Caíque Silva
Caíque Silva

No cenário atual dos clubes brasileiros, o Departamento de Futebol é formado por diversos setores e profissionais. Nos últimos anos, uma das principais peças em qualquer comissão técnica é o Analista de Desempenho. Ele é o responsável por avaliar os resultados positivos e negativos de cada treino, jogo e/ou adversário.

O analista Caíque Silva chegou ao Baenão no início da temporada passada. Apesar da carreira recente, Caíque coleciona bons resultados nas categorias de base, além de ser campeão paraense com o Remo.

Durante a passagem atual pelo Leão, Caíque já trabalhou com 5 treinadores diferentes: Netão, Márcio Fernandes, Eudes Pedro, Rafael Jaques e Mazola Júnior. Somando as duas temporadas, o Leão já disputou 49 jogos oficiais: 21 vitórias, 17 empates e 11 derrotas.

Com a suspensão temporária do futebol paraense, o período em isolamento social serviu para aprimorar os conceitos utilizados nos treinos e partidas. Durante esse período, a comissão técnica também analisou os erros e acertos cometidos pelos azulinos até então, o que pode resultar em melhorias no restante da temporada.

“Desde que houve a paralisação, dividimos o trabalho no Departamento de Análise de Desempenho em duas fases. A primeira, onde revisamos todos os 10 jogos realizados até então, desde a estreia contra o Tapajós, até a última partida, contra o Independente. Coletamos todos os números, todos os dados e compilamos em estatísticas e transformamos em relatórios quantitativos e qualitativos que foram repassados à comissão técnica, para que todos tivessem uma real noção de construção coletiva, construção da equipe e para que pudéssemos fazer uma avaliação conjunta do trabalho desenvolvido até então. Esses dados também foram separados individualmente e transmitidos aos jogadores”, disse Caíque Silva.

Mesmo tendo o calendário indefinido, o Remo continua em busca de reforços. O executivo Carlos Kila adiantou que 3 nomes estão muito próximos de um acerto com o Leão e devem ser anunciados na reapresentação do clube. O dever de sugerir e buscar jogadores no mercado também passa pelo analista de desempenho, podendo somar ainda mais com a comissão técnica do clube.

“A segunda fase é um trabalho de captação e prospecção e análise de mercado, que é feito conjuntamente com a diretoria, comissão técnica e executivo de futebol, onde temos alvos previamente estabelecidos de jogadores que possam vir a ser contratados e produzimos relatórios quantitativos contextualizados de onde eles podem vir a ser úteis, de onde eles podem acrescentar no processo de construção coletiva”, detalhou.

Por conta da pandemia, todos os Estaduais foram paralisados na segunda quinzena de março, o que dificultou a procura por novos jogadores no mercado. Diante do cenário atual, Caíque acredita que a parceria com outros clubes pode render bons frutos ao Leão.

“O monitoramento e prospecção de jogadores ficou um pouco mais complicado nesse período, porque todos os números, dados, estatísticas, relatórios, vídeos e atuações que temos desses atletas são referentes ao período anterior à pandemia. Ou seja, estamos com 3 meses de paralisação, mas vamos tentando amenizar isso conversando e trocando informações com analistas de diversos clubes”, reforçou.

Para colocar em prática o seu método de trabalho, o analista conta com o apoio da tecnologia para produzir filmagens e relatórios solicitados pela comissão técnica.

“O trabalho do Departamento de Análise de Desempenho é em conjunto com a comissão técnica. Esse trabalho é dividido em análise de treinos, de jogos e de adversários”, listou.

“A análise de treinos se dá mediante reuniões pré-treino diárias, onde serão discutidos todos os conceitos que serão abordados durante os exercícios, quais serão os focos da atividade e o que demandará maior ou menor atenção de todos da comissão técnica”, explicou o analista.

“A análise de adversários consiste na produção de diversos relatórios, entre eles, o quantitativo, que nos fornecem, através de plataformas e programas, todos os dados coletivos e individuais dos adversários, que são compilados com todos os números e repassados à comissão técnica. Há também os relatórios qualitativos que são feitos contextualizando todos esses dados e também com edições em vídeo dos pontos fortes e fracos dos adversários”, continuou.

Assim como, o técnico e o auxiliar técnico, o analista de desempenho possui o dever de aprimorar o desempenho dos jogadores no decorrer de um jogo. Antes, durante ou depois de uma partida, o contato acontece de forma direta para levar informações “privilegiadas” ao treinador ou jogador.

“A análise de jogos consiste em filmagens e anotações completas de todos os jogos da equipe, com anotações previamente estabelecidas com aquilo que será o foco da nossa atuação. Esses dados são enviados ao treinador durante o jogo, no intervalo e após a partida, para que ele tenha uma noção e vá embasado para coletiva de imprensa ou para falar com os atletas. Também realizamos a filmagem das partidas para que possamos ter edições completas já no dia seguinte”, finalizou.

Roma News, 17/06/2020