Baenão
Baenão

Em 2013, quando foi derrubado o lance de cadeiras e arquibancadas pelo lado da Travessa das Mercês, a torcida vivia anos de expectativa por uma ampla e radical reforma do Baenão. Passados 7 anos, o já centenário estádio ainda vive de jogos esporádicos, com capacidade reduzida, em nada lembrando o alçapão que o Clube do Remo tinha a seu favor. A maior parte das arquibancadas ainda está lá, mas a forma desastrosa como a quase reforma foi feita deixou o clube na vexante situação de só poder mandar seus jogos enquanto houver luz do sol, já que até a iluminação foi retirada.

Como se trata de um clube de massa, o que não faltam são projetos de torcedores, desde com a clara intenção de ajudar a até trabalhos acadêmicos. Foi assim que Maycon Sousa apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na faculdade Estácio de Sá, no curso de Arquitetura e Urbanismo: um projeto de reforma e adaptação para a criação de um novo Baenão.

As imagens do trabalho foram postadas por Maycon em suas redes sociais, o que gerou elogios e comentários sobre o que poderia ser o futuro do estádio.

Contudo, apesar de o projeto passar por algumas correções para ser mostrado ao clube, não há um compromisso com ele. Segundo a diretora de patrimônio Aline Porto, o clube recebe com certa constância projetos independentes para o estádio, para as sedes social e náutica, ginásio e outras instalações azulinas, mas não há garantia de que sejam usados.

“A gente recebe e até ajuda quando alguém precisa fazer visitas ou precisa de plantas dos prédios. Tudo é analisado. O torcedor é nosso patrimônio e toda ajuda é bem-vinda, mas não podemos garantir que os projetos que chegam serão utilizados”, contou.

Aline mesmo é um exemplo. Arquiteta de formação e remista de berço (filha do ex-presidente Roberto Porto), ao se formar, também criou um projeto para um Centro de Treinamento no terreno onde deveria funcionar a Sede Campestre, em Benfica, distrito de Benevides. Porém, em 2007, os tempos eram ainda mais difíceis e a sede acabou sendo perdida em um leilão para pagamento de dívidas trabalhistas.

Além dos projetos que chegam, há os que recebem a chancela oficial. Desde a gestão anterior a do presidente Fábio Bentes, quando Aline passou a ser diretora, o Remo recebeu uma proposta de um escritório de arquitetura que vem desenvolvendo um projeto para o clube. Por mais que não haja prazos oficiais, ele é feito com olhares dos dirigentes. O projeto visa justamente o setor derrubado anos atrás, com a construção de mais uma arquibancada. O restante do estádio ficaria para o futuro.

“Esse projeto ele vai passar para as próximas diretorias, se tiverem interesse. Ele foi dividido em 3 etapas. A primeira, que é a reforma do sistema de iluminação do Baenão, deve ser concluída até o fim do mandato do Fábio (Bentes), se tudo der certo, até o fim do ano. A segunda etapa é ter um Centro de Treinamentos, algo importantíssimo para o futebol profissional. A terceira etapa é justamente a expansão do Baenão, com reforma e aumento da capacidade do estádio”, contou Aline.

Do campo das ideias à prática: um longo caminho

Quando se preparava para iniciar o TCC, Maycon Sousa foi praticamente dissuadido por seu professor-orientador sobre o objeto de seu trabalho: uma arena multiuso voltada para eventos culturais. O trabalho mudou para um projeto para o clube do coração.

“Ele ficou pronto, tirei quase a nota máxima, mas é um trabalho acadêmico. Para ser utilizado na prática, teria que ser adaptado e ampliado”, disse Maycon.

Para a realização do projeto, ele contou com a ajuda do clube. Maycon teve acesso às plantas do Baenão e algumas visitas ao local. Mesmo não sendo um torcedor tão assíduo em dia de jogos, ele conta que as idas ao estádio sempre atiçaram o olhar de um futuro profissional da arquitetura, o que também o motivou.

“São necessárias mudanças, isso é óbvio. A situação do clube não é fácil e é preciso que sejam feitas modernizações. É provável que apresente o projeto ao clube, mas ele precisa de algumas adaptações”, disse.

Um dos pontos que chamou a atenção de Maycon foi quanto à acessibilidade para idosos e deficientes.

“As entradas para essas pessoas ficariam pelo lado da (travessa) Antônio Baena, com mais de um portão para eles”, citou.

