Remo 1x2 PSC (Rafael Jaques)
Remo 1x2 PSC (Rafael Jaques)

A falta de ímpeto dos jogadores do Remo em reverter a derrota de 2 a 1 sofrida para o Paysandu, na 4ª rodada do Campeonato Paraense foi o principal ponto fraco da equipe, segundo o técnico Rafael Jaques. De acordo com o treinador azulino, faltou “concentração e malandragem” nos momentos decisivos.

O comandante remista admitiu que houve oportunidades para sair de campo com um placar favorável, mas atribuiu a derrota ao número de chances desperdiçadas.

“O que me deixou mais insatisfeito foi essa questão da concentração e a necessidade de ser mais malandro em certas circunstâncias. O adversário, depois que ficou com o resultado positivo, vinha cavando faltas, trancando o jogo. Isso acabou nos tirando o ímpeto de buscar o empate. Estávamos gritando do banco para que os jogadores entrassem na área, mas eles não estavam indo. Perdendo de 2 a 1, no final do jogo, os jogadores precisam ir para a área”, ressaltou.

Apesar de dominante na primeira etapa, o Remo não conseguiu traduzir o controle de bola em uma vantagem no placar. Quando estava com maior posse e criava mais chances, os azulinos sofreram um gol do atacante Nicolas. Apesar do golpe sofrido, o Remo voltou a campo melhor e aproveitou uma falha da zaga alviceleste para empatar o jogo.

“Seria muito injusto sair para o intervalo com a derrota, já que jogamos melhor que o nosso adversário. A gente costuma fazer uma análise do jogo sem contar os gols. Sem os gols, quem criou mais oportunidades? Foi o Remo. Se olharmos por esse ponto, não fizemos um mau jogo, mas tivemos problemas de concentração e acabamos saindo derrotados”, lamentou Jaques.

“Sem dúvida nenhuma, o Paysandu foi o adversário mais difícil que já enfrentamos. Não só pela rivalidade, mas pela qualidade dos jogadores, mas acho que não foi o nosso pior jogo”, apontou.

A “malandragem” voltou a fazer parte do jogo em outro lance decisivo, segundo Rafael Jaques. Depois do intervalo, em momento de equilíbrio na partida, o árbitro viu um puxão de Jackson em Nicolas na área durante bola alçada. Uilliam foi preciso e Vinícius não conseguiu fazer a defesa.

“Outra situação foi o pênalti. Nesse caso, foi malandragem do Nicolas e não nossa. Ele foi para a jogada individual, forçou a barra e acabou sendo feliz no lance. O juiz interpretou que foi pênalti. São esses detalhes que pecamos. No gol do primeiro tempo, estávamos muito melhor no jogo. Existe o perigo do contra-ataque, mas a ameaça mesmo é na bola parada e nós falhamos. Isso não são erros de malandragem, são erros de concentração, que podem decidir bastante coisa”, disse o técnico.

Depois do clássico, o Remo volta a campo na próxima quarta-feira (12/02), às 16h, pela Copa do Brasil, contra o Freipaulistano (SE). O Leão tem a vantagem do empate. Caso se classifique, os azulinos podem enfrentar Brusque (SC) ou Sport (PE) na 2ª fase do torneio.

Confira outros trechos da entrevista coletiva com Rafael Jaques:

Análise do jogo

Em primeiro lugar, foi um jogo bem movimentado e bem estudado pelas equipes. Ambas estavam fortes na marcação e isso gerou poucas chances de gols para os dois lados, mas no momento que estávamos melhor no jogo, acabamos levando um gol de escanteio. A partir daí, tomamos conta do jogo novamente, fomos buscar o gol de empate e conseguimos. Fomos para o intervalo com o resultado igual, o que na minha opinião, poderíamos ter tido uma sorte melhor ainda no primeiro tempo. Poderíamos não ter sofrido aquele gol e ter ido para o intervalo com a vitória. No segundo tempo, no nosso erro, o Paysandu acabou organizando algumas transições ofensivas e, em mais uma jogada de escanteio, acabou originando o pênalti, que depois gerou o gol. Tentamos voltar para o jogo depois, acertamos uma bola na trave. Fizemos uma modificação tática com a entrada do Hélio (Borges) de um lado e o (Gustavo) Ermel pelo outro, para dar mais abertura e amplitude no campo, favorecendo a individualidade dos jogadores. Isso surtiu certo efeito no início e criamos algumas chances de gol, mas não fomos felizes na concretização dos lances.

