alvo, especialmente junto à torcida.

No caso do Clube do Remo, detentor de uma torcida gigante e apaixonada, a situação não é diferente, o que destaca de antemão os prós e contras da função. Dentre os pontos positivos, está a remuneração, que é a única ao lado do gerente de futebol, para executar um trabalho pouco mais rigoroso que a do diretor de futebol.

Outro fator interessante é a representatividade no mercado, seja individualmente ou coletivamente. No caso do Leão, por fazer parte nesta temporada na composição dos times que vão disputar a Série B, a vitrine é maior ainda. A dificuldade é a cobrança por contratações importantes, de qualidade, com rendimento em campo e a necessidade de resultados.

Em caso de negativa, naturalmente o profissional torna-se favorito para críticas, justamente por ser o “manda-chuva” internamente. Quanto a isso, Thiago Alves foi direto.

“Me sinto preparado para estar assumindo esse posto”, afirmou.

Diário do Pará, 31/01/2021

10 COMENTÁRIOS

  1. O cara pode a até ter muita experiência, mas com o orçamento limitado e por ser uma série B, jogadores caros e de nomes dificilmente viriam para o Remo, o que poderia comprometer o orçamento durante a competição e após,é manter os pés no chão e trazer jogadores que podem suprir as carências, com o chamado bom e barato, nada de extravagância.

  2. traga jogadores para se manter na serie B, bons Zagueiros que estamos precisando de no minimo de 3 zagueiros, somente o Rafael jansen tem condições de ser titular, os demais não tem condiçoes de disputar a serie B

  3. Tomara que consiga trazer jogadores bons física e tecnicamente. Pelo menos 2 para cada posição.
    E se fosse eu, contrataria 5 zagueiros e mandava essas porcarias que temos, embora!

  4. Tem que fazer igual o Sampaio Correa que monta um time bom e barato com jogadores de qualidade.O REMO tem que fazer uma limpeza no elenco RUSCH,GELSON,ALEMAO,DUDU MANDAI,MIMICA,

  5. Faltou o senhor incluir Eduardo Ramos …! Os nossos melhores atacantes foram os zagueiros e os juniores! Os juniores estão encostados! Os meias e atacantes são um fiasco! A chave de uma zaga tá em volantes pitibul!
    Nós aqui do PA somos time de aluguel! Eles trarão os elementos encostados! Os nossos ficarão de fora!

  6. Fora para: Eduardo Ramos, Gedoz, Carlos Alberto, Gelson, Gilberto Alemão, Dudu Mandai(esse praticamente nunca jogou), Mimica, Rusch(já foi).

  7. O remo tem que trazer um camisa 9 de peso nacional e montar um time competitivo para a série B. Se for par ficar na mediocridade e sempre pensar em jogadores medianos pra contarmos com a sorte, era melhor não ter subido.

  8. O Clube do Remo deve ter em mente que foram treze anos fora de uma série de peso no futebol por isso.mesmo, as contratações devem ser criteriosas e não políticas como muitas vezes acontece o Remo merece no mínimo permanecer sem grandes problemas na mesma serie, a B, caso não consiga o que deve ser objetivo maior a série A

Comments are closed.