Rafael Jaques
Rafael Jaques

Em sua primeira semana de trabalho no Remo, Rafael Jaques vem participando ativamente, junto à diretoria, de reuniões de planejamento do time profissional para 2020. O início da pré-temporada foi antecipado para a próxima segunda-feira (09/12), mas vários jogadores ainda serão contratados até o início do Parazão, em janeiro. O treinador enumerou as posições mais carentes.

“Temos conversado com a diretoria sobre atacante de lado, atacante centralizado, meia e volantes, além de mais um lateral-direito, pois o Cesinha é o único que temos no plantel; e mais um zagueiro, pois temos 3 neste momento. É o complemento que a gente precisa”, disse.

“A ideia é que, teoricamente, os 3 atacantes sejam jogadores que possam dar uma resposta desde o início, ou seja, com uma certa rodagem, vamos dizer assim”, detalhou.

“A ideia é que tenhamos, no máximo, 30 jogadores”, completou o técnico azulino.

Com o início dos trabalhos no dia 09/12, o Remo terá cerca de 40 dias de preparação até a estreia no Campeonato Paraense. A meta de Jaques é chegar ao Estadual com um bom nível de entrosamento dos jogadores.

“Nesse início de pré-temporada ainda vamos, dos volantes para frente, com um time praticamente novo. Tem a permanência do Djalma, do Wesley, de alguns da base e do próprio Eduardo (Ramos). As demais posições ainda estamos em busca. É uma equipe que, de certa forma, vamos considerar cerca de 50% sendo nova”, comentou.

“Dentro do possível das nossas condições como clube, vamos buscar o entrosamento já desde o início. Sabemos que, provavelmente, nesse início, teremos oscilações normais de um time que está se formando, mas o objetivo é que desde o primeiro jogo eles estejam taticamente, tecnicamente, fisicamente e mentalmente preparados para corresponder”, ponderou.

O período de chuvas e campos mais pesados está então entre as preocupações do técnico azulino. Ele afirmou que uma das formas que pretende lidar com a situação é investindo em atletas de melhor porte físico nestas partidas.

“A diretoria, desde o início, me alertou para isso, a comissão técnica do clube também fez esse alerta. Estamos buscando, dentro das condições (financeiras), jogadores com boas condições físicas, além de boa qualidade técnica. Temos que nos adaptar conforme o jogo, é uma preocupação que a gente tem. O próprio jogador mais técnico vai ter que ‘dançar conforme a música’, como se diz”, adiantou.

Com todas as renovações e contratações anunciadas pelo Leão até o momento, o plantel possui 21 jogadores. Confira a relação completa abaixo:

Goleiros: Vinícius, Thiago e Vitor (base)
Zagueiros: Rafael Jansen, Mimica e Fredson
Laterais: Dudu Mandai, Ronaell e Cesinha
Volantes: Xaves, Djalma, Pingo e Warley
Meias: Robinho*, Eduardo Ramos, Lukinha, Lailson e Tiago
Atacantes: Wesley, Hélio e Wallace

* O empréstimo do meia Robinho foi confirmado pelo Operário (PR), mas o Remo ainda não oficializou sua contratação.

Globo Esporte.com, 04/12/2019