Mudança tática do 4-3-3 para o 4-4-2

Escolhemos o esquema tático de acordo com a característica do jogo e dos jogadores. Juntamos Robinho e (Douglas) Packer, que são dois jogadores de criação. Podemos juntar isso com a velocidade, ou do Ermel ou do Wesley, além do próprio Jackson, que vem nos ajudando com os gols. Nessa circunstância, tentamos usar melhor, junto com a entrada do Charles, a qualidade de passe dos jogadores do meio-campo. Isso vem surtindo um efeito, a equipe vem jogando bem, não vem jogando mal, na minha opinião. Estamos melhorando, mas o problema de hoje (domingo) foram erros nossos. Sofremos gols em erros nossos de marcação.

Pontos positivos apesar da derrota

O que me deixou satisfeito foi a nossa atitude no primeiro tempo. Estávamos melhor no jogo, criando mais situações. Sofremos um gol por erro nosso, mas tivemos força para reagir e empatar. Se tivéssemos ganhado, não teríamos tempo para comemorar, porque temos jogo na quarta-feira (12/02). Assim como em caso de derrota, não temos tempo para lamentar. Temos que trabalhar forte, porque temos uma decisão lá em Sergipe.

Primeiro clássico e dificuldade do adversário

Os gols foram em erros das equipes. As equipes vieram para jogar no erro do adversário. O Paysandu soube aproveitar o erro e teve sucesso. Agora é a hora dos homens, é assim no futebol. Não temos tempo para lamentar.

Mudanças para o jogo da Copa do Brasil

Teremos mudanças. Ainda é cedo para avaliar quais são, mas algumas já prevemos, em função do desgaste físico e das condições do jogo em Sergipe. Lá, o gramado é bem mais difícil de se jogar, o adversário joga junto há bastante tempo e o campo é menor. Além disso, o jogo é 16h, já que anteciparam para diminuir a nossa recuperação. Usaram da malandragem. O jogo estava marcado para às 20h, no horário da televisão, mas passaram para 16h. Temos que ser inteligentes nisso. Amanhã (segunda-feira) ou depois, vamos ter tempo para pensar nisso.

Globo Esporte.com, 09/02/2020

29 COMENTÁRIOS

  1. Faltou também inteligência da tua parte técnico burro! Oque é que tu ver nesse Chaves? E queimando um zagueiro de lateral,improvisa o Djalma que tem mais vigor

  2. Galera do Leão se deixar escapar a Copa do Brasil pode correr logo atrás de jogadores pois até o momento alguns aí não convenceram ninguém. Não temos atacante esse Rapaz aí é muito agoniado o nicolas malandro só deixou o cara irritado e deu no que deu. Muitas experiências no Remo, isso levou a nossa derrota. Até para definir os caras não tem chute e nem compreensão para deixar seu colega na cara di Gol. Puts tem que ajeitar o mais rapido possível

  3. tu é muito burro isso sim como é que tu coloca o meia de criação pra fica la na frente em vez do 9 fik em cima da zaga dos caras ai o 9 la quse na lateral corendo pra marca tu é burro e nem foi culpa dos jogadores foi 100% tua escalou mau o time esquema errado o douglas é pra jogar atras dos atacantes não na frente uma pergunta que bola tu ve nesse robinho tu cola zagueiro de lateral quando vai acabar com essa frescura coloca os caras daqui porra

  4. KKKKKK tá de sacanagem este treinador!
    falta de concentração…manda fazer Tai Chi Chuan ou yôga!
    falta de malandragem…Manda pro complexo do alemão no RJ!
    Falta é treinador e jogador com o mínimo de qualidade!

