Yuri
Yuri

O Remo tem um jogo decisivo neste sábado (27/07), pela 14ª rodada da Série C, em Rio Branco (AC), diante do Atlético (AC). Em 4º lugar no Grupo B, com 19 pontos, o bicampeão paraense só terá plena segurança de permanência no G4 em caso de vitória.

Com o alívio trazido pelas informações sobre o estado de saúde do meia-atacante Carlos Alberto, situação que abalou o grupo antes do embarque para a capital acriana, Márcio Fernandes deve confirmar a escalação testada nos treinos da semana.

A equipe terá mudanças na linha de zaga. Djalma irá na lateral-direita depois da estreia desalentadora de Gabriel Cassimiro. Fredson volta, apesar da segura atuação de Mimica em Erechim (RS), para recompor a zaga com Marcão. Ronaell será mantido na esquerda.

Do meio para frente, nem tudo é o que parece. O meio-campo terá Yuri, Ramires e Eduardo Ramos. O ataque contará com Gustavo Ramos, Emerson Carioca e Guilherme Garré.

O Remo está no G4 desde a primeira rodada, já foi líder por algumas rodadas e agora está na 4ª colocação. É o único time – entre os 20 participantes – a conseguir essa façanha. No extremo oposto, o Atlético (AC) tenta desesperadamente sair da lanterna do grupo, onde se encontra desde as primeiras rodadas.

Para encarar um time desesperado, o Remo precisa se cercar de alguns cuidados. Deve jogar com tranquilidade, controlar a posse de bola e partir em velocidade quando surgirem espaços no campo de defesa adversário.

A configuração do meio e do ataque revela que, entre o pragmatismo e a ousadia, Márcio Fernandes optou pela última alternativa. Vai com um time ofensivo, com apenas dois volantes, sendo que Ramires pode se transformar em peça ofensiva caso haja espaço para avançar.

Eduardo Ramos, normalmente um organizador de jogadas, pela capacidade criativa, será outra vez utilizado como atacante, função que pode executar pelo talento para as finalizações.

É claro que, dependendo do andamento do jogo, Emerson pode aparecer no centro do ataque para o embate com a zaga, mas a intenção do técnico é que ele se dedique à função de ajudar os atacantes partindo do meio-campo com a bola dominada, exatamente como fez contra o Luverdense (MT).

Com 5 partidas a disputar, Márcio Fernandes sabe que a classificação pode até ser obtida com 3 vitórias em casa – contra Tombense (MG), São José (RS) e Paysandu. A questão é que não pode depender exclusivamente disso, até porque o Remo não tem conseguido vencer seus últimos jogos em Belém.

O mais lógico é buscar resultados como visitante, explorando os erros dos adversários. Se deu certo no primeiro turno da fase classificatória, pode funcionar outra vez. O jogo no Florestão vai servir para mostrar se o time conseguiu finalmente afastar a fase ruim, que já soma 6 rodadas sem vitória.

Blog do Gerson Nogueira, 27/07/2019