Remo 1×0 Itupiranga (Marlon e Tiago Miranda)
Remo 1×0 Itupiranga (Marlon e Tiago Miranda)

Após o anúncio do decreto feito pelo governador Helder Barbalho na noite deste sábado (12/03), de “lockdown” (bloqueio total) para aumentar o índice de isolamento social nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém, o Campeonato Paraense 2021 será suspenso a partir da próxima segunda-feira (15/03).

Os jogos confirmados para este domingo (14/03), no complemento da 3ª rodada, acontecerão normalmente. Atendendo a orientação do Governo do Estado, a competição estará paralisada, inicialmente, por 7 dias.

A informação foi confirmada pelo vice-presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Maurício Bororó, ressaltando que, apesar do decreto valer para Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, a recomendação foi de parar o Estadual, também, nos confrontos marcados para as cidades do interior.

Com isso, a 4ª rodada do Parazão, que seria disputada no próximo final de semana, deverá ocorrer em outra data. O destaque estava para a realização do clássico Re-Pa, que aconteceria no domingo (21/03), na Curuzu.

Globo Esporte.com, 13/03/2021

8 COMENTÁRIOS

  1. Existem protocolos, procedimentos e até tratamentos, obviamente, não se trata de uma doença comum que possa ser negligenciada, mas fica muito claro que o futebol, atividades físicas e outras ações não são propagadoras, ou mesmo, críticas para pandemia. Parece mais uma ação política do que propriamente de saúde.

    • Futebol não são apenas 11 jogadores de cada lado. A paralisação é para proteger centenas de pessoas (não só atletas) que estão envolvidas em cada partida de futebol.

      • Perfeito Remo 100%, principalmente nesse momento terrível que vivemos de altíssimo contágio do covid no país, no Pará e em Belém, sem disponibilidade de leitos e UTIs, com muita gente morrendo. Os próprios jogadores estão com medo, como confessou o Marlon.

      • Para isso que existem os protocolos, se formos radicalizar, temos que fechar TUDO, inclusive serviços essenciais! Por que a vida de um Gari valeria menos que a vida de um jogador de futebol? Se os protocolos são insuficientes, então que se fechem os supermercados, que se fechem os provedores de internet, que se fechem os bancos e os caixas eletrônicos, que se fechem as estações de tratamento de água, que não se corte a eletricidade, que parem o recolhimento de lixo, que se pare os correios, etc.

      • Não tem sentido radicalizar e fechar tudo, inclusive serviços essenciais. Imagina as consequências catastróficas de fechar todos hospitais, farmácias e supermercados, por exemplo.

        Está correto liberar as atividades essenciais na situação de alta da covid, tomar medidas contra a exposição e mais contaminação. Onde se encaixa o futebol, pois não são somente os jogadores que participam de um jogo, há várias pessoas de atividades profissionais envolvidas com uma partida. Lembrando que a viagem, a hospedagem, os deslocamentos locais, a partida, etc, são momentos que alguém da delegação pode se contaminar, bastando um se contaminar para espelhar a covid para outros (isso em PG).

        A solução para essa pandemia é a aceleração da vacinação, ainda engatinhando, hoje somente 4,5% da população brasileira foi vacinada, precisando de 70% para atingir o controle da pandemia (ou imunidade de rebanho), algo que estamos muito longe.

        Enquanto isso é necessário fazer o isolamento social principalmente na situação de alta contaminação, lembrando que os países que fizeram corretamente o isolamento social, logo tiveram todas as suas atividades normalizadas.

  2. Respeito a opinião de todos, até por que a situação de saúde pública é muito delicada, mas vejo milhares de pessoas que estão desempregadas, inclusive conhecidos meus, sem condições de pagar plano de saúde, medicamentos, etc. A abordagem com lockdown trouxe muitos para o grupo de risco, pois deixaram de fazer cirurgias, de se alimentar adequadamente, de fazer atividade física, etc. Tanto que hoje temos pessoas de menos de 50 anos vindo a ser internados e entubados! Muito me preocupa a manutenção desta estratégia, visto que ela deu errado, isso é um fato! Se tivesse dado certo não teríamos tantas vítimas

  3. É insano dizer que o isolamento social não deu certo e apoiar a liberação de todas as atividades na pandemia em alta.

    Só para ter uma ideia, quando o Brasil atingiu 100 mil mortes, um estudo do IBGE/Geocovid (divulgado em agosto de 2020) projetou em 7,2 MILHÕES por MÊS de infectados se não tivessem sido tomadas medidas de isolamento social.

    A situação atual do país 280 MIL mortes e 11,5 MILHÕES contaminados em 1 ANO de pandemia, significando que SEM o isolamento já teríamos (por baixo) com mais de 1 MILHÃO de vidas perdidas no Brasil. Então, SEM o isolamento seria muito pior.

    A solução para conter a covid é vacinar 70% do povo e o gargalo desse caos é a lerdeza da vacinação, tendo hoje somente 4,5% vacinados, por puro descaso e incompetência da liderança negacionista.

    Diferentemente do Brasil, é fato que os países que levaram a sério a pandemia e fizeram devidamente o isolamento social, logo voltaram com todas as suas atividades normais.

    Portanto, negar o isolamento e a vacinação da covid é negacionismo irresponsável, por isso tantas mortes e tanta gente sem poder trabalhar direito.

Comments are closed.