  5. Eu não vi tudo isso que o técnico comentou, o que eu vi foi um time muito limitado, sem organização no meio de campo, jogadores sem um mínimo de criatividade, meio campo sonolento, muitos erros passes há uma distância de três metros do companheiro de equipe, os caras sem preparo físico suficiente para jogar uma partida, quando o adversário passou a frente no placar, começou a tocar a bola, e os jogadores só olhando, sem vontade de ir pra cima e tomar essa bola para contratacar o adversário, na verdade vi um time meldicre, sem nenhum brio para reagir a situação adversa da partida. Senhores diretores eu não acredito que o Mirasol de São Paulo tenha mais condições financeiras do que o Remo o time contratou o Camilo do Inter de Porto Alegre o cara joga muito, é o maestro do timo como se diz no futebol, fiquem de olho nele para o brasileiro esse cara organizaria o meio campo do remo, eu assistir três jogos do Mirasol e em ambos sendo mando de campo deles e não colocaram mais de dois mil quinhentos torcedores para assistirem os jogos e, tem recurso pra manter o time com boas contratações dando porrada nos grandes de São Paulo. Isso se chama de competência, é o que está faltando ao nosso Leão.

  6. Essa malandragem da mucura vem desde o ano passado, não é à toa que já são 7 jogos sem perder, fazem muitas faltas, andam pra caramba na barreira, fazem cera. A arbitragem vê o puxão e houve mesmo, mas não vê a falta nas costas do Douglas Parcker do jogador weslei número 3, é só deu amarelo em outra entrada dele, que poderia ser vermelho direto. O Ermel, nas minhas contas, recebeu 7 faltas, só conseguiu jogar nos 2 ou 3 minutos do segundo tempo, depois não parava em pé, apanhava e levantava (hei, você não é um Messi), a mucura parou o jogo com falta e quem recebe falta não tem a tal malandragem para ficar no chão, eu não gosto disso, mas meu, em terra de sapo, de cócoras com ele. Remo desprendeu jogar Rexpa? Porra, vontade que tenho hj é de ir no Baenão falar algumas coisas pra esses jogadores e comissão técnica. Porque apesar do jogo da mucura e da vista grossa do árbitro, o Remo tem que voltar a ser Remo nos clássicos, cadê a raça? Cadê a vontade? A torcida compra 2500 camisa em 24 horas, isso é normal???É essa a resposta? Não critico todos os jogadores, mas alguns, Velho, sacabagem. O técnico também precisa mexer melhor e conhecer melhor esses jogadores. Xaves até agora jogou o que? Zaga lenta demais, no primeiro gol põe esse Xaves pra marcar o atacante mais alto e no segundo, põe o centroavante pra marcar o melhor atacante deles? Cadê zagueiro??? Tem alguma coisa errada.

  7. Faltou jogadas ensaiadas, faltou Djalma no luga do Xavez, faltou o Lukinha, melhor que o Robinho. Mais uma vez, técnico de fora dando vez para os de fora. E haja dinheiro pra gastar. Rafael Jaques melhor que Arthur?

  8. Não precisamos de malandragem, mas de futebol bem jogado.
    O time não tem esquema e quem paga o pato? são os jogadores da Terra.
    Xavez é melhor que o Djalma?
    Lança um jogador fora de ritmo e deixa o Djalma fora! Me poupe!
    Rafael Jansen levou sufoco do Vinícius Leite; vão acabar queimando o melhor central do time.

  9. Neste momento, a minha prepcupacao com o desempenho da equipe nos primeiros jogos e no RE X pa eh muito maior do que perder o classico.
    Brincadeora a avaliacao desse treinador! Faltou malandragem?!?! Esta faltando muita coisa, principalmente uma melhor apresentacao. Time travadissimo!

    • Ao meu ver, está faltando vontade de vencer , o garoto Pingo é titular fácil nesse time, Djalma mesmo com limitação técnica tem muita vontade é preparo físico, logo tem que jogar. O Lukinha também tem que ser titular ao lado do Douglas, outra coisa o volante que entrou ontem pode mandar embora nesse nível temos uma carrada no baenão

  10. Uma penca de jogadores com um metro de lingua pra fora e vem falar em malandragem(arrombado burro da porra),O Djalma não tava no banco porra,colocava o cara pra dar o gas no meio,um paneiro de passes errados por conta de jogador profissional cansado,jogador que não consegue lidar com a enorme torcida do REMO esse pode rasgar pra ontem.

