Remo 2x2 Luverdense-MT (Emerson Carioca)
Remo 2x2 Luverdense-MT (Emerson Carioca)

Já chegou para o Bragantino uma realidade que espera por Remo, Paysandu e outros 14 clubes da Copa Verde: a certeza de apenas mais 2 jogos no calendário. O time de Bragança só segue ativo em agosto se eliminar o São Raimundo (RR), nos próximos dias 24/07 e 31/07.

Remo e Paysandu têm calendário garantido até 25/08. Depois, se seguirem adiante na Série C, entram nas fases de mata-mata. A grande questão é após a Série C, já que a Copa Verde está programada para terminar em novembro, com apenas 6 rodadas em 3 meses.

Os clubes fecham os olhos para esse amanhã que a CBF “planejou”, mas vão “chorar” quando doer!

A Série C vai ter o mata-mata do acesso nos dias 01/09 e 08/09, a fase semifinal será nos dias 15/09 e 22/09, e a decisão do título nos dias 29/09 e 06/10.

A Copa Verde vai ter Remo e Paysandu em campo a partir das oitavas, nos dias 07/08 e 14/08, as quartas acontecem nos dias 04/09 e 11/09, as semifinais nos dias 18/09 e 02/10.

As finais estão absurdamente programadas para 23/10 e 20/11, um período em que a competição será a única ativa no calendário dos finalistas. Isso não poderia ser ignorado!

A legislação não permite que os clubes contratem jogadores por menos de 3 meses, mas a CBF programou uma Copa Verde esticada, com eliminatórias simples, sem se importar com as conseqüências, enquanto clubes e Federações silenciaram.

Obviamente, quando – ou se – os clubes acordarem e se queixarem, a tabela será ajustada.

Com sua tabela inviável, é óbvio que a Copa Verde vai mudar de “espraiada” para “comprimida”. O fechamento terá que ser antecipado. Só não dá para aceitar que a CBF anuncie uma tabela tão absurda e que clubes e Federações se calem. É um descaso completo!

Re-Pa

Remo e Paysandu só podem se enfrentar nas semifinais, dias 18/09 e 02/10, desde que ambos eliminem seus 2 primeiros adversários, tal como nas edições anteriores. Essas datas seriam dentro do período de decisão da Série C, após a disputa pelo acesso.

Da dupla Re-Pa, quem chegar às fases decisivas da Série C e da Copa Verde com certeza vai “bamburrar”. Seriam jogos para Mangueirão lotado e fechamento de temporada com as finanças arrumadas.

Vazio

Como a Série C termina logo no começo de outubro e não sabemos se nossos clubes chegam até lá, mesmo com a tabela “maluca” da Copa Verde, já é certo que teremos um vazio nos 3 últimos meses para Remo, Paysandu, ou ambos.

Por que não inserir a dupla Re-Pa na Segundinha com times Sub-23? Remo e Paysandu poderiam participar como convidados, fora da disputa do acesso, como ocorre na divisão de acesso espanhola, com Barcelona e Real Madrid, por exemplo.

No final de 2018, quando foram confirmados como novos presidentes, Fábio Bentes e Ricardo Gluck Paul disseram gostar da ideia e prometeram estudar o assunto com carinho.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 14/07/2019

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se o Remo ainda tem algum direito financeiro em relação ao Roni que está arrembetando no Atlético Paranaense?

Comments are closed.