Dois estádios serviram de base para Maycon. Pela modernidade, a Arena Mané Garrincha, em Brasília (DF), foi uma inspiração direta, enquanto o Craven Cottage, do Fulham (de Londres, Inglaterra), foi também modelo por ser um estádio antigo, fundado em 1896, e que ao longo dos anos foi passando por uma série de adaptações e reformas para se adequar às normas da Premier League.

Uma mudança significativa no projeto de Maycon seria a da mudança para o lado da Travessas das Mercês da arquibancada lateral mais importante. Nesse novo lance de cadeiras ficariam, inclusive, as novas cabines de imprensa e camarotes para, segundo o projeto, aproveitar melhor a luz natural e ter mais proteção natural da chuva.

A cobertura da arquibancada seria feito de policarbonato, um plástico transparente que é dado como mais moderno pela economia de energia por aproveitar mais a luz do sol, maior conforto térmico, manutenção mais barata, entre outras vantagens. Além disso, ressalta Maycon, seria a óbvia proteção contra o índice pluviométrico da capital paraense.

“É importante que estádios em Belém tenham cobertura, por causa das chuvas. Isso é mais conforto ao torcedor”, comentou.

Maycon sabe que, a despeito da boa recepção do projeto nas redes sociais, ele tem chances reduzidas de um dia sair do papel, mas além do reconhecimento acadêmico, a possibilidade de apresentar à gestão pode ser já suficiente. Quanto a dar publicidade, ele mesmo reconhece que ficou reticente no início.

“Como é ano de eleição, pensei em nem mostrar o projeto. Felizmente, a repercussão foi muito boa”, concluiu.

Diário do Pará, 12/07/2020

8 COMENTÁRIOS

  1. Sou otimista os grandes pensadores agem assim.convocar os grandes mandantes remista de verdade olha estou falando de mandantes de verdades junto com a torcida que esse lindo projeto vai enfrente….so com esses colaboradores seguindo a fila o Fábio Bentes teremos um local digno para o maior do Norte…..fato

    • As medidas são padrão Fifa de 105×68. Todos os estádios do Brasil devem ter essa medida para serem aprovados para disputas pela CBF. Aqui, a FPF tomou a mesma decisão já tem uns anos. Não se deixe enganar pelo curto espaço por fora das 4 linhas, com a proximidade do alambrado, por exemplo.

  2. Eu fiz um comentário a muito tempo sobre como no futuro será o Baenão. Não resta dúvida que a forma mais econômica de executar a cobertura esta nesta proposta acadêmica que recebeu grande aceitação. Vejam que as duas grandes arquibancadas deverão receber cobertura em arcos metálico cujos vão permitem uma estrutura livre bi-apoiada sem atrapalhar a visão do campo e a cobertura das laterais poderão receber cobertura em braços metálicos ou pilares em concreto e braços metálicos. Veja que existe uma composição Harmônica entre as coberturas laterais e a das grandes arquibancadas. São coberturas que podem ser feitas por etapas, em quatro etapas. O Projeto que esta sendo desenvolvido por uma equipe de engenharia para efeito de orçamento e construção provavelmente indicara em quantas etapas pode ser construída a cobertura de modo que o estádio continue funcionando. Apenas não haverá Público nas arquibancadas que estarão recebendo cobertura. As arquibancadas laterais serão projetadas e reconstruídas em concreto para aumentar a capacidade de Público do Evandro Almeida que deverá receber aproximadamente 20.000 torcedores. Eu estimo em aproximadamente R$ 8.500.000,00 a ampliação do Evandro Almeida completo com uma bela cobertura. Pode-se construir estruturas espacias em concreto protendido para vencer os vãos maiores com a finalidade de diminuir o custo da parte metálica porém e preciso concluir os cálculos estruturais para saber qual será o projeto de menor custo. O Novo Evando Almeida poderá ser construído em 10 etapas de R$ 850.000,00 e conforme forem entrando os recursos um planejamento que não interrompa os duelos no Baenão para aproximadamente 8.000 a 10.000 Torcedores. O Baenão Já é um dos mais belos Estádios do Brasil e após estes trabalhos será um dos mais modernos Estádios do mundo.

  3. Achei muito bonito esse novo projeto, mas nós torcedores queremos que, a diretoria não fique só nas palavras iludindo os torcedores o tempo todo dizendo que vai fazer uma linda arena pro CLUBE DO REMO é nunca faz nada.

    • Concordo com vc Fernando. Acho possível sim, com planejamento e Boa vontade, mas com pés no chão sempre p não virar um elefante branco. Transparência acima de tudo e sem causar falsas expectativas.

Comments are closed.