  11. Remo 100% já estão procurando outro técnico?Porque esse não tem experiência é igual o técnico Pedro que perdeu a copa verde pro mãessandú ano passado…

  12. vou fazer uma analise rapida desse jogo xaves,robinho,se escondem do jogo esse robinho so toca p lado e p tras Xaves tem 34anos velho sem recurso a 2 anos que nao temos laterais nem direito nem esquerdo como vamos ganhar alguma coisa sem meio de campo e sem laterais.O REMO perdeu a sua garra e vontade de ganhar classico com esses jogadores de fora.que nao estao nem ai p nos.INFELIZMENTE TENHO QUE DIZER SENTI SAUDADE DO EDUARDO RAMOS

  13. TÉCNICO PARA O LEÃO AGNALDO OU BONAMIGO, PARAZÃO NÃO É TÉCNICA É RAÇA,, TEM QUE DAR CHANCE PARA O PINGO, RUIMNAEL MARCA PELAS COSTA, ONDE JÁ SE VIU, PRESIDENTE ABRE OS OLHOS SE NÃO O LEÃO VAI DANÇAR.

  14. time que joga muito atraz nao pode ganhar nada treinador teimoso e burro custa mexer remo nao é time pra jogar atraz contrara logo outro preparador fisico

  15. NO FINAL FALTOU PREPARO FÍSICO, POR ISSO, O TÉCNICO GRITAVA PARA IREM PRA ÁREA ADVERSÁRIA E NÃO IAM, ESTAVAM TODOS PRESOS, SEM DISPOSIÇÃO PARA CORRER, TEM QUE TROCAR URGENTEMENTE ESSE PREPARADOR FÍSICO, POIS MESMO OS QUE FIZERAM A PRÉ TEMPORADA ESTÃO CANSANDO E CAINDO PELAS TABELAS, PRINCIPALMENTE NO SEGUNDO TEMPO.

  16. Como é que esse técnico picareta coloca esse tal de Gelson pra jogar e deixa o Djalma no banco. Esse picareta só pode estar brincando com a nossa cara.

  17. Faltou tudo isso e tbm inteligencia tua, colocas um volante sem condicoes e djalma q ta preparado no banco, aquele canhotinho na reserva, na proxima derrota pede pra sair. Nao sabes fazer o basico q é campactar teu time e toque de bola.

  18. Tudo isso e ainda inteligencia da tua parte. Colocas um volante sem condicoes, djalma no banco e nao poem o cara, nao consegues compactar teu time, volante tem q jogar entre os zagueiros, toque de bola sem afobacao.

  19. O time é ruim, pior do q o ano passado. Ano passado o rendimento caiu, parte fisica acabou com o time, mas era muito melhor do q este sem comparacao. Se é ruim, pelo menos tenta campactar teu time, o cabeça de área precisa jogar entre os zagueiros, tocar a bola com mais qualidade, chama os caras e pede aproximacao. E outra coisa, jansen na zaga, tira o mimica, porque nao da mais.

  20. Infelizmente o nosso Time não tem esquema tático e um amontoado de jogadores, lendo a analise feito pelo treinador dar a entender que ele viu outro jogo, Já faz muito tempo que eu não vejo o Clube do Remo com um esquema tático, montado e definido, uma opção de Técnico seria o Paulo Bonamigo que esta no Boavista do Rio de Janeiro ele já passou por aqui e sabe da nossa grandeza eu acredito que ele com a experiencia adquirida poderia nos dar um bom resultado.

  21. estranho é o jakson marcando o nicolas, era pra ser um zagueiro eo o gol anterior quem marcava o wilian se nao me engano era o ronael. (dois jogadores baixos marcando jogadores altos), assim fica fácil, eles só tem essas jogadas de bola parada todo mundo sabe menos nosso tecnico. e quando tinhamos oportunidade de jogar a bola na area em varias faltas no meio de campo , não usavam estas chances de bola parada. (o que fazem no treinamento durante a semana?)

Comments are closed.