Walter Feldman
Walter Feldman

Competição regional que reúne equipes do Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Acre, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a Copa Verde teve a sua edição 2019 confirmada nesta sexta-feira (03/05), pelo secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

De acordo com o dirigente, o campeonato vai começar em agosto, logo após a Copa América, que acontece entre os dias 14/06 e 07/07, no Brasil. Feldman confirmou também que o “martelo foi batido” em uma reunião com o presidente da CBF, Rogério Caboclo, que aconteceu na noite desta quinta-feira (02/05).

“Estamos trabalhando nessa questão há pelo menos 4 meses, porque tivemos o contrato finalizado com a emissora que transmitia a competição e tínhamos o patrocínio da Caixa Econômica. Perdemos isso tudo, então 2019 foi o ano da transição. Trabalhamos o primeiro semestre inteiro até agora para poder encontrar um caminho e finalmente, ontem (quinta-feira) à noite, o presidente Rogério Caboclo determinou a assinatura de um contrato com uma empresa que vai bancar a logística, que diria que é o ‘coração’ da Copa Verde. Diferente dos anos anteriores, a competição vai acontecer no segundo semestre, em agosto, logo depois da Copa América”, afirmou.

A Copa Verde 2019 vale vaga na fase de oitavas de final da Copa do Brasil 2020, que dará ao campeão da competição regional um aporte financeiro de R$ 2,5 milhões, como cota de participação no certame nacional.

“Poderemos eventualmente no processo ter outros patrocinadores e, inclusive, haver a possibilidade de encaminhar algum recurso para os clubes participantes, mas pelo menos a logística já está praticamente assegurada, em fase de assinatura de contrato. Coronel Nunes, ex-presidente da CBF, é o maior estimulador. Ele, que é do Pará, todos os dias cobrava da área técnica uma solução e finalmente agora ela aconteceu. A Copa Verde para nós é prioridade”, disse Feldman.

A competição, que tem característica de mata-mata, deve manter a mesma fórmula de disputa.

“Provavelmente, será a mesma (fórmula), mas o presidente Rogério Caboclo requisitou a presença do Manoel Flores, que é o diretor de competições, para que imediatamente ele comece a programar, tendo em vista que será em outro período do ano, então vamos ter que fazer adaptações”, concluiu.

Clubes classificados para a Copa Verde 2019:

Acre – Rio Branco-AC e Atlético-AC
Amapá – Ypiranga-AP e Santos-AP
Amazonas – Manaus-AM e Fast-AM
Distrito Federal – Sobradinho-DF e Brasiliense-DF
Espírito Santo – Vitória-ES
Mato Grosso – Cuiabá-MT e Luverdense-MT
Mato Grosso do Sul – Operário-MS e Corumbaense-MS
Pará – Remo e Paysandu
Rondônia – Real Ariquemes-RO
Roraima – São Raimundo-RR
Tocantins – Palmas-TO

Globo Esporte.com, 03/05/2019

2 COMENTÁRIOS

  1. Copa Verde é competição curta, não garante calendário já começa no mata-mata, é uma esmola que a CBF dá para os clubes do Pará. Diferentemente a Copa do Nordeste tem fase classificatória com turno e returno, depois o mata-mata.

Comments are closed.